Leitura rápida?

terça-feira, 10 de setembro de 2013
Eis a questão: Você ler de maneira rápida ou lenta? Há algum tempo eu venho observando o quanto  meu ritmo de leitura acelerou, leio mais livros em menos tempo. Minha preocupação é: será que estou de fato compreendendo tudo o que estou "lendo"? Consigo absorver e refletir/compreender todas as informações? Pois bem, fiquei preocupada e fui dá uma boa pesquisada no tio Google, afinal, é o tio mais gênio que conheço.

Bisbilhotando por aí, me deparei com alguns sites que ajudaram a entender alguns motivos que fazem as pessoas adquirirem essa tendência a ler mais rápido. É curioso que nós não percebemos que estamos lendo mais rápido até certo ponto, mas quando vamos conferir o número de livros ou páginas que lemos em dois dias, por exemplo, é surpreendente. Pois bem, em um site encontrei o seguinte trecho:

"Os tablets podem ajudar a recuperar a rapidez e o conforto na leitura para pessoas com doenças que danificam a região central da visão. De acordo com um estudo, apresentado neste domingo no 116° Encontro Anual da Academia Americana de Oftalmologia, em Chicago, indivíduos com perda mediana de visão conseguiriam ler cerca de 15 palavras a mais por minuto em tablets." Fonte
Claro, para quem tem problemas na visão, assim como eu, sabe o quanto é chato querer continuar lendo e não conseguir porque os olhos estão ardendo, irritados ou lacrimejando. Eu fico com raiva e vou dormir, normalmente passa depois. Quando vi essa notícia, eu fiquei muito feliz, pois nunca li em tablet, kobo, kindle e não sabia que as condições necessárias para uma leitura agradável realmente se concretizariam com um aparelho digital, apesar de conhecer os gadgets, eu tentei ler no celular e não foi nada animador. Ter conforto na visão durante a leitura é o passo mais importante para uma leitura mais rápida.

Vimos que ter a condição necessária - a visão em perfeita comunhão com a leitura - é importante. E encontrei outra reportagem interessante, olhem só:

"Nas estantes de casa, já não cabem mais livros. O estudante já leu 4 mil títulos. O número impressiona, mas o que mais chama a atenção mesmo é o tempo que o estudante leva para fazer a leitura: são 900 páginas por hora, 15 páginas por minuto, cerca de 5 segundos por página." Fonte

Percebem o tamanho disso? Um garoto de 16 anos já leu 4 (QUATRO!) mil livros e o mais louco é que ele ler cerca de 900 páginas por hora. Onde ele encontrou a fórmula do sucesso? Um livro de 900 páginas eu leria em 15 horas, provavelmente divido em 3 dias.  Ele ainda diz que:


"O estudante aprendeu a fazer a leitura dinâmica sozinho e criou técnicas para que ela ficasse tão rápida. “Minha leitura é uma diferente da tradicional, que é uma leitura horizontal, que a pessoa pega palavra por palavra. Minha leitura é na vertical, é uma visão só, mais ampla da página”, conta Netto." Fonte


Podemos observar que o estudante encontrou uma fórmula para ler, uma verdadeira dinamicidade para compreender o que ler a cada página de forma super (porque não inimaginável?) rápida. Eu fico extasiada com isso, pois é impressionante. Ao mesmo tempo em que fico incrédula, pois como isso é possível?!...

Leio de maneira rápida para os padrões, mas lenta perto de certas pessoas, inclusive vários blogueiros. Me sinto satisfeita por enquanto com isso, consigo compreender o que leio - já que alguns estudiosos questionam o fato de ler rápido com falsa compreensão do que está sendo lido. Eu entendo, inclusive na faculdade isso me ajuda bastante, pois são vários textos, apesar de que tem textos (alguns de filosofia, antropologia, sociologia, e as gias da vida) que não dá pra ser lido sem total leitura sistemá de cada letra. 

Espero que tenham curtido, qualquer sugestão, crítica, reclamação, deixem abaixo nos comentários. 

19 comentários:

  1. Oi Lu! Meu ritmo aumenta conforme mantenho o hábito, eu fiquei uma época sem ler nada e quando retomei ficava vários dias com um mesmo livro, mas conforme fui de adaptando novamente, foi fluindo melhor. Mas uma coisa é certa, a diagramação do livro é fundamental para isso, aquelas fontes minusculas e o texto pouco espaçado, como se a editora estivesse economizando papel atrapalha muito. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Como assim 900 páginas??? Gente!!! Nunca vou conseguir isso!!! Infelizmente eu tenho problemas de visão mas, com a vinda do meu Kindle, tenho lido muito mais rápido. Não tanto quanto o garoto de 16 mas, mesmo assim, algo muito superior ao que eu lia. A única coisa que me pergunto é se as pessoas que costumam ler rápido realmente armazenam a informação por tempo suficiente.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto. Achei impressionante que ele tenha lido tudo isso, mas acho que não deve ser tão legal quanto ler a página inteira, do estilo "tradicional".
    Beijos


    duasamigas-variosmundos.blogspot.cm

    ResponderExcluir
  4. Ameii o post, super util. Mas realmente independente do jeito de como vc lê, só de vc ler com frequência, o ritmo aumenta.
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre li muito rápido e continuo com esse hábito que acho maravilhoso.
    A Nati do Planet Pink sempre comenta comigo sobre esse "dom" que tenho.
    Mas, acredito que isso vá muito de pessoa para pessoa.
    Ótimo post!
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que isso! Eu achando que lendo 100 páginas por dia me tornava a rainha. :o
    900 por hora? Eu acho que todas as matérias GIAS e qualquer outra precisam de muita atenção, são as leituras mais lentas. =/
    Vai pro tablet, pacotinho! Não sabia que você tinha tanto problema nos olhos. =/
    Beijos da sem palavra. ;x
    www.nyasmim.blogspot.com.bt

    ResponderExcluir
  7. Posso criticar o garoto? kkkk
    eu tenho leitura dinâmica, a tal leitura na vertical, mas uso raramente, uso quando quero ter uma noção rápida de um documento por exemplo. Na leitura dinâmica, você sabe o que está escrito, mas não "lê" exatamente. Já usei para ler clássicos no ensino médio e doutrinas na faculdade, mas jamais usaria em um bom livro, um livro que eu leio por prazer. Esses eu gosto de ler mesmo, aproveitar cada palavra e o significado que ela traz para a história. Leitura dinâmica é boa quando é obrigatório, quando é para estudar, não para diversão.

    Mas, quando lemos com frequência, lemos mais rápido sem perder o gosto de ler de verdade.

    ;*


    http://espeloteadaepatricinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tem TAG pra vc no Menina Liélula!

    ADORARIIIA ver sua lista de livros favoritos!
    Beiiijos!

    http://meninalibelula.blogspot.com.br/2013/09/respondendo-tag-10-livros-favoritos.html

    ResponderExcluir
  9. Oii!!
    Muito interessante o seu post!
    Eu compreendendo o que estou lendo já fico feliz! Mesmo que demore ou seja rápido demais! :P
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  10. Olá o/ nova seguidora, bem realmente é bem questionável que a leitura rápida tenha muita compreensão, eu estabeleci pra mim, que só vou ler 100 paginas por dia, assim posso fazer todas as coisas do meu dia a dia,trabalho de manhã, estudo a tarde, faço curso a noite, ja viu né? não tenho muito tempo, mas faço o meu possivel, leio nos intervalos, e sempre que tenho aula ou tempinho vago o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Acho que o importante é compreender o que está lendo, demoro quanto for. Eu leio rápido quando a história me prende, mas se não a leitura se arrasta.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oiee Lú! Adorei a postagem especial...tinha muitas coisas que não sabia e fiquei por dentro. Eu considero que minha rapidez na leitura aumentou bastante depois que criei o blog. Antes eu lia 1 livro de 200 páginas por mês e achava que lia...só que não! kkkkkkkkkkkk Agora leio muito mais e percebo que quanto mais nós lemos, mas rápida vai ficando a absorção pela cérebro...é um exercício mental como os que fazemos nas academias com os músculos só que um pouco diferente. Agora esse menino aii que já leu mais de 4 mil livro é o cara, hein? Só que será que ele absorve mesmo tudo que lê, como você disse? Acho meio difícil...
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu, tudo bem?

    desculpe os dias ausentes. Olha, eu costumo ler no meu ritmo, também tenho problema de visão e mt tempo lendo, ainda mais quando é aquela letra miudinha, é terrivel pra mim. Mas por enquanto ainda mantenho meu tempo de leitura. Em média leio 4, 5 livros por mês, porque, como vc disse, as vezes temos que compreender bem aquilo que lemos e eu gosto de saborear os livros ;)

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. 900? Que absurdo, tira toda a essência de "ler", pode até entender um pouco, mas querer números não adianta. É preciso apreciar um livro. Eu leio "rápido", mas quando não me foco em uma frase, leio de novo.
    Só uso leitura dinâmica no trabalho, quando preciso descobrir o assunto de algum ofício. haha
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Como eu tenho dislexia, não posso dizer que pego tudoooo o que to lendo, porque na maioria das vezes vai pelo contexto, mas eu tento ler o mais rápido que posso. Como são muitos livros e o tempo pouco, tenho que acelera. Eu noto que quanto mais rápido leio o livro, mais fácil eu esqueço ele.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  16. oie :)

    Que legal essa matéria! Adorei saber que ler em um dispositivo digital não cansa tanto a visão. Apesar de eu preferir livros impressos *_* mas é bom variar um pouco, a gente que vive lendo kkk

    Super post! Parabéns!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu

    Nossa que post interessante adorei isso mas como assim ler na vertical ? Fiquei curiosa como a pessoa entende isso rssrs para mim o único segredo para eu ler mais rápido é o livro ser bom quando é eu leio rápido mas quando não é eu demoro mais mesmo.

    Beijos
    http://www.livrosechocolatequente.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu

    Nossa que post interessante adorei isso mas como assim ler na vertical ? Fiquei curiosa como a pessoa entende isso rssrs para mim o único segredo para eu ler mais rápido é o livro ser bom quando é eu leio rápido mas quando não é eu demoro mais mesmo.

    Beijos
    http://www.livrosechocolatequente.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Lú adorei o tema abordado. Confesso que hoje em dia leio mais rápido que antes de ser blogueira, acredito que isso seja consequência do habito. Com o tempo vamos tendo facilidade de nos concentrar e se a escrita e narrativa do texto contribuir a leitura é bem rápida. Mas outro ponto abordado por vc no texto é essencial, a compreensão do texto, de que adianta terminar um livro em um ou dois dias se vc nao conseguiu entender as entrelinhas??? Então acredito que cada um deve descobrir seu ritmo e aos poucos ir melhorando seus métodos se preferir, mas sem cobranças pq a leitura mesmo que para estudo ou trabalho tem que ser algo prazeroso. Enfim parabéns pelas palavras e pelo post maravilhoso \o/

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir