Resenha: A Linguagem das Flores

segunda-feira, 23 de setembro de 2013
Livro: A Linguagem das Flores
Autora: Vanessa Diffenbaugh
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Sinopse: Victoria Jones sempre foi uma menina arredia, temperamental e carrancuda. Por causa de sua personalidade difícil, passou a vida sendo jogada de um abrigo para outro, de uma família para outra, até ser considerada inapta para adoção. Ainda criança, se apaixonou pelas flores e por suas mensagens secretas. Quem lhe ensinou tudo sobre o assunto foi Elizabeth, uma de suas mães adotivas, a única que a menina amou e com quem quis ficar... até pôr tudo a perder. Agora, aos 18 anos e emancipada, ela não tem para onde ir nem com quem contar. Sozinha, passa as noites numa praça pública, onde cultiva um pequeno jardim particular. Quando uma florista local lhe dá um emprego e descobre seu talento, a vida de Victoria parece prestes a entrar nos eixos. Mas então ela conhece um misterioso vendedor do mercado de flores e esse encontro a obriga a enfrentar os fantasmas que a assombram. Em seu livro de estreia, Vanessa Diffenbaugh cria uma heroína intensa e inesquecível. Misturando passado e presente num intricado quebra-cabeça, A linguagem das flores é essencialmente uma história de amor – entre mãe e filha, entre homem e mulher e, sobretudo, de amor-próprio. 



Sabe, com absoluta certeza esse vai para a lista dos melhores livros lidos por mim em 2013. Um livro lindo, mas abaixo eu explico - ou pelo menos tentarei - expressar o que eu sinto quando lembro dessa leitura.

O livro mostra a visão de Vitoria sobre sua vida, narrado por ela própria, intercalando entre capítulos que contam sobre o passado e o presente da protagonista. O livro é dividido em quatro partes, cada uma contando uma fase da vida da Vitoria. 

Vitoria era apenas um criança quando foi abandonada pela mãe, a qual ela nem sabe quem é. Passou sua infância inteira de casa em casa, ou seja abrigos para menores ou em famílias que tentavam adotá-la. Victoria é reconhecida por ser brava, explosiva e às vezes até mesmo agressiva, mas isso decorre de uma sucessão de acontecimentos! É óbvio, a vida nessas casas que abrigam crianças consideradas órfãs não é nada fácil. 

Próximo a pré-adolescência ela conhece Elizabeth, uma mulher cinquentona que a adota, que tem muito amor para dá para uma pequena criança carente. A princípio, Victoria se retrai e se comporta como sempre comportou nas outras casas. Mesmo quando Meredith a ameaçava, ela era responsável por cada passo que Vitória dava, ela não se comportava direito, e sempre voltava para o inferno apertado onde viviam várias garotas. 

Quando ela foi morar com Elizabeth, muita coisa muda, a primeira é que ela não foi castigada com comida, nem teve que passar uma noite no frio, muito menos apanhou. Elizabeth aprende a amá-la, e Victoria também. Mas as coisas mudam quando a sua suposta mãe, Elizabeth, conta sua história e de sua irmã, mãe de Grant, seu sobrinho e que acaba por se apaixonar por Victoria. O dilema entre as irmãs acaba por desencadear uma sucessão de acontecimentos que resultam na separação entre Victoria e sua atual mãe.

Anos mais tarde, Victoria completa 18 anos e precisa dá rumo a sua vida, já que o governo não assegura mais sem "bem estar", digamos assim. É assim que ela vai parar na vida e loja de Renata, uma mulher que possui uma loja de flores. Victoria tem muita aptidão por flores, Elizabeth despertou isso nela, então ela não esqueceu durante todos esses anos. Renata a contrata e a cada tempo ela vai se aperfeiçoando.

E em uma das visitas ao mercado de flores, ela reencontra Grant, mas não o reconhece, apenas fica estonteante por ele. Os dois acabam tendo um romance e surge uma surpresinha, mas só para quem leu já sabe. Essa sim é a reviravolta de Victoria. E eu paro a descrição do livro aqui, quem ainda não leu, corre agora para comprar, é simplesmente MARAVILHOSO!

Muito bom mesmo é a relação estreita e muito íntima de Victoria com as flores, ela monta um dicionário por conta própria, apenas com base em outro, cria suas significações junto a Grant. Outro ponto importante é o fato de Vitoria ter uma relação indiferente às outras garotas do abrigo, o que me faz perceber que a vida entre as pessoas que permeiam esse lugar tem pouca luz. Mas como eu disse no caso de Vitoria, isso são apenas - e exclusivamente -consequências. 

Com uma capa linda e encantadora, a história é capaz de superar em todos os sentidos, nos trazendo de volta para uma vida que não vivemos, é meio louco, sofrido, arrebatador, essa é a história de A Linguagem das Flores! A diagramação é linda, uma fonte apresentável e muito legível.

26 comentários:

  1. A capa desse livro é muito bonita e gostei muito da sua resenha, parece ser uma história realmente muito boa.

    Eu preciso dizer... Amei o seu blog. Muito fofo!
    Já estou seguindo aqui
    Eu tenho um blog também e estou fazendo um sorteio lá. Se puder da uma conferida.
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/2013/09/sorteio-do-livro-poemas-sobre-o.html

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Nossa sinceramente você me fez ficar com vontade de ler esse livro agora, acho que vou aproveitar que esta barato e irei comprar hahaha !!!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu! Esta capa me transmite a sensação de uma trama sensível, eu sempre tive vontade de ler este livro, consegui comprar estes dias naquela promoção do Submarino e estou com muitas expectativas, pela sua resenha parece ser uma história única.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Já tinha vontade de ler esse livro agora, foi pro desejados ^^
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu fiquei muito feliz por você ter gostado do muito do livro, porque ele foi um dos melhores que li ano passado. Me lembro de ter achado tudo muito cru e direto, mas com uma verdade emocionante. O livro é tocante, na verdade.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tenho muita vontade de conhecer esse livro. Talvez pq tem essa questão com flores...
    Beijinhos no coração e uma frutífera semana para você.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ler o livro e corri p ver se vc tinha postado a resenha. :3
    O livro foi um dos mais tocantes que já li e passou pelo menos pra mim a confusão da mente, a vontade de ter uma família e ao mesmo tempo de se guardar pra no futuro não se machucar.
    Adorei o final e confesso que quase tava indo pras narrações do presente pra saber se o casalzinho ia ter o final feliz. u.u'
    Uma leitura incrível e que mexeu com my feelings mega desprovidos de regulagem.. ç_ç
    enfim, entenda que eu tô no mesmo barco que você em relação ao livro. :3
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Não costumo ler esse tipo de livro, porém vc me animou!
    Seguirei a sua idicação!

    ResponderExcluir
  9. Nahim...que tudo de bom esse livro parece ser. Eu vejo muitas resenhas falando super bem, como a sua. Estou curiosa para adquirir ele. Amoo estórias que incluam flores, fica tudo tãoo romântico!^^
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  10. AAAAAAAAAAAAAH necessito desse livro! Yasmim disse q foi dormir 3hrs da manha pra terminar de ler...

    Beijos
    (ps: to com preguiça de comentar, sorry ♥)

    ResponderExcluir
  11. parece ser um livro bem meigo. gostei. uma vez ganhei uma promoção e tive de escolher entre esse e outro livro, acabei ficando com o outro
    mas da próxima vez vou ver se dou uma chance pra esse.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu :)
    Faz tempo que morro de curiosidade de ler esse livro e nunca encontro para comprar. Eu amo romances e esse parece ser bem delicado. Espero ler em breve.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. O título desse livro é muito instigante e a capa, tão simples e fofa, desperta o interesse. Apesar de não fazer meu gênero, sempre tive uma certa curiosidade pra ler esse livro.

    Beijos,
    oroçardovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro,
    mais fiquei curiosa, pelo que li,
    parece conter uma mensagem muito bonita, vou ver se consigo
    um exemplar para desfrutar hehehe

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é simplesmente maravilhoso, além de falar sobre o significados das flores, achei a história comovente e mto plausível.

    Amei!

    Beijos

    Ana
    www.euleitora.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Já tinha visto o livro, mas é a primeira resenha que leio. Eu adorei, quero muito lê-lo agora.
    Parece ser bem doce a história.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Faz muito tempo que quero ler esse livro, mas nunca encontro
    ele em promoção. Adoro flores, e gostaria muito de lê-lo quem sabe um dia
    adorei a resenha,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Fazia tempo que tinha interesse nesse livro, mas nunca tinha lido uma resenha.
    Depois de ler a sua, fiquei ainda mais curiosa por ele. *-*
    A capa que me desestimulou bastante na hora de decidir se comprava ou não. rs
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Lú parabéns por essa leitura, esse livro é realmente maravilhoso.
    Esse foi o 1° livro que escolhi quando fiz minha parceria com a editora Arqueiro \o/ se quiser ler minha resenha:
    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com.br/2011/10/linguagem-das-flores-vanessa.html

    Bjos

    ResponderExcluir
  20. Oi,amiga!
    Eu tenho esse livro faz um tempão, mas confesso que nunca tive lhe dei a devida atenção.A história parece linda e acredito que gostarei bastante. Olha eu aqui marcando bobeira outra vez com um livro desses pegando poeira na estante. Adorei!
    Bjs! Saudades!
    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  21. Só tenho boas lembranças deste livro e chego mesmo a sentir saudades da leitura...tem uns dois anos que li ele e assim como você, também entrou para a minha lista de favoritos.

    Beijos, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Ai, que raiva. Quase comprei ontem. Mas decidi comprar outro. Tenha certeza que foi para a lista. *---*
    Beijinhos!

    Livrinhos & Eu

    ResponderExcluir
  23. Oiee

    A Erika já fez resenha desse livro no blog mas eu ainda não li espero me emocionar também ...

    Adorei a resenha :)

    Beijos

    http://www.livrosechocolatequente.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Lú,que resenha maravilhosa!Eu havia me encantado com o livro somente pela capa,que achei muito linda.Mas agora lendo sua resenha,me vejo encantada com a historia.
    Realmente não deve ser nada bom ficar de canto em canto ou então morar em uma instituição.Mas vejo que este livro mostra mais do que isso.Mostro o amor,em como podemos confiar amar,mesmo tendo uma vida difícil.
    Olha eu já adicionei este livro aos meus desejados e espero muito poder ler ele o quanto antes.
    Parabéns pela resenha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  25. Oi Lú! Tinha visto o livro em uma promoção e não sabia se comprova, agora com a sua resenha vou comprar. Gosto de livros assim sensíveis que passam uma mensagem bonita. E a capa é linda.

    beijos Luh

    Livro Rosa Shock

    ResponderExcluir