Livro: Entre Quatro PoderesAutores: Grupo (SIC) - Anderson, Débora, Khadidja e RodrigoEditora: Novo Século - Talentos da Literatura BrasileiraSinopse: O prefeito de Suares, uma pequena cidade do estado de São Paulo, passa por um momento crítico. Com a Polícia Federal em sua cola e sua vida pessoal desmoronando, o império construído com sangue e mentiras está prestes a ruir. Churrasco, envolto pelas sombras da vida pública, descobriu da pior forma possível que a caminhada de um político pode ser solitária e que cada decisão tem um preço. Só resta saber o quanto ele está disposto a pagar. No final das contas, todos conhecem a vida do homem público, mas sempre existe a história por trás da história.
O livro começa de forma um tanto inusitado, uma cena em que mostra o prefeito de Suares numa cena apavorante, onde ele se sente pressionado, com medo, apavorado e totalmente sem saída. Mas aos poucos vamos conhecendo a história de Churrasco e Cláudio Barão, dois irmãos que tiveram seus impasses demarcados ainda na infância, quando o pai deles os tratava de forma diferente. Então, isso também contribuiu para suas divergências, assim como mais tarde eles se desentenderam por causa de uma moça, Estela. E não parou por aí. Já adultos, ainda não se davam muito bem, sempre se tratando de forma nada cordial, muito menos se lembrando de que eram irmãos.
Ambientando a história, Zé Ribeiro e Pimenta eram dois políticos importantes naquela cidade, ambos tinham suas devidas posições importantes, mas o que eram como mesmo aos dois era o ódio que um sentia pelo outro. Sempre trapaceando a campanha do outro, ora Zé Ribeiro, ora Pimenta, chegaram ao tal ponto da morte. Morre Zé Ribeiro, vítima dessa disputa que no fundo o único fundamento era dinheiro, quer dizer, desvio deste. Churrasco andava colado à Zé Ribeiro, e quando este morreu, ele entrou de vez para a política e chegou ao poder, o problema foram as implicações desse poder.
Após esse acontecimento, a morte de Zé Ribeiro, dá início ao desenvolvimento propriamente dito, uma vez que começa a mostrar como ocorreram as vidas de Churrasco, Cláudio, Pimenta, Estela e de outros personagens secundários desta história. Dá pra perceber os acontecimentos, as notícias, as campanhas políticas, os roubos aos cofres públicos. Tudo. O livro conta numa história o que acontece hoje, principalmente no Brasil (já que o livro é nacional): políticos metendo a mão no dinheiro público, comprando jornais para publicarem matérias a seu favor, matanças, entre outras milhares de coisas.
Os personagens são bem construídos, dá pra conhecer cada um deles, se identificar, gostar ou odiar alguns. Cada personagem tem sua personalidade bem delimitada, claro que tem aquele que há dúvidas se é honesto ou não, ou se vai realizar tal ato ou não. Mas é normal, e dá a entender que foi a intenção dos autores. E aqui eu queria destacar uma coisa interessante. São quatro autores, todos jornalistas. Os quatro escreveram a história, mas durante a leitura pouco se percebe quando se muda de autor, quem escreveu o quê. Claro que se você ler com bastante atenção dá pra notar em alguns pontos que a narrativa muda, mas é quase imperceptível. Nota mil isso, pois eu jurava que iria ter problemas com quatro pessoas diferentes escrevendo o mesmo livro.
Como acabei de mencionar, o fato de ser quatro autores não atrapalhou em nada, nem mesmo a narração, fazendo até ser uma leitura muito leve, apesar do tema, e desse jeito manso eles conseguiram mostrar a corrupção, os roubos na política, as pessoas que se aliam e se transformam nesse meio. Realmente muito interessante! Além disso, outro ponto que vale estrelas é o desenvolvimento. A história começa pelo fim, e durante o livro há o começo, meio e fim novamente. Muito legal! Tudo voltado para a explicação daquele começo-fim trágico. A diagramação está boa, letras confortáveis para a leitura, espaçamento muito bom também. Honestamente, não tenho o que reclamar do livro.
Então, quem gosta do tema, vale muito a pena ler. Espero em breve mais coisas publicadas por esse grupo. <3>3>
- É muito simples, basta comentar abaixo sobre a resenha + e-mail para entrar em contato.
- Serão 2 sorteados, cada um irá receber um exemplar + marcador do livro.
- O sorteio será realizado pelo random.org
SORTEIO
- É muito simples, basta comentar abaixo sobre a resenha + e-mail para entrar em contato.
- Serão 2 sorteados, cada um irá receber um exemplar + marcador do livro.
- O sorteio será realizado pelo random.org
Ótima resenha. Vemos muitas pessoas comentando que não gostam de política, que evitam o tema. Porém, gostando ou não, é a política que move nossas vidas. Tudo está relacionado a ela ou não! Porém, a escolha por melhorias está em nossas mãos, ou melhor, no nosso voto. E certamente as pessoas poderão escolher melhor seus representantes nas diferentes esferas do poder sem saberem o que realmente acontece nestes locais.
ResponderExcluirDesta maneira, o livro Entre Quatro Poderes discute o relacionamento entre as pessoas que comandam a política brasileira, reunindo histórias fictícias similares a casos vivenciados pelos autores.
Entre Quatro Poderes é um romance cujo protagonista é Churrasco, o prefeito da cidade de Suares, que ao perceber que a Polícia Federal está na cidade para prendê-lo, começa a repensar suas ações no comando do Executivo.
A publicação traz ao público o que acontece nos bastidores da política e quase nunca é divulgado. O romance se passa na cidade fictícia de Suares, porém, representa a realidade política enfrentada em muitos municípios em todo País. Certamente será uma obra literária que aguçará as discussões sobre o verdadeiro papel do político frente as demandas do povo.
A iniciativa de escrever o livro germinou de repetidas discussões sobre política, quase que diária, depois do expediente de trabalho. Diante das muitas interrogações surgidas das conversas entre os quatro jornalistas, surgiu a ideia de se pesquisar sobre o assunto e colocar tudo no papel. Decidimos pela ficção e criamos personagens para situações que já foram diversas vezes estampadas em capas de jornais.
Na verdade, o que os quatro pretendem com o leitor é que ele, na sua leitura, entenda como é o processo político, principalmente no caso dos escândalos e da corrupção. Como isso acontece, e como, muitas vezes, mesmo inocentes, e bem intencionados, alguns políticos são envolvidos. A história se desenvolve de forma que o próprio leitor terá a sua interpretação, quanto à inocência ou a culpa de um ou outro político.
Claro que tem culpados na nossa ficção, e inocentes, e que tudo, se bem entendido na leitura que faz o leitor, tem um porquê, e esse julgamento será feito conforme o entendimento dessa leitura.
www.entrequatropoderes.com.br
Grande abraço!
Excelente resenha, só me deixou com mais vontade de ler esse livro. Mesmo sendo um romance, creio que será uma leitura bastante enriquecedora, já que curso Direito.
ResponderExcluiremail: anselmosilvino@gmail.com
ExcluirEu não gosto de política porque não tenho paciência pra pesquisar, o conhecimento que tenho, não é aprofundado. Se não fosse por isso, acredito que teria um senso crítico bem forte a respeito desse assunto. É um erro que estou querendo corrigir, veja bem! Política é um assunto que as pessoas deveriam sim saber discutir, o país está desse jeito, exatamente porque as pessoas ignoram os problemas.
ResponderExcluirGostei da proposta do livro, principalmente porque é, na verdade, um romance. Acredito que a leitura não fique tão arrastada, por ser um assunto mais complexo.
E-mail: sodre.ingrid@gmail.com
http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/
Lú não conhecia esse livro é achei interessante o livro ter um grupo de escritores. Desejo sucesso a eles.
ResponderExcluirMas confesso que a história não chamou muito minha atenção. Mas foi muito positivo conhecer sua opinião!!!
Beijos querida!!!!
Leituras, vida e paixões!!!!
Primeiramente eu achei a capa bem diferente.. confesso que não leio muitos livros com essa temática.. mas me parece um livro muito bom.. achei interessante essa interação.. são 4 autores e ainda assim não tem uma leitura prejudicada.. isso que eu chamo de trabalhar em equipe.
ResponderExcluiramanda-naira@hotmail.com