Resenha: Reconstruindo Amelia

segunda-feira, 28 de julho de 2014
Livro: Reconstruindo Amelia
Autora: Kimberly McCreight
Editora: Editora Arqueiro
Mais Informações: Site Editora Arqueiro













Kate Baron é uma advogada bem sucedida e trabalhou muito para criar sua filha, a qual foi primeiramente indesejada e nasceu de um relacionamento que não foi tão saudável. Ela e sua filha Amelia vivem sozinhas, uma dependendo da outra, mesmo que Kate trabalhe muito, Amelia tenta se virar em casa e tenta entender o motivo de sua mãe nem sempre estar em casa. Amelia sempre foi uma menina dedicada aos estudos, sensata e sempre ao lado de sua melhor amiga desde a infância. Em um belo dia Kate recebe uma ligação da escola de Amelia avisando sua filha sofreu uma suspensão e que ficará três dias sem poder frequentá-la. Kate sai de uma importante reunião para saber o que aconteceu. Nesse meio tempo, ela demora a chegar mais do que pensaria que iria se atrasar. E descobre o pior: Amelia está morta. 

O livro é uma redescoberta de Kate para saber, afinal, quem é Amelia, em que se tornou sua filha e o que ela estava fazendo de sua vida. A Escola culpa a própria Amelia por sua morta, alegando ser suicídio, enquanto Kate acha que tem alguma coisa por trás, e é nesse ínterim que Kate descobre outras verdades e ideias de sua filha. 

O desenvolvimento todo tem um pouco de drama, de clima policial, sentimentos que envolvem famílias que tem alguns problemas e até mesmo romance. Todos os personagens são bem construídos, mostrando que cada qual possui suas características que os diferem bastante um do outro, e são características e personalidades bem marcadas. As cenas, os capítulos e contexto são bem construídos, deixando a história e todo o suspensa mais rica e culturalmente charmoso. 

A narração é muito bem elaborada, fazendo com que as pessoas tenham vida mais reais, numa linha mais parecida com a real, dando até para fazer comparações. A linha do romance é bem complicada nessa história, dando passo para o suspense, medo, drama e até mesmo sentimentos mais favoráveis ao positivo. O drama envolve na família. O suspense é parte integrante e importante da narração, fazendo com que o livro seja mais emocionante. E é muito emocionante, prende, literalmente, a respiração. 

A autora fez uma desconstrução de coisas que eu pensava, me fez pensar em histórias que se ouvem por aí, e me fez pensar no que definimos como certo e errado. Ela foi muito bem sucedida e transformou um romance/drama/policial em algo lindamente empolgante. Então, portante, enfim (risos), para quem gosta de livros que tenha suspense dentro de um contexto romântico e um pouquinho de drama, vale a pena conferir essa história e narração dessa autora fantástica. 

3 comentários:

  1. Oi Lu! Eu adorei o livro, é uma trama bem elaborada e que me deixou bem emocionada, levanta bem a questão de relacionamentos entre pais e filhos e até onde conhecemos de verdade uma pessoa.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Me parece que essa é uma leitura bem dramática mas que envolve totalmente o leitor do inicio ao fim.
    http://memorias-diversas.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  3. Oi Lu eu li esse livro e fiquei tensa do inicio ao fim, deve imaginar sou mãe de adolescente, eles saem e não sabe se volta bem, infelizmente o mundo está de cabeça para o ar e esse livro faz a gente refletir, adorei sua resenha! Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir