#ChallengeClassicsYear: A Volta ao Mundo em 80 Dias

terça-feira, 10 de março de 2015
Olá, pessoal!

Então para dar continuidade ao Challenge Classisc Year - do blog Literata - o livro da vez foi A Volta ao Mundo em 80 Dias do Julio Verne, já que o tema do mês foi um clássico de aventura.

Titulo: A Volta ao Mundo em 80 Dias
Autor: Julio Verne
Editora: Amazon (eu peguei a versão gratuita da Amazon, e lá não diz qual é a editora)









Para ser bem sincera eu fiquei um pouco decepcionada com esse livro. Desconsiderando aqui todas as dificuldades de se ler um clássico, a minha decepção ficou por conta da história em si. 

Fogg é um personagem intrigante, que durante toda a narrativa não se mostra uma pessoa normal. Acho que o melhor adjetivo para ele seja estranho. Ele não é um cara mau, ou algo do tipo; Pelo contrário, durante a história ele tem alguns atos de coragem e bondade que dificilmente imaginaríamos dele. É engraçado, para começo de conversa, pensar que esse cara todo sistemático com a sua rotina iria entrar em uma aposta para dar a volta ao mundo em tão pouco - considerando a época em questão. O que mais me incomodou nesse personagem foi o fato de que ele estava - supostamente - vivendo uma aventura, dando a volta ao mundo e não aproveitou os momentos. Ele ficava trancafiado em sua cabine nos barcos, não se dava ao trabalho de conhecer um pouco das cidades em que paravam e coisas assim.

Seu criado, Passepartout, é uma questão à parte. É aquele personagem que tipicamente só faz burrada apenas para dar aquele equilíbrio na história, sendo até mesmo engraçado. Por fim temos o Detetive Fix, que segue os cavalheiros ao redor do mundo pois acredita que Fogg é um assaltante e Sra. Aouda uma jovem indiana que foi salva por Fogg e Passepartout enquanto eles estavam na Índia. 

Confesso que não consegui me conectar com nenhum dos personagens do livro, além de achar as descrições do autor bem chatinhas e por muitas vezes eu sentia que estava lendo os trecho no modo automático, até que finalmente acontecesse alguma coisa emocionante. Por se tratar de uma aventura eu imaginei diversas coisas acontecendo durante a viagem, além de imprevistos e perigos; porém mesmo contendo esses elementos eles não foram tão emocionantes quanto eu imaginei. Além do mais os problemas eram facilmente resolvidos com dinheiro. 

Para não desacreditar tanto assim o livro vou dizer que gostei bastante do final. Não que tenha uma grande reviravolta, mas me surpreendi pela atitude de Fogg, demonstrando finalmente seus sentimentos e um pouco de espirito aventureiro. 

Acredito que, talvez, na época em que o livro foi escrito a noção de aventura seja um pouco diferente do que hoje em dia. 
Essa edição da Amazon, foi traduzida por voluntários, tem alguns pequenos erros de português mas nada que seja tão incomodo durante a leitura. Acho que por não se tratar de uma tradução oficial ela seja mais fácil de entender e fluir a leitura de modo mais leve do que o normal. 

Sabia que na vida é preciso ter em conta os atritos, e como os atritos atrasam, para evitar, não entrava em contato com ninguém.
As fisionomias honestas, são estas sobretudo as que se precisa desmascarar. 
- Ora, ora! Mas é um homem de coração! - disse Sir Francis Cromarty.
- Às vezes - respondeu simplesmente Phileas Fogg. Quando tenho tempo.

8 comentários:

  1. Olá, tudo bem??

    Ah, que pena que não era tudo aquilo que você esperava... ;mas provavelmente deve ser exatamente por causa disso mesmo... A diferença de épocas e tudo mais. Sempre tive curiosidade em ler esse livro, admito que agora já passou um pouco. Mas quem sabe algum dia desses não leio...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Poxa, é tão chato quando não nos conectamos com um livro, quando o lemos no automático, sem conseguir se envolver com a história. Nunca li A Volta ao Mundo em 80 Dias, mas depois da sua resenha, acho que não vou querer ler não.
    Espero que sua próxima leitura seja mais interessante, Silviane.

    ResponderExcluir
  3. Acho que por você não ter transmitido tanta graça a história, visto que não gostaste tanto, não me empolguei muito pra ler. Se bem que de todo modo não é bem meu tipo de livro e a capa desanima um pouco também, né?!

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  4. Pense em uma pessoa que tem dificuldade em ler clássicos? Mesmo amando português acabei desistindo de prestar vestibular pra letras por conta disso! Curto pouquíssimo, Jane Austen e olhe lá...
    Já tinha lido algumas outras críticas do livro, e realmente falam que ele não é tão empolgante... Enfim, esse não vai pra listinha hehe
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de alguns clássicos =)
    Este eu conheço a história mas não li o livro ainda.
    Mas pretendo ler, acho as histórias de Julio Verne ótimas!

    ResponderExcluir
  6. Nossa,sou muito fã do Verne, fiz até recentemente um post sobre ele.
    Até porque recentemente eu peguei uma edição colorida de Volta ao mundo em 80 dias e integral, tão linda. Realmente, a narrativa dele tem um ritmo ótimo.

    ResponderExcluir
  7. Oie :)
    Esse é um clássico que eu tinha altas expectativas, mas depois de ler a sua resenha confesso que fiquei com um pé atrás. Tenho um outro livro dele aqui, o "20 Mil Léguas Submarinas" então acho que vou lê-lo e dependendo leio esse.

    ResponderExcluir
  8. Li sobre esse livro, pasme ou não, em um livro de geografia, desde então estou procurando ele nesse fim de mundo que é minha cidade (ainda não achei).
    Um clássico que gerou muitos filmes e atraiu minha curiosidade, quero mesmo conhecer essa história melhor.

    ResponderExcluir