Livro: As Vantagens de Ser InvisívelAutor: Stephen ChboskyEditora: RoccoPáginas: 223Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora.
Todo mundo querendo muito ter o livro, inclusive eu. Comecei a ler e não consegui parar, mas tinha que parar, justo na metade do livro. No outro dia continuei com a leitura esperando entender umas coisas que eu tinha curiosidade de saber sobre o desfecho. Um livro que faz você ficar pensando em si mesmo, se você tem algo em comum com Charlie ou não, se é parecido com a versão acomodado ou louca dele. Um livro que me fez pensar no "como" a vida é doida, passageira (muito, muito rápida) e que ficar nu é apenas uma consequência. Olha, eu acho que depois dessa leitura eu realmente estou confusa, confusa com o livro, confusa em relação a que o autor queria de fato passar.
O livro pode até ser muito típico dos norte americanos, mas com a minha realidade ele não condiz, tem situações que não posso falar aqui, mas consegui compreender muito o Charlie, e sim, consegui entender o transtorno psicológico, mas não consegui entender o autor, a mensagem por traz. Frustrante!
A amizade para mim foi muito importante, mas na cabeça dele, pois como o livro é redigido como se fossem cartas, a história não tem muitos acontecimentos, muitos diálogos.
No final eu esperava por respostas, não de Charlie, mas de algumas situações, e acreditem, EU tive algumas que eu nem imaginava, mas algumas muito concretas não tinham respostas, como se não fosse importante.
Resumindo, o livro é uma espécie de texto para pessoas que já sentiram algum transtorno psicológico, pois garanto com absoluta certeza que dá para entender muito melhor, muitas coisas nas entrelinhas. Como eu já mencionei, eu não consegui entender muito bem o que ele quis passar, mas consegui entender o livro, ambíguo isso? O.K., eu explico, entendi completamente o personagem, as situações, as reações dele, mas achei frustrante o desfecho do livro sem uma conclusão exata, sem uma resposta, que absolutamente tinha porque no filme isso acontece.
Resumindo, o livro é uma espécie de texto para pessoas que já sentiram algum transtorno psicológico, pois garanto com absoluta certeza que dá para entender muito melhor, muitas coisas nas entrelinhas. Como eu já mencionei, eu não consegui entender muito bem o que ele quis passar, mas consegui entender o livro, ambíguo isso? O.K., eu explico, entendi completamente o personagem, as situações, as reações dele, mas achei frustrante o desfecho do livro sem uma conclusão exata, sem uma resposta, que absolutamente tinha porque no filme isso acontece.
FILME:
Mil vezes o filme, muito melhor. Muito mesmo. Mesmo. Eu estou boquiaberta até agora, nunca achei que um dia fosse gostar mais de um um filme do que de um livro. O final é diferente, a história foi bem alterada, mas consegui amar o filme! Até chorei, haha. Tudo que eu "achava" - minhas conclusões precipitadas - se confirmaram no filme. Me arrependi de não ter visto primeiro o filme, mas enfim.
Oie :)
ResponderExcluirAdorei sua resenha comparando o livro com o filme, eu já li o livros e não gostei nada :( quero muito assistir o filme, beijos !!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )
Oi,
ResponderExcluirBem eu não tenho vontade de ler esse livro, não pelo tema não me agradar, longe disso. Mais um dia fiquei em uma livraria esperando minha mãe e comecei a ler um pouco desse livro. Não me agradou muito não. ótima resenha.
Ah eu até pensei em comprar, mais fiquei com receio de ler e gostar mais do filme! Que eu comecei a assistir e achei um pouco tediante! Mais um motivo para não ler.
Beijocas,
Cindy, Livros e Piratas (visite o blog!)
Oi Lu!
ResponderExcluiracho que essa foi a primeira resenha que vi que teve algumas ponderações sobre o livro. Eu li tem um tempinho que gostei bastente. Me apaixonei pelo Charlie e por tudo o que ele passou. Eu gostei bastante do filme também, o que para mim é uma raridade pq eu super prefiro os livros. Continuo preferindo o livro, mas o filme não me decepcionou em nenhum momento e, realmente, achei o final lindo.
beijos
Kel
porumaboaleitura.blogspot.com.br
Não li o livro e não assisti o filme ainda,
ResponderExcluirpretendia ler primeiro, mais diante das suas ponderações
acho que vou assistir logo o filme.
http://soubibliofila.blogspot.com.br/
Oie minha querida amiga Lú, tudo bem com vc ?
ResponderExcluirEspero que sim, pois sua postagem me chamou muita atenção, pois eu comprei esse livro As Vantagens de ser Invisivel a pouco tempo.
E estou doida para ler, até porque muita gente falou bem e outros mal dele, mas quero tirar minhas proprias conclusoes.
E também gostaria muito de ter assistido o filme, mas eu acho melhor ler primeiro para depois ver as diferenças.
Mas eu gostei do que vc escreveu.
O filme as vezes acaba sendo melhor mesmo que nos livros, mas acaba dependendo muito de cada um.
Por exemplo, eu não li a saga inteira de Amanhecer da saga Crepusculo, mas eu nao gostei muito dos efeitos e das resumidas que eles fizeram no filme nao...Então depende muito mesmo.
Mas é isso ai amiga
Passando para dizer que mais tarde postarei uma resenha em meu blog
Se cuida e fica com Deus
bjokas
lovereadmybooks.blogspot.com.br
Interessante sua resenha, ressaltando os pontos mais fracos da trama. Quando li As Vantagens, realmente não esperava me emocionar tanto com um livro como eu me emocionei lendo-o. O modo como o autor escrevia me envolveu de jeito. Mas acho que posso entender seu desapontamento, afinal muitas perguntas permaneceram sem resposta ao longo da trama. Ainda não assisti ao filme - embora queira bastante - e estou esperando o DVD lançar por aqui.
ResponderExcluirBeijos!
Clara
labsandtags.blogspot.com
COMO ASSIIIIM, o filme é melhor do que o livro? Estou surpresa, nunca imaginei que veria algo assim kkk ainda não vi nenhum dos dois, mas pretendo sair desse status logo. E agora quero ver se entenderei mais que tu o livro, ou se ele é realmente confuso assim.
ResponderExcluirBeijão, Lari.♥
Vitamina de Pimenta
@laricrazy_
Apesar de tudo o que falam, não estou muito curiosa para ler o livro, nem para assistir ao filme. Acho que é porque falam tanto que me afastei. UASHSUAHAS'
ResponderExcluirTalvez um dia eu leia. :p
Beijoos!
http://livrinhoseeu.blogspot.com.br/
PARA TUDO, finalmente achei alguém que acha a mesma coisa do livro e do filme!
ResponderExcluirLú, sério! UHAIUEAHIUEHAIUEUA
Mas primeiro eu assisti o filme e choreeeeeeeeei horrores, chorei muito mesmo. Ai pensei o seguinte: "Todo livro é melhor que o filme entãoooooo. OMG preciso ler logo" e foi assim que cai do cavalo!
Eu li e gostei de alguns fatos que o Charlie apresenta, e assim como você, eu não sei qual foi o grande objetivo do autor com a obra e prefiro sem nenhuma dúvida o filme! AHIEHAUEA
Beijos,
Nathália
Nova resenha em Livroterapias
Eu amei esse livro, me apaixonei por Charlie. Ainda não assisti o filme, espero gostar tanto quanto você.
ResponderExcluirhttp://blogprefacio.blogspot.com.br/
Não li e nem assisti, mais o povo anda falando isso mesmo que o filme bem melhor, quero ler e assistir para ter minha própria opinião ^^
ResponderExcluirLivros de Cabeceira
@IWannaRuffles
Sério que você achou o filme melhor? Aquele livro - a.k.a o Charlie - é um poço de imperfeição perfeita! \o/
ResponderExcluirAh, tem uma promo super legal rolando em meu blog neste momento! Não quer passar lá para dar uma conferida? ;)
http://www.livroserabiscos.com/2013/06/promocao-turma-memorias-de-uma-garota.html
Beijos!
Eu ainda não li o livro apenas vi o filme e também gostei bastante. A estória é incrível e com o elenco que foi selecionado para os papéis acho que foi perfeito. Espero ler o livro ainda, mas tenho já certeza que o filme me encantou. Eu pensei que o livro é ainda melhor, mas parece que me enganei. rs
ResponderExcluirBeijos, lindaa!
http://comoumrefugio.blogspot.com.br/
Eu tô com o livro pra ler, mas vc sabe como é minha vida e minha lista de livros (tem que ser tudo seguido a risca rs)então provavelmente só lerei lá pra agosto.
ResponderExcluirVamos ver o que vou achar.
www.reticenciando.com
Oi Lu.
ResponderExcluirSabe que depois de ler algumas resenhas sobre o livro eu desanimei, dizem que a adaptação 'pras' telinhas ficou bem melhor....mas enfim, não li nem assisti o filme rsrsrs.
Ótima resenha livro x filme.
Beijos
Leituras da Paty
To bege! Como assim, o filme é melhor que o livro!!!!!
ResponderExcluirAgora preciso ver e ler, porque ainda não fiz nem uma coisa nem outra, rs.
bjus
meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Oi!
ResponderExcluirEu estou louco para ler esse livro!
Sério que você gostou mais do filme? Tipo, eu amei o filme também, mas não tive a oportunidade de ler o livro.
Espero curtir muito a leitura e não me decepcionar. Charlie parece ser uma personagem que com certeza eu me identificarei.
Gostei de saber sua opinião. (:
Abraço!
"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com
Não li o livro, vi o filme e gostei, geralmente os livros são melhores né, emfim..
ResponderExcluirhttp://des-conversando.blogspot.com.br/
Eu não vi nenhum dos dois, mas com essa resenha, ja sei que vou ver o filme! bj
ResponderExcluirOPa...muito interessante que o filme dessa vez é muito melhor que o livro. Não fazia a mínima ideia disso e gostei da comparação que fez. Entretanto, o tema central da história não me atrai muito...sei lá que gostaria de ler.
ResponderExcluirBeijinhos!
Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.
P.s.: Desculpe a demora para responder, tive que ausentar-me um pouquinho da internet, mas já estou de volta! \o/
MORTO!
ResponderExcluirComo assim o filme é melhor do que o livro? #pálido
Sério? kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Adorei os comentários que você fez a respeito de ambos: Livro e Filme lú...
Estou com o livro aqui para ler e com certeza prestarei atenção no que você disse.
Pena que você não curtiu o livro. :/
Um grande Beijo!
>>> http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/
Gostei do seu post. Assim como vc o livro não funcionou comigo, teve horas que pensei até em parar a leitura mas continuei, enfim ainda não vi o filme mas nesse caso acredito que vou gostar bem mais!!!
ResponderExcluir=)
Oi,amiga!
ResponderExcluirEu quero muito ler esse livro. Já comprei faz tempo, mas nunca consegui pular ele na frente dos demais. O que mais me intriga é a abordagem que o autor escolheu para falar de tais transtornos. Espero gostar do livro, mas pra falar a verdade acho que vou assistir o filme primeiro..rs
Bj grande! As coisas estão melhorando por aqui..por isso dei um "vazari" por uns dias.
Zilda
Cachola Literária
Assim, eu to com vontade de ler esse livro e não estou. Acho que eu precisaria de um momento certo para ler, pois pelas resenhas, ele trata de assuntos mais sérios e tal. O filme eu não tenho muita vontade de ver, mas vamos ver, como você falando que ele é melhor que o livro eu fiquei curiosa.
ResponderExcluirBjs, @dnisin
www.seja-cult.com
Oi Lú!!! Tava com saudades de passar por aqui no seu cantinho!!! :)
ResponderExcluirQue bom que gostou do Imira, espero a opinião completa (e sincera rs).
Tenho curiosidade de ler esse livro, mas fico com reservas, acho que porque dizem ser escrito em forma de cartas e fico pensando em algo monótono. Mas sua resenha me deu uma visão melhor. Não quero ver o filme antes de ler o livro.
bjsss minha linda!!!
Ana
Flor
ResponderExcluirEu gostei do livro, mas não foi nada tão grandioso como as pessoas acham!
Ainda não vi o filme, mas espero que seja bom!
Feliz Dia dos Namorados!
Beijos
Livroterapias
Eu ainda não li e nem assisti, mas saber que o filme é bem melhor que o livro.. sei lá, já não estava muito afim de ler, acho que só irei assistir hehe
ResponderExcluirFalam muito bem dessa história e fiquei curiosa :)
http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/
Oi Lu!
ResponderExcluirEu tenho muita curiosidade para ler esse livro, mas faltou oportunidade. Já ouvi comentários de que o filme é bem melhor que o livro, mas também não assisti o filme (kkkkkkkk, eu sei, sou desatualizada). Mas vou assistir nas férias!!!
Beijos
http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/
Oieee
ResponderExcluirEntão vou seguir seu conselho kkkk filme primeiro !!
Beijos
Andressa
http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/
Oi Lú!!
ResponderExcluirAiii eu to louca pra ver e ler esse livro!
Ainda não assisti ao filme pois quero ler primeiro!
Mas, agora que você falou que o flme é melhor fiquei mais curiosa ainda!!
E quando você ler A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, me avisa!! Gostaria de saber sua opinião =)
Beijos
Garota Liber
http://garotaliber.blogspot.com
Oi Lu! A impressão que tive ao ler a resenha é que o livro é bem cansativo, eu vi muitas resenhas positivas dele, mas não tenho muta vontade de ler.Foi bom ver sua opinião.
ResponderExcluirBjos!!
Também concordo com você! Adorei o filme, achei fantástico e confesso que também prefiro o filme ao livro nesse caso! ;)
ResponderExcluirBeeeijos ^^
http://literarioecultural.blogspot.com.br/
Lú, acho que é a primeira vez que vejo alguém falar que o filme é melhor que o livro, não li este livro ainda e também não vi o filme, queria ler o livro antes... agora fiquei na dúvida... kkkkk
ResponderExcluirBeijos
Patty Santos - Blog Coração de Tinta
http://coracaodetinta.blogspot.com.br/
Vi o filme e adorei... e geralmente o livro é muito melhor... pelo visto, não neste caso!! Normalmente costume ler o livro para depois assistir ao filme, mas dessa vez inverti... e agora confesso que não sei se lerei o livro... quem sabe mais adiante! Bjos!
ResponderExcluirEstou chocada, como assim gostar mais do filme do que do livro??? Mas sei que isso pode acontecer as vezes, mas é raro acontecer e deveria ser proibido, eu estou com esse livro para ler, mas ainda não chegou a vez dele a cada resenha que leio, fico mais e mais curiosa, quero ler e entender o Charlie e ver esse final que você não gostou do livro e em breve também poder ver o filme, adorei seus comentários.
ResponderExcluirBjOs!!!
@jannagranado
http://livrospuradiversao.blogspot.com.br