Livro: O TrioAutora: Alane S. A. BritoPáginas: 510Editora: Novo SéculoSinopse: “Davi ainda precisou de uns instantes para organizar mentalmente o enredo da história... De fato, para ele mesmo, seria muito bom expor suas lembranças e assim, após tantos anos, alguém mais saberia quão especial ele considerava ter sido a sua infância..." Davi achava que seus piores problemas seriam dividir o forte sentimento que ele e seus dois amigos, Nelson e Jordan, nutriam pela mesma menina e tentar tornar a conturbada vida de um deles menos sofrida. Até que ao completarem dezoito anos a pequena vila no meio do nada onde moravam é invadida por homens violentos. É quando começa o maior desafio de suas vidas... Davi e Nelson conseguem fugir com mais alguns e, após se deparar com o sofrimento do amigo, Davi sente-se obrigado a retornar ao palco do grande massacre para resgata r Jordan. Para levarem ajuda aos outros sobreviventes que estão aprisionados, os três terão que juntar forças com seus desafetos, a fazer difíceis escolhas, e acabam descobrindo que, no fundo de suas almas, guardam uma grande garra e coragem jamais experimentados por nenhum deles... Existem erros tão graves que jamais possam ser perdoados? Abriria mão de um verdadeiro amor por causa de uma grande amizade? Descubra nessa história que é uma grande lição de amor, amizade e perdão...
Confesso que relutei um pouco ao pegar o livro para ler, primeiro porque ele é grandinho, e segundo porque não gostei do começo. No entanto, ao chegar pela página 100, eu simplesmente não conseguia parar. E para completar, acabei esquecendo o livro dentro da minha bolsa que ficou na casa do meu namorado, e eu SURTANDO porque não teria como ler por pelo menos uma semana, e para dá uma apimentada na minha história, eu ainda estava em fim de semestre na faculdade, aí já viu, tudo suspenso até chegar ao fim, e uffa!, eu cheguei. Pois bem, terminei de ler o livro hoje e vamos ver se eu consigo colocar em palavras tudo o que eu senti nesta leitura...
Não é nenhuma história bobinha de amizade, muito menos sobre namoradinho, e sim sobre a realidade aqui no brasil, talvez com algumas partes fantasiosas, mas que faz parte da superstição que nos permeia. Afinal, quem nunca teve mede do escuro? Quem nunca teve medo do velho que carregava crianças dentro do saco? Quem nunca...? Então voltemos... Aliás, vamos para o início.
Jordan - meu personagem favorito, Nelson e Davi são o trio, os melhores amigos da Vila onde moram, Valentino Duarte, um local totalmente afastado de toda a barulheira da cidade grande, com um pouco mais de 100 habitantes, mas esses vivem sobre as rédeas de Seu Euclides, o cara que comanda a vila, coloca tudo em ordem e pune quem merece ser punido. Os três vivem lá desde que nasceram, estudam, brincam, se jogam no rio, constroem uma verdadeira amizade. É interessante um fato: a amizade deles é tão forte que até mesmo a garota mais bonita da vila, Yola, eles se apaixonam juntos e decidem fazer um pacto, que se a garota concordar, eles irão ficar com ela, isso mesmo, os três. Estão vivendo a flor e descoberta da adolescência.
Jordan é o primeiro que sai da jogada, assim que se apaixona por Leonor, ficando apenas Davi e Jordan disputando o coração de Yola, a qual nos surpreende durante a leitura. Como personagem ainda temos o primeiro de Yola, um Ser insuportável, encrenqueiro e mais perigoso do que aparenta ser. Ele e Jordan travam uma luta interna entre si, chegando várias vezes a discutir, mas sempre e retraem antes de saírem no tapa. Algumas vezes. E não menos importante, tem Ana, a linda do cabelo lindo (redundância, eu sei) que se apaixona por Davi, mesmo ele sendo tapado de amores por Yola.
Ocorrem alguns acontecimentos que colocam em dúvida a integridade de Jordan. Há roubos, incêndio e outras coisas que fazem parecer ser culpa dele, no entanto, ele jura inocência, mas será que realmente ele é inocente? Ninguém pode saber! Leia e descubra.
As pessoas da vila são totalmente importantes no enredo do livro, na construção dessa bela história. Eu fiquei feliz pelo fato da autora ter construído a personalidade dos personagens de fundo com tanta similaridade ao nosso cotidiano, uma fofoqueira, outro com gênio mais forte, outro que tem tendência para a medicina, outra é cozinheira, outros vão pra roça, uns brabos, outros apaziguadores. Gente, é lindo! Em nenhum momento a autora se confunde ou troca adjetivos, é impressionante pra uma obra com mais de 500 páginas!
Outro ponto que a autora mesclou bem na tecla foi a amizade e como o perdão e importante dentro e lateralmente nela. Fiquei feliz com o sucesso de compreensão que o livro me trouxe. Aliviando alguns sentimentos, algumas dores.
Só tenho que agradecer a autora pela oportunidade de ler algo tão bonito e triste ao mesmo tempo, e me fez pensar em quantas injustiças cometemos durante nossa passagem pela terra e nem nos desculpamos, pois julgamos estarmos certos. Nossa, essa é a palavra que irá definir o livro, realmente apaixonante, confesso que não gostei do começo, mas não desista, vá até o fim, a leitura certamente vale a pena!
Oie Lú =)
ResponderExcluirJá tinha visto a capa desse livro em algum blog, mas ainda não tinha tido a oportunidade de ler a resenha.
Fiquei bastante interessada até, por gosto de livros mais maduros e que conseguem mesmo que de uma forma triste comover o leitor.
Parabéns pela resenha!
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
Já tinha visto esse livro, mas
ResponderExcluirconfesso que não sabia nada a respeito dele e lendo sua resenha
agora me arrependo de não ter estudado mais a respeito dele antes, a estória
parece ser muito bonita e conter grandes lições, passei a desejá-lo.
quero muito poder ler o desfecho dessa estória
http://soubibliofila.blogspot.com.br/
Interessante essa leitura, não conhecia e gostei de saber mais :)
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Lu, meu amor, tudo bem?
ResponderExcluirPoxa, toda vez que venho aqui descubro algum livro novo, assim não vale =p
Sobre "O Trio", não sei se eu teria paciência para lê-lo... Não parece fazer ~meu estilo~. Mas achei interessante abordar temos 'não-clichês' que todos estão acostumados.
Beijos
www.procurei-em-sonhos.com
Oi Lu, tudo bem?
ResponderExcluirNão é só você que fala maravilhas sobre esse livro. Já vi outras resenhas super positivas e tenho muita vontade de pegá-lo para ler logo.
É muito bom quando em 500 páginas o autor não se perde, ainda mais falando sobre uma temática tão sentimental.
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
Ahh quando terminei de ler sua resenha fiquei com aquela sensação de que ao ler este livro eu vou ter uma boa leitura, mas também vou chorar muito.
ResponderExcluirEstou ansiosa agora :)
Bjus.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Olá, fico feliz que os autores nacionais estão vindo com tudo. E nós blogueiros, estamos aqui para fazer essa ponte entre autor e leitor. É a primeira resenha que leio desse livro, já o conhecia por capa. Gostei muito do que li de sua resenha. Adorei,
ResponderExcluirbjs
http://www.loveebookss.com.br/
Hey flor!
ResponderExcluirObrigada por sua visitinha lá no blog, estou retribuindo! Adorei seu cantinho!
Ah, e sobre o livro, parece muito bom. Eu tenho me surpreendido com os nacionais que tenho lido, temos autores maravilhosos e essa parece estar incluída entre eles. Fiquei curiosa pra ler, parece bem meu estilo.
Um beijo
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/
Oie,
ResponderExcluireu não conhecia o livro, e confesso que não sou muito chegada neste tipo de livro. Prefiro coisas alegres e divertidas :) mas a história parece ser bem bonita
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Nunca tinha visto o livro. O mais legal dos livros nacionais é que eles falam de lugares e realidades que a gente conhece - nem que seja só de ouvir falar. A sinopse não me chamou a atenção, mas sua resenha conseguiu mudar um pouco minha opinião.
ResponderExcluirBeijos, Entre Aspas
Adoro esse tipo de livro. Dá um looping mental e faz pensar como estamos vivendo
ResponderExcluirEu tenho esse livro, comprei em uma promoção nas Americanas porque o Preço estava espetacularmente bom. Mas ainda não peguei pra ler, a resenha me deixou bem curiosa em relação a história. Não imaginava que seria tudo isso.
ResponderExcluirBeijos,
Yasmin
deitadosnagrama.blogspot.com.br
Nahim...que tudo de bom! Pena que o livro peca um pouco no começo, mas parece ser uma boa obra no geral...Vamos ver se um dia eu leio.
ResponderExcluirBeijos!
Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.
Não conhecia o livro, mas parece bom! Vou procurar mais sobre ele. E é sempre bom saber que o começo pode não ser tão bom..
ResponderExcluirBeijos :*
fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br
Oi Luh! :) Obrigada pelo carinho com meu blog. O seu é maravilhoso, foi a minha inspiração lá no começo.
ResponderExcluirSobre o livro a primeira vista eu não gostei da capa, mas por se tratar de um tema tão reflexivo tenho certeza que vou gostar dele.
beijos
Livro Rosa Shock
Eu sou completamente apaixonada por este livro e pela autora que é uma querida.
ResponderExcluirEla soube criar uma trama que nos emociona e ensina ao mesmo tempo. Para mim é perfeito.
Beijo, Van - Blog do Balaio
balaiodelivros.blogspot.com.br
Eu já conhecia esse livro e embora a capa não tenha me chamado a atenção, a sua resenha ficou ótima. Ela exaltou bem a questão do perdão e de como o começo pode ser difícil, mas insistir vale a pena. Me interessei mesmo.
ResponderExcluirBjs, @dnisin
www.seja-cult.com
Oiee
ResponderExcluirNunca vi esse livro mas só pelo aprendizado que passou quero muito ler :)
Amei a resenha;
Beijos
http://www.livrosechocolatequente.com.br/
Fico feliz que vc tenha gostado do livro, confesso que ele nao chamou minha atenção pela capa, mas agora fiquei um pouco curiosa devido sua opinião e emoção. Parabéns pela leitura e resenha!!!! Mas uma bela indicação de leitura nacional né!!!???
ResponderExcluirAmore, não sei se O Trio é pra mim, mesmo assim coloquei na lista de desejados pra quem sabe um dia.. u.u'
ResponderExcluirEu li uma resenha que contava beeeem mais coisas, sobre o que aconteceu pro Jordan ser bulinado(ó a palavra que você não queria ler)pela vila e por isso digo que sei lá, a amizade é bonita entre os amigos e o perdão também, e acho que a mensagem da obra é sensacional. Espero um dia ser um ser humano melhor pra lê-lo com todos os sentimentos e anseios certos.