Resenha: Paixão ao Entardecer

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015


Livro: Paixão ao Entardecer
Autora: Lisa Kleypas (linda de morrer)
Editora Arqueiro 
Sinopse: Mesmo sendo uma família nada tradicional, quase todos os irmãos Hathaways se casaram, até mesmo Leo, que era o mais avesso a essa ideia. Mas para a caçula Beatrix, parece não haver mais esperança.
Dona de um espírito livre, apaixonada por animais e pela natureza, Beatrix se sente muito mais à vontade ao ar livre do que em salões de baile. E, embora já tenha frequentado as temporadas londrinas e até feito algum sucesso entre os rapazes, nunca foi seriamente cortejada, tampouco se encantou por nenhum deles.
Mas tudo isso pode mudar quando ela se oferece para ajudar uma amiga.
A superficial Prudence recebe uma carta de seu pretendente, o capitão Christopher Phelan, que está na frente de batalha. Mas parece que a guerra teve um forte efeito sobre ele, e seu espírito, antes muito vivaz, se tornou bastante denso e sombrio.
Prudence não tem a menor intenção de responder, mas Beatrix acha que ele merece uma palavra de apoio – mesmo depois de tê-la chamado de estranha e dito que a jovem é mais adequada aos estábulos do que aos salões. Então começa a escrever para ele e assina com o nome da amiga. Beatrix só não imaginava o poder que as palavras trocadas teriam sobre eles.
De volta como um aclamado herói de guerra, Phelan está determinado a se casar com a mulher que ama. Mas antes disso vai ter que descobrir quem ela é.



Oi, pessoas! Tudo bem com vocês? 
Então, hoje trago a resenha de uma série que amo de paixão, que me conquistou pela intensidade de emoções, por ser direta em seu objetivo e também por mostrar que família está num patamar acima das coisas triviais da vida. Vamos conferir?


Beatrix é uma moça que sempre teve bastante afinidade com a natureza, especialmente com os animais. Se sente mais verdadeira quando ajuda algum precioso e indefeso animal, ou simplesmente quando está em sua presença, ou ainda, quando traz algum para morar consigo. Sim, ela tem esse costume (risos). Ela é a caçula da família Hathaways, mas nem por isso menos favorecida. Nessa família todos tem espaço. Ela já frequentou algumas temporadas na tentativa de encontrar alguém digno de se casar, mas seu coração ainda não fisgou ninguém. Quem acompanha a série sabe que esse é o último livro sobre os irmãos e meu coração não aguenta esse fim. Haha.

Ela está na casa de sua amiga, uma jovem que não liga muito para os sentimentos das pessoas, quando se depara com uma carta que Prudence, a tal amiga, recebe de um pretendente. Acontece na seguinte sequência: Prudence não tem intenção de responder, Beatrix não consegue resistir à ideia de deixar aquele jovem que está numa guerra sem uma resposta que o aqueça seu coração e resolver responder se passando pela amiga. Phelan se apaixona pelo apoio de Beatrix, que ele imagina ser Prudence, e quando retorna para casa, descobre o que ele não imaginava ser possível. 

Quem acompanha o blog, sabe que gosto da Lisa Kleypas. Ela é uma autora que conquista o leitor, sabe onde deve aumentar ou diminuir a intensidade de tal cena, e sabe, principalmente, quando revelar um momento de segredo para algum dos personagens. Além disso, é impossível ignorar sua narrativa, a força destemida da personagem Beatrix e também a união entre os irmãos Hathaways.  Além disso, os pontos dedicados ao romance propriamente dito, os mais quentes, são descritos de forma forte e leve, mostrando que apesar de ser um romance de época, a mulher tem total direito ao seu corpo, tem o direito de sentir as sensações que um ato entre um casal pode proporcionar. Isso é demais!

Os personagens principais, Beatrix e Phelan, são um casal fortes, com personalidades demarcadas e que remete ao velho ditado os opostos se atraem, exclusivamente. Apesar dela ter sua mania com os animais, pra onde vai tem algum pendurado nela, ele a ama, mesmo que não ame os animais do mesmo modo. Ele respeita a paixão de sua amada pela natureza. Os demais personagens são também de suma importância, uma vez que alguns já foram destaque nos livros anteriores e podemos acompanhar o que, mais ou menos, aconteceu com eles durante a série. 

Desenvolvimento muito bom, personagens bem construídos, narração boa e fluente, capítulos que mostram bem a construção da história, amadurecimento dos personagens principais, assim como uma escrita que situa o leitor na época, na vida deles, nos costumes e no jeito especialmente de viver numa família diferente, uma vez que há dois ciganos (amo!). Vale destacar que quase todas as mulheres da família em evidência possuem uma personalidade que possui alguma relação com o feminismo, claro que não radicalizando, mas para a época em que elas vivem, era muito comum a mulher ser ensinada desde o berço a obedecer sempre o sexo masculino. E com Amelia, Win e Beatrix é um pouco diferente, elas se impõe, são fortes e até mesmo fazem coisas que a sociedade do contexto da história iria criticar radicalmente. 

Então, a série chega ao fim e meu coração se parte. Lisa é uma querida que eu quero conhecer um dia e pedir mais detalhes sobre os lindos Hathaways e os dois ciganos que conquistaram duas Hathaways. Apesar deste livro não ser o meu favorito, eu não quero que acaba, ainda não! Editora Arqueiro, Lisa Kleypas, fica a dica, tragam um livro só de epílogo. Haha. Série mais que recomendada, mais que emocionante, tchau. 

P.s: Obrigada à YasmiN por ter me apresentado essa série.

4 comentários:

  1. OI Lu! O primeiro livro desta série não me impressionou tanto comparado com as duas outras séries que a Arqueiro lançou, mas o jeito excêntrico da família me fez ler os seguinte e aí me apaixonei, a cada novo livro foi ficando melhor e espero que este feche a série com chave de ouro.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Olá Lú, tudo bom?
    Então, não conhecia a série e vi que foi apresentada á você pela Yayá. Ela tem um gosto muito bom haha darei uma conferida pra ver se me interesso de verdade e compro o primeiro, quem sabe o segundo livro também.

    Fiquei empolgada pra ler por Phelan achar que a Prudence que estivesse escrevendo a carta, mas no final é a Beatrix. Por algum motivo me sinto muito interessada por livros com esse enredo, não me pergunte o porque porque ainda não sei. kk
    E é bom a protagonista ser forte desde sempre, e não ter aquele mimimi dela ser boba, fraquinha, ingênua e coisa e tal.

    Boa resenha.

    Bjos!
    Blog|Twitter|Instagram|Sorteios

    ResponderExcluir
  3. AMEI esse livro, para mim foi o melhor da série, fechou com chave de ouro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Também amo essa autora e sua série. Não consigo escolher o melhor, para mim todos são maravilhosos!!! Gostei demais de saber sua opinião!!! Beijos e otimas leituras!!!!

    P.s. Iniciei minha paixão pelos romances de época com essa série, agora quero sempre mais!!!
    Te espero lá no blog, ok!!!???

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir