#DesafioDasCapas2015: A Síndrome [E]

segunda-feira, 4 de maio de 2015
Oi, pessoal. Tudo bem?
Sei que estamos sumidas, mas agora que voltei a ter internet em casa vou poder me dedicar mais ao blog. A Lú ainda está resolvendo as pendencias e torcemos para quem em breve ela retorne definitivamente. <3

Ainda continuando minhas postagens de desafios literários, no mês de Abril eu li o livro A Sindrome [E] lançado pelo editora Intrínseca. Eu deveria ler um livro que começasse com a letra do meu nome (S). Este livro comprei baratinho na Bienal do Livro do ano passado e nunca, mas nunca na minha vida eu achei que seria tãaaao incrível


Titulo: A Sindrome [E]
Autor: Franck Thilliez
Editora: Intrínseca
Onde Comprar: Buscapé
Saiba mais no Skoob







Este é um livro que despertou em mim o desejo de ler apenas romance policial com uma grande pitada de teoria da conspiração. Bom, eu amo teoria da conspiração e já tive minha época obcecada pelo assunto, ficava horas e horas lendo só sites relacionados ao assunto e assistindo documentários. Quem odeia o assunto eu apenas vê tudo o que dizem como uma grande bobagem nunca vai entender; e olha que eu nem sou dessas que fica louca com o assunto.

Pois bem, A Síndrome [E] começa com um livro bem ordinário. Um colecionador de filmes antigos vai garimpar na casa de outro colecionador, que faleceu e portanto seu filho está vendendo todos os seus pertences que possam ser considerados como lixo. O cara tinha as mais diversas obras, algumas compradas e outras roubadas. Filmes famosos e filmes caseiros. Então nosso colecionar encontra um filme sem titulo, sem gênero, sem nome de diretor, produção e etc etc etc, curioso ele compra esse filme e quando finalmente vai assistir no meio da sessão ele fica cego. E é aí que a coisa toda começa a ficar interessante.

Nosso colecionador tem uma amiga policial - Lucie - que logo fica curiosa em relação ao filme, portanto resolve assisti-lo. Não, por sorte ela não fica cega, mas ela fica extremamente abalada com o conteúdo do filme. E não é para menos. Em determinado momento do livro nós temos descrições detalhadas dos acontecimentos e mesmo sem ver a coisa toda me deixou com reações um tanto inexplicáveis. Eu poderia dizer enjoada, mas isso faria você pensar que o conteúdo é simplesmente algo nojento, quando na verdade não é só isso. O conteúdo é algo que pode mexer com o psicológico de pessoas mais fortes, de pessoas que não se abalam facilmente. Ora essa, se a própria policial se sentiu dessa forma, quem somos nós para não sentir? 

Em paralelo a história do filme, em algum lugar próximo dali, temos a descoberta de uma série de cadáveres sem a menor possibilidade de identificação. Um policial abalado psicologicamente - Sharko - é colocado como responsável pelo caso e quando menos espera seu caminho se cruza com Lucie. Como pode três cadáveres estar tão relacionados com um vídeo antigo? 

O mais interessante nesse livro - veja bem, eu nunca fui muito adepta a ler livros policiais por isso não sei se é algo que ocorre em todos os livros - é a forma como o autor relaciona a ficção, a teoria da conspiração, com fatos reais que ocorreram na década de 50. A forma como saímos da França e vamos até o Canada para desvendar o mistério que um simples filme esconde e que desencadeou tantas tragédias a nível mundial. No minimo devo dizer que Franck Thilliez teve muito trabalho em suas pesquisas para escrever esse livro. 

Bom, se tem uma coisa que eu sempre faço questão de falar nas minhas resenhas são dos personagens, e não poderia deixar de falar sobre eles aqui, mesmo que - na minha opinião - eles não tenham tido tanto destaque quanto a própria história. Lucie é uma mulher solteira, porém com duas filhas gêmeas. No livro não fica muito claro os motivos dela ser solteira, mas parece que algo muito tenso aconteceu com ela no passada. Acredito que é algo que seja abordado na sequencia (descobri que tem outros livros, porém o caso em que eles trabalham é outro). Ela é corajosa, apesar de não ser tão segura de sim; mas é bem obvio que ela é capaz de fazer de tudo pelas filhas e pelo seu trabalho. Sharko já é um caso mais complicado. Ele perdeu a esposa e a filha em uma situação nada agradável e por causa disso ele ficou extremamente abalado psicologicamente; seu caso é tão grave que ele tem até delírios. Os dois personagens sozinhos não tem muita graça, portanto a partir do momento em que eles se conhecem e passam a trabalhar juntos podemos ver um ótimo time se formando. É clichê dizer, mas me arrisco: Um completa o outro e é por isso que eu pretendo logo ler os outros livros da série (mas acho que só tem dois no Brasil :( ).

A Intrínseca pecou um pouco na edição. Eu não sou o tipo de leitora que fica lendo um livro procurando erros de português e tal, geralmente esse tipo de coisa passa por mim que eu nem vejo; Mas nesse caso não deu para evitar. Muitos erros bobos que uma boa revisão já daria um jeito. 

É quando nos afastamos das coisas mais simples que nos damos conta para sempre de que elas não são assim tão sem graça.  






18 comentários:

  1. Sil pensa em uma pessoa curiosa com o conteúdo desse filme, sou eu. Como assim, um fica cego e a outra abaladíssima. Já estou indo correr para ler esse livro. Chato ter erros bobos que deveriam ser vistos pela revisão. beijos

    Joyce
    http://www.livrosencantos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce, leia na primeira oportunidade. ELe esta com uma super promoção na Saraiva, eu acho... Vale a pena mesmo.

      Excluir
  2. Esse livro parece ser interessante demais.
    Um enredo complexo, gosto disso. Erros bobos são terríveis mesmo, também não gosto de ver essas coisas em livros.
    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sil, assim como você não sou grande fã de policiais, mas estou tentando me adaptar a eles, pq sempre que dou uma chance a algum acabo até gostando bastante. Acho que meu receio se deve pq tenho a impressão adiantada de que o livro vai ser extenso demais e entediante ai acabo lendo raríssimas vezes. Bom, mas pela sua resenha de Síndrome E já vi que estou perdendo uma excelente história e gostei de o autor intercalar fatos reais em sua narrativa. Antes mesmo de conhecer realmente Luce e Sharko já estou meio que torcendo por eles, tive a impressão que eles acabam se tornando um casal, não é? Excelente resenha como sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju! Bom, eu sou como você para livros desse gênero e acredito que é justamente por isso que acabo me surpreendendo quando leio. Às vezes é até bom não ser fã e nem criar expectativas. Quanto a Lucie e Sharko, a resposta da sua pergunta é sim (e espero ver a relação deles ser mais discutida nos próximos livros).

      Excluir
  4. Olá =)

    Adoro livros policiais, rs. Mas esse eu ainda não conhecia. Adorei a indicação :} Gostei do fato do autor intercalar entre fatos reais e a narrativa. Acho que deixou o livro mais rico ainda. Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    A premissa desse livro sempre me despertou curiosidade, mas infelizmente ainda não tive oportunidade de ler a obra, apesar de ter vontade de fazer isso. A resenha ficou ótima, quero esse livro pra ontem!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Confesso que não dava nada por esse livor e que era mais um livro de aliens e afins, mas agora vi que não é que eu preciso ler a obra pra ontem! Como assim a pessoa fica cega no meio do filme? O_O. Vi algumas resenhas de gente falando que abandonou o livro, mas deve ser pelo motivo que você falou, ele começa de forma ordinária e tudo mais para só depois começar a apresentar os mistérios. Uma pena os personagens serem meio sem graça, mas que bom que se encontraram e tornaram as coisas mais interessantes.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oláá!

    Eu não conhecia o livro e gostei bastante da premissa, pra ser sincera nem o filme eu conhecia, mas sabe aquele preconceito bobo que temos com alguns temas? Então...
    Gostei de saber dos mistérios que o autor colocou no decorrer da história *-*
    Parabéns pela resenha!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Achei esse livro no estilo de Caixa de Pássaros. Você leu para comparar?
    Me interessei pela premissa e pela teoria da conspiração. Só fiquei meio tensa com erros de revisão. E não valeu, teu nome começa com S e o livro começa com A. hahahahaha
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Sil!
    A sua não é a primeira resenha sobre o livro que vejo mencionar os erros. Isso já me desanima um pouco. Apesar de tudo, thriller não parece ser muito minha aposta, ou pelo menos foi o que ele me pareceu. Ao primeiro contato que tive, achei que fosse distopico, mas ai, quando vi as resenhas, desiludi um pouco. Cheguei a folhear na livraria e tudo, mas a linguagem meio cientifica, me fez desistir totalmente.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sil, tudo bem?

    O livro parece ser interessante, mas confesso que nunca tinha ouvido falar dele. Gosto de romances policiais e gostei do fato da história ter um pouco de teoria da conspiração! Será que eu ia ficar encucada? uauahuahua Só lendo para saber

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Sil, tudo bem? Não sou muito fã de livros que tratam de teoria da conspiração, mas esse me interessou, embora não conhecesse. Fiquei curiosa sobre o conteúdo desse filme, e o porque o colecionador fica cego... nossa, deve ser algo bem complicado mesmo e sobre a relação do filme com os cadáveres. Adoro livros que misturam a ficção e a realidade.

    Vou procurar saber mais sobre o livro para poder ler.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil, tudo bem? Eu sempre vejo esse livro em promoção e fico tentada a comprar, mas nunca faço por pensar que o livro não seja tão bom. Após ler sua resenha fiquei arrependida de não ter adquirido a obra antes, achei a história bem interessante e fiquei curiosa para saber o conteúdo dessa fita.
    Adorei a resenha, me convenceu a fazer essa leitura.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sil!
    Caramba! Eu não conhecia esse livro, mas fiquei de boca aberta com a tua resenha.
    Preciso desse livro, quero muito ler. Vou procurar ele para comprar. Todo esse mistério em torno desse vídeo. Fiquei bem curiosa!

    Beijinhos!
    Jaque | Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  14. Só acho uma pena que os personagens não tenham tido tanto destaque quanto a própria história. E que chato que encontrou esses erros bobos de revisão, eles costumam me atrapalhar. Mesmo assim, fiquei com vontade de ler. O livro nunca tinha chamado a minha atenção, não tinha a menor ideia que a teoria da conspiração estava presente no enredo, adoro o tema!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Bom, eu não tenho muito interesse nesse livro (na verdade, tenho mais interesse em Gattaca, do mesmo autor). Entretanto, adorei sua resenha. Também sou o tipo de leitor que fica ligado em questões gramaticais. É deprimente ver vários erros bobos em um livro, dá dó! Enfim, fico feliz que, de uma forma geral, você tenha gostado!

    Um abraço,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá... tudo bem??
    Gostei dessa junção de policial com conspiração... acredito que a leitura se torna mais instigante e fiquei bem curiosa pela leitura do livro. Nunca tinha ouvido falar dele e saber dessa trama descrita na trama me deixou bem curiosa... xero!!

    ResponderExcluir