A Importância da Leitura na Infância

sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Olá, pessoas! o/
Mais um dia de post sobre crianças + leitura = muito amor. Eu estive fazendo umas pequenas leituras para escrever o post de hoje, e entre elas achei a perfeita; o nome do livro é A Infância. Juntamente ao livro, li alguns artigos muito importantes. Hoje quero falar sobre como é essencial o incentivo, por parte da família, à leitura do seu pequeno.

Sabemos que normalmente a criança é atraída pela capa de um livro, se tiver um desenho bem colorido e chamativo, huuum, melhor ainda. Mas temos aquelas que não ligam muito, e querem saber apenas se tem desenho dentro do livro. E ainda tem aquelas que não ligam para ambos, mas que dão muita importância para o que está escrito; e assim como nós, blogueiros literários, essas últimas elas ficam aflitas quando um livro não começa bem e não incentiva a terminar aquela determinada leitura.


É interessante observar alguns pequenos que começam a ler um livro, em casa ou na escola, e quando ele não quer parar de ler porque a história está realmente o prendendo de tão interessante, os amiguinhos começam a ri, sacanear e encarnar naquela criança. Claro, são todos crianças, então tem que ser relevado, mas atentar para esse acontecimento, pois pode afetar a auto estima da criança e fazê-la para de ter a espontaneidade de ler. Em casa também esse processo pode acontecer, e o mais surpreendente é que em algum dos artigos que eu li, há uma pesquisa que mostra que as crianças que "odeiam" ler, é porque os pais não incentivaram, ou porque quando ia ler, o pai (figura masculina) falava pro filho que aquilo era coisa de mulherzinha. Ridículo, não? E outros pais ainda falavam que era pra criança parar de ler porque ia "estragar" a vista. Nossa! Eu fiquei surpreendentemente surpresa - redundantemente falando.

Enfim... As crianças precisam do apoio do pai, dos professores e professoras, dos amigos, do irmão ou irmã mais velhos, avós, num geral, da família toda. Se o pai ou a mãe não apoia, e você ver esse processo, apoie você mesmo. Dê um livro simples para ele ler, empreste ou apenas fale coisas que o incentive a procurar suporte na leitura.

Eu não tenho permissão para isso, mas vou resumir a história de uma garota de 9 anos que eu conheço. Ela estava passando por dificuldades na escola e eu sabia disso, mas todos sabiam que a mãe era muito rude, não deixava ela se relacionar com outras pessoas, ela tem problema com coisas ilícitas. Então, descobri que a menina passava o dia todo no computador. Tipo, como assim ela não pode brincar na rua e nem meter a cara no portão, mas pode ficar o dia todo online? Hum - hum. Conversei com ela online, perguntei em que matéria ela estava tendo dificuldades e a ajudei pela internet. Nunca imaginei que eu faria uma coisa dessas. É como dar aula através de um provedor e um computador. Ah, ela é expert em computador, saca de coisas que nunca ouvir falar.

Resumindo: eu a ajudei, mas descobri outras coisas também. Conseguir emprestar dois livros infantis para ela e pedia que ela me mandasse o resumo (tive que explicar o que era resumo, mas chamei isso de contar a historinha, sim, ela tem a mente realmente de uma criança de 9 anos). Era muito engraçado, porque ela não escrevia bem, e eu entendia as frases sem pontuações e acentos, sem coesão e coerência. O que eu quero que fique como lição aqui é o método de aprendizagem que envolve leitura e escrita. Quando ela me mandava mensagem, eu não entendia nada se fosse ler apenas uma vez, então lia novamente, entendia e respondia conforma as formas da língua portuguesa, e o mais importante: sem repreender. E com isso, hoje já entendo o que ela escreve, apesar de conter alguns erros e emprestei mais um livro pra ela, A Bela e a Fera.

Talvez eu morra de felicidade porque estou tentando mudar alguém para a luz, para a emancipação da ignorância. Ela é um amor e está ficando apaixonada pela leitura. Até tomei coragem e fui pedir pra mãe dela pra ajudar com lições da escola e poder emprestar livros para ela. Ela ficou até feliz - surpreendente - e disse sim. Estou em progresso. hahaha

Querem incentivar a leitura para crianças? Doar livros?
Saiba como: http://ecnb.blogspot.com.br/

18 comentários:

  1. Oi Lú!
    Alguém já te disse que o que você está fazendo com essa menina é incrível? Precisamos de mais pessoas como você hoje em dia, que tomam a iniciativa de não só incentivar a leitura, mas de também ajudar o próximo. Parabéns, é lindo de se ver!
    Incentivar a leitura quando criança faz toda a diferença. Sei disso por experiência própria!
    Eu entrei na escola com 4 anos de idade e já escrevia e lia, porque minha mãe e minhã tia eram professoras e sempre me incentivaram a leitura, e conforme fui crescendo a "coisa" foi só piorando! kkk
    Hoje quando minha mãe fica chocada quando gasto todo o meu dinheiro em livros, falo logo: "A culpa é sua!" kkk E que bom que incentivou!

    Adorei mesmo o post!!!
    Beijos :*
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Querida, adorei! Achei lindo o que fez pela garota, precisamos de mais pessoas como você nesse mundo!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. realmente .kkkk gostei do blog
    ja estou seguindo :)
    @livroazuis
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sério que dizem que ler é coisa de mulherzinha? o.o Que pessoas mais sem cultura...
    Muito legal isso que você está fazendo pela menina!

    Bjo
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Pois é, já ouvi coisas absurdas como estas,também tem aquela de ler para quê?, tem outra de que nada vai me trazer ou de tenho coisa melhor para fazer e etc...

    Sinceramente? a leitura não é só um método de aprendizagem,melhoras e tudo mais,eu me esqueço da vida,esqueço de problemas e é prazeroso ler para mim...acredito que quem não lê só vive uma vida.
    Fico feliz com sua atitude e bem,consegui fazer com que algumas amigas minhas lessem só não estou conseguindo com meu irmão mas um dia chego lá ^^

    Adorei o post.
    Beijos

    Tamires C.

    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que lindo, Lú! Amei o post. É bem esclarecedor e bacana.
    Eu sinto na pele a importância da leitura, desde que eu me entendo por gente que meus pais me incentivam para o mundo da leitura. Antes mesmo de aprender a ler, eles liam para mim e me deixavam cercada de livros.
    Achei o máximo a sua atitude e fico contente pelo resultado positivo. =)

    Beijocas, flor.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie Lú =)

    Bem, eu sou um exemplo vivo da importância da leitura na infância. Meu pai vendedor de livro sempre me incentivou a leitura e desde os quatro anos ela é a minha amiga inseparável. Meu pai não podia ter me dado presente melhor.

    Parabéns pelo texto! São pequenos gestos assim, que mudam nem que seja um pouco o mundo a nossa volta!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu! Graças a minha mãe, eu recebi este incentivo desde pequena, ela passava horas comigo na biblioteca alimentado este hábito e até hoje me dá força, ele que me convenceu a fazer o blog. Eu hoje faço isso com meus sobrinhos e fico feliz pelo retorno.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    parabéns pelo incentivo e por ajudar a criança, eu tenho muita vontade de fazer isso, não vejo a hora de ter crianças na família que eu possa ajudar nessa jornada e tentar traze-la para o mundo da leitura.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. O que você está fazendo é lindo e o mundo definitivamente precisa de pessoas assim. Eu tenho incentivar a leitura por onde vou, no trabalho, curso e escola, claro, em casa mesmo. Fiz meu irmão começar ler com 11 anos e me orgulho disso, até emprestei livros pra minha chefe. hahaha É importante isso, é importante contribuir pra emancipação da ignorância, o mundo precisa da gente. hahaha

    Beijos com admiração,

    orocardovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa Lú que história inspiradora. Parabéns pela iniciativa, todos nós devemos sempre incentivar a leitura e o prazer em escrever.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  12. oi Lu! tudo bem?
    como educadora eu mais que nunca defendo a leitura para as crianças! quando vc lê tem uma nova visão de mundo, se torna crítica e bem posicionada, além de que preserva uma criatividade que ajuda no raciocínio e na comunicação oral e escrita
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Luciana, concordo com você, e até eu sou atraído pela capa dos livros, falando nisso publiquei meu livro, se puder dar uma passadinha lá no blog fiz uma matéria sobre. Segue o link abaixo:

    http://www.blogdojoseagenor.com.br/2013/10/livro-o-caminho-do-renascer-jose-agenor.html

    José Agenor

    ResponderExcluir
  14. Agradeço sempre aos meus pais por incentivarem a ler e penso que toda criança deveria ser incentivada a gostar de ler.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
  16. Oie Luh, tudo bem? Nossa, há quanto tempo!!!!
    Eu sempre gostei de ler desde pequena, minha mãe sempre me incentivou.

    Beijokas da Mylloka
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Que linda sua atitude, continue mesmo :)
    A leitura deve ser incentivada na infância, pois os livros melhoram a fala, a leitura e a compreensão.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu quero ler pro afilhado de 4 anos, mas a vergonha ñ deixa. É estranho, né? Eu queria dizer que essa zoeira ñ aconteceria comigo, só que ñ é a realidade daqui. :/
    Espero que você ainda esteja visitando, ensinando e aprendendo com a menina de 9 anos.

    ResponderExcluir