Resenha: Predestinados - Série Predestinados - Livro 1

terça-feira, 8 de outubro de 2013
Livro: Predestinados
Série: Predestinados
Autora: Josephine Angelini
Sinopse: Helen Hamilton passou a vida inteira tentando disfarçar o fato de que é uma garota diferente, mas agora, aos dezesseis anos, isso está cada vez mais difícil. Não apenas por causa de sua força sobre-humana ou porque às vezes, sem motivo aparente, pessoas estranhas simplesmente a atacam, mas também porque ela teme que seu juízo esteja seriamente comprometido. Pesadelos recorrentes com uma estranha viagem pelo deserto e a visão de três mulheres derramando lágrimas de sangue a tem atormentado noite e dia. Ao mesmo tempo, um impulso inexplicável, incontrolável, passa a dominar seus pensamentos: Helen quer matar Lucas, um dos rapazes da glamorosa e misteriosa família Delos. À medida que descobre mais sobre sua verdadeira origem, ela percebe que a relação dos dois está submetida não só à sua vontade, mas a forças e tradições ancestrais.
Predestinados é inspirado na Ilíada, de Homero. A feliz combinação de mitologia grega e romance faz com que o livro seja imediatamente comparado a Crepúsculo e Percy Jackson e os olimpianos.



Helen é uma garota anormal, que passou a vida toda tentando ignorar este fato, até mesmo de seu amado pai, o único que a ama mais que tudo no mundo, e o mesmo que sofre por sua amada mulher, mãe de Helen, sumir sem deixar rastros. Ela os abandonou, foi embora sem explicação. Eles tem um ao outro, Helen e seu pai. Mas ela quer entender o que aconteceu. Helen sempre conta com sua única amiga, Claire, a mesma que já percebeu umas coisas anormais em Helen, mas que pelo bem da amizade deixou tudo para lá, pois  ama sua amiga de verdade. Helen é uma jovem alta, cabelos claros, olhos expressivos e uma postura - quando quer - impressionante. Claire é uma japonezinha baixinha, branca e que tem uma família "normal". Ah, seu apelido é risadinha. HAHA.

Helen passa seus dias evitando as garotas e um garotos insuportáveis de sua escola. Ela sempre deixa de fazer algum dever, por conta de algum motivo paranormal. Seu pai é sócio de uma lanchonete, juntamente com Kate, uma mulher de personalidade forte que Helen adora. Fica torcendo para que ele seja feliz ao lado de Kate, numa relação íntima, mesmo que seu pai se esquive desse tipo de relacionamento desde que sua misteriosa esposa sumiu do mapa. 

Através de Claire, Helen fica sabendo que uma família acaba de se mudar para a pequena cidade e que parece ter pessoas lindas, desde os mais velhos, até os mais novos, homens e mulheres. Helen ignora e diz que é besteira de Claire, mas isso apenas até... Até o dia em que ver um dos integrantes daquela família, o lindo Lucas. Tudo muda, ela acha o garoto lindo, ao passo em que é visto (internamente) como seu maior inimigo. Há uma tensa briga entre eles e é quando ela ver as três mulheres que aparecem em seus sonhos, chorando, iradas, em busca de vingança. 

Ela tem sonhos inesperados e desesperados, é uma terra longínqua,  de uma areia diferente, e três mulheres a perseguem, quando Helen acorda - obviamente em sua terra real - percebe que seus pés estão sujos de areia, como se tivesse andado sobre ela enquanto dormia, e sempre parece acordar mais cansada do que quando foi dormir. É muito intrigante a imaginação da autora ao ressaltar esses sonhos, é uma descrição perfeita! 

Lucas, Hector, Noel, Pandora, Cassandra, Jason, Ariadne, Pallas, quando toda a família chega de fato ao lugar, acaba acontecendo alguns acasos e Helen se ver e descobre que é ligada àquela família, de forma inversamente proporcional. Mas descobre a grande história que gira em torno deles: Ela e essa nova família que se alojou na ilha, são semideuses, como eles são descendentes dos deuses, eles pertencem a uma das quatro casas, mas Helena é de uma casa dita como rival, já que as quatro casas não podem se unir, por conta de um acordo muito antigo. E assim acontece: Helen se apaixona por Lucas e ele por ela, mas o amor deles pode gerar uma guerra sem precedentes, e esse é o problema, eles querem ficar juntos, mas como? 

A autora me surpreendeu em alguns pontos, entretanto, o livro ainda tem um pedestal meio carente de recursos imagináveis. Por exemplo, os sonhos de Helen são muito bem descritos, ao passo em que algumas cenas (que eu não posso soltar aqui por ser spoiler) são quase inimagináveis. Poxa, o legal de um livro não é você ler e construir aquela história na sua cabeça? Pelo menos para mim, sim, esse é um dos pontos mais importantes quando eu leio. Enfim...

O livro é o primeiro da série, e a continuação é mais que aguardada por mim e por muitos fãs, não vou dizer que amei o livro, mas também não descartaria em uma pilha de leituras a serem relidas. Recomendado!



19 comentários:

  1. Oie :)

    Eu quero ler esse livro a bastante tempo e comprei ele hoje finalmente, não estou com grandes nem curtas expectativas apenas espero curtir, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lú andei sumida com as provas. Mas agora to de volta. Olha, eu vi o livro e achei a capa linda, agora com a sua resenha me deu vontade de ler. Se você recomenda é um ótimo sinal. Sabe que me lembrou Dezesseis luas, principalmente os sonhos. Queria saber o que não é bem descrito no livro hehe
    beijos flor

    http://livrorosashock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse livro quando li, mas estou há tempos esperando a continuação e nada! u_u
    Não tinha reparado nisso da descrição de sonhos e cenas, hahaha. ;o
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie sua linda =)
    primeira resenha que leio desse livro, gostei da sua opinião e sinceridade, acho que está certa o legal é lemos e imaginamos a cena e coisas vim em nossa mesmo ~ igual, ontem estava lendo um livro e a todo instante vinha um trecho de um música na minha mente, conforme o personagem chamava a amada pelo o apelido~ achei isso bacana, já tenho a música tema pro livro! kkkkk
    Em relação a esse, darei uma oportunidade a leitura se tiver o livro.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    nossa acabei de pegar esse livro em troca. Cenários inimagináveis? Será que a autora viajou ou não descreveu de forma clara? Só lendo o livro para ter uma opinião melhor sobre isso.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi flor!

    Eu tenho esse livro na estante a meses, mas ainda não li :/ uma pena saber que são inimagináveis, eu concordo com você, é a melhor parte da leitura! Quando leio, passa um filme na minha cabeça, eu imagino tudo! Mas de qualquer forma o livro parece bom, é uma leitura que acho que me agradará!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lú.
    Eu adoro histórias que trazem mais sobre a mitologia, mas confesso que essa premissa não me atraiu.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu, tudo bem, florzinha??

    meu problema com alguns livros distópicos e de fantasia é exatamente isso. Fatores muito surreais, situações bizarras me deixam logo cansada de ler. Okay que o gênero pede algo um pouco mais "fora do normal", mas existe uma linha tênue, né? Entre o aceitável e o "nada a ver" ;)

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já faz um bom tempo que quero ler
    esse livro, tinha ele em pdf mais perdi e não sei que fim
    levou, vou ver se consigo ele de novo pra finalmente poder lê-lo

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu! Eu li este livro ano passado e gostei, não achei algo inédito, mas me deu boas horas. Eu acho que a autora tem uma estrada de amadurecimento pela frente, mas pelo menos potencial eu vi.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lú!

    Sempre fiquei com o pé atrás em comprar esse livro, apesar de amar mitologia. Sua resenha me deixou animada - mesmo percebendo aqueles típicos clichês, rs.
    Espero que você goste mais do segundo livro. :) Aliás, concordo contigo em relação às situações inimagináveis.

    Beijocas, flor.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Muito chato quando fica difícil imaginar as cenas de um livro.
    A premissa do livro é interessante e já tinha lido outras resenhas dele.
    Fiquei interessada, mas por enquanto estou fugindo de séries.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu amei esse livro, depois que li a saga do tigre, fiquei doida atrás de outros livros que remetessem ao assunto. Gostei dos personagens, e mesmo tendo ficado perdida em algumas explicações, curti muito a proposta da autora. Ansiosa pela continuação, espero que saia logo.

    Fiquei doida pra ler Ilíada, o livro que ela se basou pra escrever esse.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  14. Ihhh esse seria um livro que com certeza não iria gostar pois sem imaginar a cena não tem graça rsrs

    Mas quem sabe um dia eu leia , prefiro aguardar os próximos volumes rsrs

    Beijos

    http://www.livrosechocolatequente.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Tenho esse book, mas ainda não parei para ler, adoro a capa e o contexto do livro!
    Ah!!! Espero que leia meu livro Heim! Feitiço da editora Novo Conceito ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela leitura e resenha. Valeu pela dica!!!
    Assim que eu tiver oportunidade vou ler.
    Beijos - leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  17. Eu gostaria de ler a série quando tiver todos os livros já publicados.
    Acho que a história não é "uau", mas pelo amor "impossible" é que fiquei animada.
    Eu tenho dificuldade em imaginar as coisas e você poderia soltar uns spoilers das cenas pra mim, né? :P

    ResponderExcluir
  18. Gostei do livro ...mas a autora não pode ter se inspirado em crepúsculo e nem em instrumentos mortais pq a primeira publicação desse livro foi em 1985

    ResponderExcluir
  19. Gostei do livro ...mas a autora não pode ter se inspirado em crepúsculo e nem em instrumentos mortais pq a primeira publicação desse livro foi em 1985

    ResponderExcluir