Resenha: Pluvia - Entre Segredos e Esperança

segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Livro: Pluvia
Autora: Erica Azevedo
Editora: Novo Século - Selo Novos Talentos
Páginas: 280
Sinopse: Ana cresceu empenhada em suas histórias fantásticas, mas nunca teve oportunidade de se aventurar por elas. Abandonou-as ainda na adolescência, enxergando que a realidade é dura demais para tais voos inocentes. Mas, em meio a uma viagem a um vilarejo desconhecido no sul do Brasil, ela tem a oportunidade de enveredar por um mundo totalmente novo, quando, em meio à chuva do fim de tarde, observa as gotas se transformarem em pessoas iguais a ela. Sentindo o fogo que a preenchia na infância se reacender com a curiosidade, Ana vai atrás deles e se depara com um pedido de ajuda e a descoberta de um novo mundo: Pluvia. Mas o que essas pessoas realmente escondem? E qual o segredo por trás dos profundos olhos azuis do estranho senhor da mercearia? E o que de tão terrível está assustando os pluvianos a ponto de fazê-los pedirem ajuda a uma menina indefesa? Essas respostas serão desvendadas e muitas outras perguntas surgirão no decorrer da leitura de Pluvia. O primeiro livro da série “Os Mundos” traz um misto de aventura, romance e diversão para os leitores de literatura fantástica e que, como Ana, possuem sede por conhecer outros mundos. 



Mais um nacional para minha coleção de leituras e para minha estante. Pluvia veio pra mim como um enigma, não li sinopse, apenas li a proposta da autora - o que já me encantou. Não procurei saber muito porque queria me surpreender mesmo. E foi o que aconteceu. E o melhor, é como se eu nem percebesse o que eu estava descobrindo, de tão natural que é a leitura.

Pluvia nos encanta por seu grau de poder que emana, por sua magia, por seus habitantes e guardiões. Pluvia é um mundo que Ana, a protagonista, vai descobrir aos poucos, seus amores e suas dores. Mas voltemos ao começo.

Ana é uma adolescente "normal" e clichê em meio o local em que vive, a não ser por seus pais que são super, hiper protetores, e sempre que Ana quer fazer algo, sua mãe joga na cara um episódio que a fez deixar de confiar na própria filha. Seu pai é mais amável com ela, apesar de num geral concordar com a mãe. Possui uma melhor amiga que a instiga a convencer os pais, mas sempre é sem sucesso. E tem seu tio maravilhoso, ao menos aos olhos dela, um cara super animado e cheio de alegria. Ana vive no Brasil, até o dia que descobre Pluvia, o novo mundo e se encanta.

Ela é um moça que não acredita no inimaginável para uma sociedade plenamente urbana, e isso a faz uma pessoa com os pés no chão. Seu tio, que vive de lugar em lugar, insinua um lugar para o pai de Ana, um vilarejo ao Sul do Brasil, para a família passar alguns dias de férias. E é lá que começa a acontecer coisas estranhas. Ana vê um Senhor estranho, numa espécie de lanchonete estranha e plenamente suja, mas deixa passar e segue para a casa, o fim de mundo como ela imagina. Chegam ao local e ela fica totalmente depressiva, "é o fim do mundo", literalmente. 

Após um tempo de estadia na casa, Ana observa a chuva pela janela - fato que sempre a encantou. Mas a imaginação se supera e faz ver algo se transformando em meio aquela chuva, algo lindo, inacreditável e prata. 
"E foi então, em meio àquela pequena demonstração da força natureza, que ela vislumbrou, pela janela embaçada pela chuva, uma pequena transformação de fantasia em realidade. As gotas que caiam inexplicavelmente se transformavam em pessoas, iguais a ela, vestidas de maneira diferente e agitadas por certa empolgação que ela imaginou em seus rostos. A chuva não os incomodava, ao contrário, ela invadia seus corpos como se fizessem parte deles. Em um momento as gotas caía silenciosa, e noutro, elas davam lugar a três de capas prateadas, que simplesmente apareceram em meio àquela estrada solitária. A mais alta agitou-se em pouco, como se a viagem estivesse lhe causado tontura, enquanto as menores seguravam-se uma na outra tentando manter o equilíbrio". 
Calix, Vevila, Aléxi, Collet, Alfio, Yedda, Caton, Ariela, Estelle, entre outros são seres habitantes de Pluvia, e alguns destes tornam-se seus amigos. Um pingente é importante para todos eles, mas só lendo o livro para descobrir o porquê. Enfim, uma história que menciona uma fantasia esplêndida. Só com uma ressalva, há várias dúvidas e perguntas de Ana, já que ela é de outro mundo e quer saber porquê essas pessoas estão atrás dela, no entanto, ao longo do livro, nem todas as respostas foram satisfatórias ao meu ver, faltando um pouquinho de mais convencimento. Ora, Ana precisava se mostrar mais crente no que estava fazendo naquele mundo. Não me entendam mal, o livro é LINDO, mas esse é apenas um pequeno deslize que provavelmente é refeito e repensado no próximo livro, que eu ,por sinal, aguardo ansiosa.  

Achei muito fofo o relacionamento de Ana e Aléxi, claro, aquele velho contraste entre pessoas, mas de uma forma inovadora, a proposta da autora foi muito boa, parabéns Erica!

Volto a afirmar, o livro é lindo, muito bom mesmo. Quem quer um tipo de fantasia diferente, dessa vez com chuvas e muita cor prata no meio, não perca a oportunidade e leia Pluvia, um mundo lindo e cheio de maravilhas.

Quer conhecer mais sobre a autora? Clique AQUI

16 comentários:

  1. Parece ser bem interessante. Estou curiosa para ler, rs. Beijos,

    Aritana - (http://arimaciel.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  2. Sempre que leio uma resenha deste livro, minha vontade de lê-lo só aumenta. Ainda não vi algo negativo sobre Pluvia, e depois de ler sua resenha fiquei um pouco mais curiosa. Preciso lê-lo urgentemente!
    Amei sua resenha ;)

    Beijos! ♥
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Às vezes é bom ler assim, sem nem saber a sinopse... Que bom que foi uma boa surpresa! Já tem um tempinho que não leio livros com essa temática. Gostei!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para ler esse livro. Possui uma premissa muito interessante e que me despertou interesse.
    Ótima resenha!

    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei Pluvia, estou ansiosa para a continuação. rs
    Achei demais esse mundo que a autora criou. *O*
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adoreei a resenha, esse já está na minha listinha *o*

    http://devaneiosdeuma-adolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Lú =)

    Já li algumas resenhas desse livro, e achei a história bem legal. A única coisa que desanima é que é série =/ e eu realmente ando preferindo "filhos únicos" se é que vc me entende rs...

    Ótima resenha linda!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Eu curti muito Pluvia, achei uma história bem diferente e fascinante. Estou para postar a resenhe dele também =)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Pelo jeito foi uma adorável surpresa. Adoro quando isso acontece, pego um livro pra ler e ele me surpreende. Beijos Lú!!
    http://literaturaeeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu! Estou carente de fantasias nacionais, e adorei a dica, em especial por saber que é diferente. Que bom que foi uma boa surpresa.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha. Gosto de livros de fantasias e esse parece ser muito bom! Só tem uma coisa que eu não gosto: esperar para serem lançados as continuações, hahaha Sou muito ansiosa e adoro saber o que acontecerá no final!
    Beijos.

    http://amoremler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu, tudo bem, flor?

    Que saudade daqui. Desculpa os dias ausentes, to igual doida com a Bienal. Já li algumas resenhas sobre Pluvia e todas são muito positivas. O livro parece ser muito agradável. Confesso que fantasia não é o meu gênero literário preferido, mas acho que o livro é bem interessante.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu ? Tudo bem ?

    Estou ansiosa para ler esse livro participo de um book tour dele e não vejo a hora de ler para saber se irei gostar.

    No meio de tantos gêneros iguais quem sabe esse pode se destacar por ser diferente :)

    Beijos

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Lú.

    Já gostei de Plúvia porque a protagonista de chama Ana! Parece ser uma adorável fantasia, com um tema novo, sobre a chuva.

    beijos flor

    ResponderExcluir
  15. Lú que resenha legal, parabéns pela leitura e resenha. Só tenho lido resenhas positivas sobre esse livro, estou ficando curiosa, além disso a capa é bela e diferente.
    Bjão!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  16. Eu quero ler e é bem legal ler resenhas do mesmo livro pelo seu blog e da Cá, são pedaços que faltam pra aumentar a ansiedade, sabe? kkkkkk
    SÓ que eu espero que a Érica lance logo o segundo e terceiro se tiver um terceiro pra começar a ler, não quero pegar um livro e esperar anos luz pelo próximo. :/
    As perguntas devem ser respondidas no segundo e dai você fica babando pela história! *torcida*

    ResponderExcluir