Resenha: Samantha Sweet, Executiva do Lar.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013
Livro: Samantha, Sweet, Executiva do Lar.
Autora: Sophie Kinsella.
Páginas: 510.
Editora: Galera Record.
Sinopse: Meu nome é Samantha, tenho 29 anos. Nunca assei um pão na vida. Não sei pregar botão. O que sei é reestruturar um contrato financeiro e economizar 30 milhões de libras para meu cliente.
Samantha Sweet é uma advogada poderosa em Londres. Trabalha dia e noite, não tem vida social e só se preocupa em ser aceita como a nova sócia do escritório. Ela está acostumada a trabalhar sob pressão, sentindo a adrenalina correr pelas veias. Até que um dia... comete uma grande mancada. Um erro tão gigantesco que pode destruir sua carreira. Samantha desmorona, foge do escritório, entra no primeiro trem que vê e vai parar no meio do nada. Ao pedir informação em uma linda mansão, é confundida com uma candidata a doméstica e lhe oferecem o emprego. Os patrões não fazem idéia de que contrataram uma advogada formada em Cambridge, com QI de 158, e que não tem a menor noção de como ligar um forno! O caos se instala quando Samantha luta com a máquina de lavar... a tábua de passar roupa... e tenta fazer cordon bleu para o jantar... Mas talvez não seja tão incapaz como doméstica quanto imagina. Talvez, com alguma ajuda, ela possa até fingir. Será que seus patrões descobrirão que sua empregada é de fato uma advogada de alto nível? Será que a antiga vida de Samantha irá alcançá-la? E, mesmo se isso acontecer, será que ela vai querer de volta? A história de uma mulher que precisa diminuir o ritmo. Encontrar-se. Apaixonar-se. E descobrir para que serve um ferro de passar...

Samantha Sweet é uma advogada conceituada da área, principalmente da empresa onde trabalha. Após consegui para a empresa - e para sua reputação - milhões de libras, está prestes a consegui a sociedade da mesma, podendo ficar no mais alto nível. O problema é que ela trabalha muito, não tem tempo para si, é pálida, sem graça, cabelo maltratado, não sabe cozinhar, não tem tempo para a família. Inclusive, sua mãe e seus irmãos trabalham feito loucos, exceto pelo irmão mais velho que teve um colapso nervoso por tanto trabalho e estresse. Ela tem o QI 158 (oi? Ela é desse mundo?) e ganhou três prêmios na faculdade de direito, em Cambridge. 

Samantha sabe que trabalha demais, mas ela precisa disso, foi educada por sua mãe pra isso, desde os treze anos que foca na carreira de advogada. Ler tudo sobre a área desde a adolescência. Tem na empresa um amigo, Gui, que parece ser legal e tudo mais, consolador, passa na sua sala para distraí-la, etc. Tem os sócios, um deles é super legal com ela, pega leve e quase nunca lhe dá trabalho para fazer em casa. Mas o outro... Bem, esse é carrasco e sempre lhe dá pastas cheias de folhas para serem analisadas. Nessa empresa, é comum os advogados virarem de 2 -3 noites trabalhando por mês.

A renomada advogada sempre fez tudo certinho, nunca cometeu nenhum erro, e muito pelo contrário, sempre trouxe muito dinheiro e boa fama para si e a empresa. No entanto, um dia ela comete um erro gigantesco na empresa e esse poderá ser seu fim, sua parada de "stop" para a sociedade. Seu mundo desaba, suas pernas ficam bamba, sua cabeça fica a ponto de explodir... Até que sem pensar, ela para em frente a uma casa lindíssima, que por sinal está a procura de empregadas domésticas.

Seus patrões estão muito satisfeitos com a nova empregada e nem tem noção do que ela é, como foi parar ali e o que faz da vida. No entanto, ela está tão desnorteada da vida que nem desmente a história, só quer ter uma noite de sono, esquecer o que aconteceu... A protagonista não sabe fazer nada na cozinha! Nada! (Só pra frisar, nada mesmo!). Mas agora terá que fazer, seus patrões a esperam. 

É muito legal ver uma história tão clichê se desenrolar em um livro com bastante folhas, mas que você não consegue largar. Eu simplesmente não conseguia!!! Sophie mais uma vez conseguiu me prender nesse mundo dela cheio de risadas e ironias, que esqueci de viver o mundo real em pleno domingo. É bem constante a prevalência por uma vida feminista, ao mesmo tempo que ela critica isso. Mas só lendo pra tirar suas próprias conclusões!

O livro possui, como sempre, uma narrativa muito agradável, fácil de ser lido, leitura mais que recomendada! Minha única ressalva é para o final, não curti, achei meio sem açúcar. Poxa, o livro em si é tão cheio de risadas e o final poderia ter sido mais "certo", digamos assim. Enfim, não percam a chance de ler esse livro!


22 comentários:

  1. Oie :)

    Eu só li até hoje Fiquei com o seu Número da autora e adorei preciso comprar logo outros livros delas para ler, sua resenha ficou ótima e me motivou ainda mais hahaha, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com vontade de ler. Parece muito engraçado.

    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lú!

    Ah, quando os clichês são bem escritos tudo fica lindo! Haha =)
    Gosto de ler livros desse tipo para me distrair, eles me divertem tanto!

    Beijocas, flor.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie Lú =)

    Sempre que vejo uma resenha da Sophie eu ficou meu deprimida ... eu devo ser uma das poucas mortais que nunca leu nada dela =/

    Eu adoro uma história clichê desde que ela seja bem escrita é claro. Histórias assim nos divertem e nos fazem acreditar no sonhado "foram felizes para sempre."

    Ótima resenha!


    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li nada da Shopie, mesmo tendo dois livros dela na estante. Esse eu não tenho, mas a sua resenha me deixou bem interessada no livro. Uma pena que o final não tenha te agradado, porém, quero ler mesmo assim.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  6. ah odeio quando não curto um final de um livro, bom mas pelo menos da pra ir curtindo a história.
    quem sabe eu não curta né !

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lú
    Adorei a sua resenha. O livro parece ser realmente bem gostoso de ler. Faz tempos que não leio livros deste gênero.

    Beijos,
    Thyale.
    comoumrefugio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro esse livro, mas não é meu preferido da Sophie.
    Ele é super divertido e para quem gosta de chick-lits esse livro é uma ótima indicação.
    A leitura passa super rápido.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Eu só li o primeiro da Becky Bloom e amei! Quero ler outros livros da Sophie para ver se a narrativa continua ótima também.
    Me interessei por esse livro.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu amo a escrita dessa autora doida. Acho ela muito inteligente no humor que cria, eu não sei fazer NADA, NADA, NADA mesmo na cozinha e nem sei se quero aprender. Esse é um livro que vai me fazer rir de mim mesma.
    Uma vez quase cometo um incêndio em casa, minha sobrinha que o diga... #Oremos
    Esse já tá na minha lista de leituras e desejados. *---------*

    Te adoro!!! Bjs

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  11. Ainda não conhecia esse livro da Sophie Kinsella, mas a trama parece ser muito divertida, além disso, eu achei a capa uma graça. Dica anotada!!

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Comprei uns livros da Sophie e ainda não li
    E adoro as resenhas que leio, parece que to lendo o livro já e fico empolgada HAAHAHAHA
    Gostei bastante do enredo desse, parece clichê.. mas todos amam um clichê

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Ah, adorei a fonte de Twilight aqui, acho linda *o*

    ResponderExcluir
  14. Oi,miga!
    Saudades!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Mais um livro da diva pra minha listinha..ai Jesus!
    Gostei da premissa e espero curtir também, apesar do final tão atípico e desastrosos..hahaha
    Bjs!

    ZildaPeixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Luh a Kinsella faz a mesma coisa comigo não consigo largar e me distraio bastante! Pois é achei o final meio indefinido mesmo :( Mas o livro é ótimo!!!
    beijos

    Livro Rosa Shock

    ResponderExcluir
  16. Só li um livro da autora até agora, fiquei curiosa para ler esse. *O*
    Adoro a escrita da autora.
    É difícil achar livro com final bom, né? rs :/
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Lú que bom que vc gostou da leitura, essa autora é mesmo muito bem falada.
    Quero ler os livros dela assim que possível, valeu por mais uma ótima dica de leitura.
    Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu.
    Eu só li um livro da Sophie até hoje, mas foi o suficiente pra que eu me tornasse fã da autora.
    Agora já tenho vários dela na estante, inclusive esse que comprei numa promoção no submarino, mas ainda não li.
    Só fato da leitura me proporcionar grandes risadas já é mais que válida mesmo que o final não seja tão satisfatório assim, pra mim já cumpriu o seu papel de entreter.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  19. Nossa adorei sua resenha.

    Mas nunca li nenhum livro da autora e com certeza me deu vontade de ler, afinal gosto bastante de livros assim.

    Beijos,

    http://orocardovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oiee

    Até hoje ainda nunca li nenhum livro da Sophie, comprei um em uma promoção recente dela mas ainda não tive a oportunidade de ler , gostei da resenha o livro parece ser bom :) pena que o final não te agradou.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Fiquei doida sem saber qual post eu lia primeiro!
    Me decidi por esse pois amo a Sophie Kinsela :)
    Ainda não li esse livro, mas já o tenho em minha humilde estante!
    Vamos ver se leio ele logo!
    Finais... Ultimamente to tendo muitos problemas com finais de livros!!
    O último que li e detestei o final foi A Esperança da Suzanne Collins.
    Mas, paciência né? hahaha
    Beijos Lú!
    Garota Liber

    ResponderExcluir
  22. Fico meeeeeeeeeeeeega feliz que você tenha gostado do livro! -*-*
    Esse foi o primeiro da Sophie que eu li, só que acredite eu não lembro muito do final, então acredito que sim ele foi bem xoxo. kkkkkk
    A cena inicial é mega engraçada, né? HSUASHAUSHASUHA
    Eu amei a história e a Samantha ter a falta de conhecimentos na cozinha como eu(só que ela aprendeu né)! *-*

    ResponderExcluir