Resenha: A Seleção - Série A Seleção - Livro 1

quinta-feira, 24 de outubro de 2013




Livro: A Seleção
Autora: Kiera Kass
Editora: Seguinte



A seleção é uma distopia que nos mostra O Estado Americano da China, que era o Estados Unidos, mas a China entrou na jogada e também tá no poder. É uma era pós apocalíptica, o Estado Americano da China é dividido por castas, no total de oito, a 1° é ocupada pela realeza, 2° e 3° por pessoas com mais recursos financeiros, a 4° e 5° por pessoas que trabalham em fábricas e artistas, respectivamente e a 6° em diante por uma prole muito pobre. America pertence a 5°, ela toca e canta. Toda sua família está no mesmo caminho, com exceção de um irmão mais velho, pois conseguiu comprar o título e pertence a outra casta mais superior. Em Illéa, America tem uma vida onde a comida é muito regrada na mesa, todo mundo tem um limite de comida, água e suco. Sua família é bem grande, denotando assim a renda familiar muito aperta.

Pessoas de castas diferentes quando se casam não é muito aceitável, e falando em machismo, se um homem é de casta superior a da mulher, ela passa para a casta dele; mas se ocorre o processo contrário, a mulher desce na hierarquia de castas. É um lugar em que todos tentam viver "harmonicamente", mas que tem horário de recolher, as pessoas não podem ter empregos diferentes daqueles diferentes de suas castas. 

E a novidade que permeia o livro é a disputa da coroa, uma princesa para Maxon, o futuro rei! Sim, a cada novo príncipe, futuro rei, é feita uma seleção de 35 garotas, onde elas passam a viver aquele período no palácio da realeza e apenas uma será a futura rainha. Claro, mesmo as outras que não ganharem, pelo menos elas subirão de castas, podendo assim ter uma vida melhor, mais dinheiro, mais comida. America namora Aspen, claro, o namoro é escondido, mas ela o ama e ele a ama. O problema é que ele pertence a uma casta superior, e se ela se casar com ele, bem, ela também será "inferior", já que ele é homem e ela passará para a casta dele. America não se importa, o problema é sua família.

Mesmo ela amando Aspen, ele a incentiva a participar da seleção, já que pode ganhar um bom dinheiro, eles poderão se casar e ela pode ajudar a família de ambos. America acaba sendo selecionada entre as 35 garotas, o caso só enlouquece quando acaba se apaixonando por Maxon, o futuro rei... A história engata a partir desse ponto.

A Seleção é um livro bom, no entanto, achei pobre a escria da autora, eu preso muito os bons diálogos, e achei os dela muito direto. Mas isso não significa que perde a beleza da história, na verdade, acaba por se tornar viciante e objetiva. Eu li muito rápido o livro, mas é por ele ser pequeno e a narrativa até adorável. Claro, vou continuar  ler e espero que logo lancem o último livro.






22 comentários:

  1. todos falam muito bem desse livro beijos
    @livroazuis
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    sério que achou 'pobre'? Eu gostei bastante da história e estou bem curiosa para ler o segundo.

    bjos

    http://blog.vanessasuero.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hey querida!

    Eu amo demais esse livro, mal posso esperar pelo lançamento de The One. Eu não me incomodei com a escrita da autora não, curti. A única coisa que me incomodou nesse livro foi uma criaturinha chamada Aspen. Eita cara machista, egocentrico, orgulhoso! Tudo que não gosto nas pessoas e muito menos em personagens! Tô torcendo seriamente pra ter alguma espécie de conflito no último livro e ele ser morto. ~falomesmo

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já li o primeiro, e agora estou no segundo (A elite). Eu achei bastante adolescente livro por contar uma história bem básica. Mais gostei de mais!!

    http://theseriessevenwand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi,amigaaaa!
    To morrendo de saudades de ti!
    Bem, vamos lá! Até que enfim encontrei alguém que se propusesse a citar algo negativo referente a obra. Esse negócio de escrita pobre...ai..ai..ninguém merece! Porque só vejo gente falando que o livro é tudo, maravilhoso e etc e tal. Tenho vontade de ter o livro somente pela capa, eu sei, pode malhar o Judas..kkk, mas é verdade. Não sei, algo nesse enredo não me cativa totalmente, não sei bem explicar muito bem o que realmente me incomoda. Mas quem sabe um dia quando rolar uma promoção muito, mas muito barata no Sub rola uma comprinha. Vamos ver!

    Bjs!
    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tem gente que ama de paixão esta série...eu particularmente ainda não me peguei morrendo de vontade de ler, gosto das capas, mas ando evitando livros contos de fadas, hehe.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Querida! Tem muita gente falando dessa série. Achei que era só mais um romance, mas deu para ver que tem toda uma história. Vou deixar na lista para ler algum dia.

    Beijos, Bell.

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie, tenho curiosidade para ler a série porque tem uma premissa interessante e romântica.
    Acho essas capas lindas.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lú, eu gostei tanto desse livro, é sério que você achou a escrita pobre? Apesar de ser uma distopia, o romance é o que está mais presente no primeiro livro, será que foi esse o motivo da seu julgamento?
    No segundo a relação distópica está mais presente, apesar que eu prefiro o primeiro livro.
    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu

    Eu gostei da Seleção, apesar de ter achado a America um pouquinho indecisa as vez, gostei bastante. rs Achei a escrita interessante, mas até falei na minha resenha (porque esse foi o primeiro livro distópico que eu li) que não vi muita diferença dele pra um romance. Pra mim é bem mais romance que distopia, mas isso só vou ter certeza depois de ler um outro livro do gênero rsrs

    Beijos

    Juliana Lira- Reticências...
    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu,
    Essa capa é muito tentadora rs.
    Eu adoro distopias, então quero ler a série há muito tempo. Parece ser bem interessante.
    bjs

    Te indiquei uma tag: http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/2013/10/tags-meu-marido-literario-10-books.html

    ResponderExcluir
  12. Eu já li o livro mas não gostei tanto assim, quer dizer, a leitura fluiu e foi legal mas achei que a história poderia ser mais desenvolvida. Ou seja, vou acompanhar a trilogia de livros mas de longe entrará para os meus preferidos.

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Lú! Este livro é aquele que me encantou. Sempre estou lendo resenhas sobre ele, e a cada uma que leio me apego mais.
    Nunca tinha lido uma distopia, nesses dias eu cedi, e confesso que amei este gênero. E o livro A Elite esta aqui somente me esperando. Esperando eu devora-lo.Hahahahahahahaha
    Bom a personagem America simplesmente se tornou minha predileta. Criei um carinho e amor por ela somente lendo as resenhas, agora imagine quando eu ler o livro.
    E o príncipe, bom, acho que já estou apaixonada por ele.Hahahahahahahaha
    vejo que você não achou tudo aquilo do livro, e eu tenho este medo. Ate mesmo porque estou naquela ansiedade, e isto acaba que nos deixando iludida. Bom, para descobrir eu terei que ler, não é!
    Parabéns pela resenha flor!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  14. Sempre tive muita vontade de ler essa série. Confesso que as capas me atraem mais do que a sinopse! :P
    Pena que a escrita é pobre, também adoro os bons diálogos.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler essa série, só não gostei de saber os pontos negativos. rs
    Mas nada que me fará desistir. :P Espero ser do contra e amar. haha
    beijos
    Apenas um Vício

    ResponderExcluir
  16. Oiee

    Sempre tive vontade de ler essa série mas estou aguardando o lançamento de todos os livros pois algumas pessoas falaram mal dele então prefiro não me arrriscar ainda...

    Beijos

    http://www.livrosechocolatequente.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nossa...você achou a escrita da Kiera pobre mesmo? Eu curti bastante o livro e li rapidinho também, não favoriteiiii ohh , mas também não achei a escrita dela pobre.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  18. Estou criando coragem para ler este livro.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Adorei sua resenha, parabéns!!!! Estou curiosa para ler essa série, estou esperando ela estar toda lançada então invisto e leio seguido já que os livros são pequenos e a linguagem bem objetiva. Além disso os livros tem capas lindas!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  20. Eu acho a ideia desse livro ótima e diferente, eu pelo menos ainda não vi algo parecido. Estou louca para ler e recentemente consegui o livro, só to esperando ficar mais próximo do lançamento do terceiro para ler e não ter que espera muito.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  21. Eu fiquei com o livro aqui em casa e não li porque estava numa depre negra. Acho que essa trilogia(?)vai acabar comigo quando começar a lê-la.

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Amei a resenha *-*
    E já que o post é sobre "A Seleção", venho convidar para conferir meu novo post com novidades sobre a "A Herdeira", novo livro da série!!
    http://www.acervodeamor.com.br/2015/03/a-herdeira.html
    Se puder seguir o blog e deixar sua opinião sobre o post, eu retribuo.
    Beijos

    ResponderExcluir