Resenha: O Duque e Eu - Os Brindgertons - Livro I

domingo, 2 de fevereiro de 2014
Livro: O Duque e Eu
Autora: Julia Quinn
Os Brindgertons - Livro I
Editora: Arqueiro
Mais Informações













Violet Brindgerton é a grande matriarca dos Brindgerton dessa família de oito filhos, todos com nomes em ordem progressiva no alfabeto, obviamente começando por A. Ela é uma viúva que ficou com a carga de criar os filhos e casá-los, já que é mais que função de uma mãe naquela época. Uma mulher impetuosa e cheia de escrúpulos, decidida em qualquer ocasião e com poder absoluto sobre os filhos, inclusive o que é chefe da família, o filho mais velho. O Duque e Eu é um romance de banca com uma escritora contemporânea e cheia de graça. Daphne Bridgerton (seu nome começa com D, portanto é a quarta filha) está na idade de ser apresentada para a sociedade com a intenção de arranjar um pretendente. 

Simon Basset é filho de um Duque e tem como futuro o futuro título, no entanto, é tudo o que ele não quer. Para isso, basta ele não se casar. Mas seus planos acabam quando ele conhece e deixar entrar em sua vida a graciosa Daphne. Tudo vai para o ar. A aproximação dos dois se deu após um tipo de acordo  em que consistia nos dois "fingirem" que estavam apaixonados e pretendiam se casar apenas para Simon se livrar das mães que o importunavam para casarem suas filhas e Daphne ganharia uma trégua dos encontros e bailes que sua mãe a levava para arranjar um marido ou simplesmente um pretendente. É nesse meio tempo que os dois se apaixonam e vai se fortalecendo o laço que existe entre eles antes mesmo deles perceberem. Ah, ainda tem no livro uma fofoqueira que me fez dá risadas bem altas.

Julia Quinn se revelou uma autora autêntica com um olhar astuto sobre o passado e com uma fisgada de autenticidade. Fantástico! Ela conseguiu fazer uma romance de época autêntico, ambiguamente. A narrativa fluiu de forma magnífica, coesa e coerente. Entretanto, o que me agoniou foi alguns acontecimentos... Daphne tem a personalidade forte, é graciosa e tem um humor incomum para uma moça de seu tempo, mas em determinado momento ela aparece como "boba" ou até mesmo ignorante, não condizendo com sua personalidade.

Os personagens são bem construídos, bem justificados e cheios de adereços que faz o leitor ficar querendo mais sobre eles. Mesmo reconhecendo o valor da autora, dos personagens criados, da narrativa, da diagramação do livro e tudo mais, o livro para mim foi bom, apenas isso, infelizmente. Eu pretendo ler O Visconde que Me Amava, que é o próximo e quero ver se gosto e me apaixono ainda mais pela série. Vamos ver! 

Enfim, você que é apaixonada ou apaixonado por romances de época, espero que tenha ficado evidente na resenha que o livro e uma ótima distração, sendo agradável e alegre para um dia friozinho. Espero mesmo me apaixonar ainda mais pelos Bridgertons. 

8 comentários:

  1. Oi!
    Não sou muito fã de romances de época. Mas acabo lendo alguns.
    Ainda não li nada da autora, mas tenho vontade.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não li muitos romances de época até agora, mas dos que eu li curti bastante. A editora está trazendo ótimos títulos desse gênero, né? É muito bom, espero começar a ler mais livros assim.
    Sobre a história, adorei! Não sabia que era de série... Pelo menos foi bom, né? Pior se não agradasse nem um pouco, rs. Espero que o próximo seja ótimo para você. ;)
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não me interessei muito por esse livro não, flor.

    O banner do meu blog mudou, por favor atualize.

    Beijokas da Mylloka :*
    http://myllokasecret.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Nunca me interessei muito pelo livro, por isso nunca quis lê-lo
    Mais adorei a resenha ^^
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi,amiga!
    SAUDADES, mulé! Poxa, me abandonastes!
    Bem eu ainda não li nenhum romance de época então nem posso dizer se gosto ou não. Mas eu não sei... as capas não me atraem e o enredo sempre me passa uma coisa muito performática. Sei lá.Mas vou guardar a dica com carinho.
    Vê se aparece!
    Bjs! Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br/2014/02/o-que-e-dom-casmurro-valendo-um-milhao.html

    ResponderExcluir
  6. Oiee

    Nossa eu amo esse livro adoro demais a Julia Quinn e recomendo sempre todos os outros livros da série :)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  7. Acredito que essa série é realmente indicada para quem é fã da Jane Austen. Eu já li um livro da Jane e gostei muito e após ler várias resenhas positivas dessa série da Júlia Quinn decidir solicitar esse primeiro volume e se eu gostar compro os outros. Enfim foi ótimo ler sua opinião desse livro, ansiosa para ler. Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  8. Sua sem coração! SUAHSHAUHSA
    Lú, eu não posso te dizer que a serie tem defeitos, porque eu a amo! AMEI a família Bridgerton e sabe o que? Tô nem aí pra sua opinião! u_u' HSUAHSUAHSAUSHA Zoa, amada. DEIXO AQUI QUE É PURA ZOEIRA! EU SEI RESPEITAR A OPINIÃO DOS OUTROS. ~vai que alguém quer começar a criar polêmica com a nossa zoeira interna?u.u'
    Espero que o segundo livro faça você gostar da família e da lady whistledown. <3

    ResponderExcluir