Resenha: Memórias Fictícas

terça-feira, 13 de agosto de 2013
Livro: Memórias Fictícias
Autora: Carina Corá
Páginas: 208
Editora: Novo Século
Sinopse: Quatro diários. Três seres. Uma busca em comum: chegar à superfície da realidade. Uma torre, um lago de cristal, olhos de universo presentes em tempos diversos, em vidas cruzadas e em memórias fictícias. Um mundo imaginário perdido no limbo de uma casa que abrigara relações misteriosas de uma família. Até que ponto suas memórias são verdadeiras? Através dos relatos de Coralina de Lilá, Bianca Giacomina e Érus atravessamos o fino limiar entre realidade e ficção.


Eu digo o livro em apenas uma palavra: surreal.

A metodologia do livro está dividida em quatro diários, sendo narrado por três pessoas. Primeiro Coral (achei interessante o nome), depois Bianca e Érus. O livro começa com Coral e sua mãe dentro de um carro, ambas em busca do novo emprego da mãe, que segundo ela é promissor. Coral apenas não entende o que seja promissor em cuidar de uma senhora de idade avançada que mora em um lugar muito afastado da "civilização" urbana, dos barulhos e do movimento. Ela não aceita a ideia de sua mãe, tornando-se relutante.

Ao chegar na casa - objetivo, Bianca, a velha senhora, não se dá bem com Coral, claro, há um motivo para isso. Mas alega e faz renascer uma curiosidade em Coral sobre uma torre da casa, cuja torre só elas duas podem ver, além de Érus. Diz que a torre é proibida, não pode ultrapassar aquela marca e que é pra garota esquecer aquilo. Os dias vão passando e as duas convivem e a cada dia o mistério sobre a torre é ainda maior, fazendo Coral ter sonhos noturnos perturbadores.

Tudo se desmancha - e a história engata de fato - quando Coral ultrapassa esse limite e encontra, nada mais nada menos, na torre o jovem brilhante e translúcido Érus, que aos seus olhos é lindo, cheio de vida e perfeito. Há todo um mistério por trás daquela história, algo realmente surreal. Mas não no sentido "surreal" de inacreditável, no sentido de "surreal" surpreendente. Nunca um livro mexeu tanto com a minha cabeça, as relações passadas, as vidas que viveram ali naquela casa, tudo tem haver com os conflitos e problemas que se desenrolam no presente de Coral.

A história de sua avó, seu tio, a empregada que viveu ali nesse tempo, Bianca e principalmente o nascimento de Érus. É tudo muito interessante. Muito mesmo. 

A história ultrapassa os limites do real, do ficcional, é muito mais que isso, é algo que só pode ser construído (e por quê não ser real?) dentro de nós, de cada um de nós.

A autora conseguiu mexer com o meu psicológico, com meu racional, com minha vida de um jeito magnífico. É como se eu conseguisse entender cada pedaço da história, em alguns momentos eu ficava me perguntando: "Será que a mente da autora é assim?", ou então: "Ela é normal?". Gente, não é uma ofensa, mas é algo tão bacana, tão bem construído, tão fora do padrão que eu fico lisonjeada por poder ler algo tão perfeito.

A narrativa flui de um jeito leve e solto, fazendo você ler e terminar o livro sem acreditar que já acabou. Fiquei com uma louca vontade de ler mais coisas da autora, principalmente nesse mesmo rumo. Vamos esperar! A capa é linda, a fonte é de tamanho aceitável e quase não achei nenhum erro de ortografia. Mas fica a dica, quem quer sair dos livros clichês, esse é o livro perfeito pra isso!!!

20 comentários:

  1. Oie Lu =)

    A sua é a segunda resenha que leio desse livro. Eu gostei muito da premissa da história e principalmente a forma como a autora trabalhou várias histórias e personagens de uma forma diferente do que estamos habituados.

    Parece ser um daqueles livros que ao mesmo tempo são leves, mas que possuem uma carga emocional que nos faz refletir.

    Com certeza é um livro que eu vou ler quando tiver oportunidade.

    Beijos ;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  2. Lu,

    Mais uma resenha super positiva sobre esse livro, acho que não conseguirei fugir por muito mais tempo, estou cada dia com mais vontade de ler e tirar minhas conclusões!

    Adorei a resenha, "Será que a mente da autora é assim"... preciso ler!

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já algumas outras resenhas falando tbm super bem desse livro, que sim ele é a salvação dos que estão de saco cheio dos clichês, porém não me interessei tanto assim para ler, há uma certa curiosidade mais nada muito grande. Espero ter a chance de ler e gostar.
    Essa pegada de surreal ta começando a me instigar:)
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  4. Oiee

    Ouvi falar desse livro já mas muitos dizem ser um pouco doido ai fiquei na dúvida agora só lendo mesmo para ver o que há com ele.

    Beijos
    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hum....amei! Nunca imaginaria que esse livro fosse tão bom, sinceramente! Fiquei curiosa e inquieta com sua resenha. Agora a vontade de ler só aumenta...acho muito bom quando uma obra mexe assim com o leitor.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  6. Ah estou lendo esse livro no momento e estou adorando *--*

    Beijos!
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. HAHAHAH, concordamos sobre o livro. *-*
    Amei a narrativa e também pensei se a autora não era maluca. HAHAHA
    Mas ótimo mesmo o livro.
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Lú essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro e as duas foram positivas.
    Confesso que fiquei curiosa e se tiver oportunidade vou ler sim.
    Abração e continue assim lendo e resenhando coisas legais para nós!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro e para ser sincera a capa não chamou tanto a minha atenção, mas o enredo parece ser muito bom e fiquei interessado em lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Você viu que tô com ele aqui pra ler, né?! Adorei sua resenha! Pra mim, livro bom é exatamente assim: mexe com a gente.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  11. Nossa totalmente diferente do que já havia lido, gosto do surreal.

    Bjus

    José Agenor

    Fan page:https://www.facebook.com/BlogdoJoseAgenor?ref=ts&fref=ts

    Blog: http://www.blogdojoseagenor.com.br/

    ResponderExcluir
  12. uau da para ver que adorou o livro!
    gostei pois olhando para capa não da para perceber que é um livro tão cheio de mistérios assim!
    Gostei! :D

    Beijos.
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Tô tão ansiosa pra ler esse livro. SÉRIO. Muito mesmo. Espero conseguir lê-lo em breve porque ler resenhas como a sua e saber que eu não tenho esse livro me dá agonia, HAHA
    Beijos!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que capa linda <3 Só a sinopse me chamou bastante a atenção e a sua resenha (como sempre) me deixou morrendo de vontade de conhecer a estória. Adoro livros que são divididos assim, em cada capitulo/parte narrado por um personagem. Espero ter a oportunidade de ler um dia o livro dela.

    Beijos, Thy.
    comoumrefugio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi flor!
    Adorei a sua resenha o livro me transmitiu esses sentimentos também, faz a gente parar para pensar, realmente atinge a nossa mente.
    Eu também quero ler muito mais da autora! E a capa que coisa mais linda!

    beijos

    Livro Rosa Shock

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Eu tenho muita curiosidade para ler o livro. Gostei dessa mistura de real e surreal. Gosto de diários também. A capa é a coisa mais fofa, ameiiiiii!
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu sei que a leitura foi antes de você ler Entre o agora e o nunca, mas me diz ai qual você achou melhor e mais surpreendente? Depois de ler a resenha da Cá, da Sah e agora a sua eu quero ele pra mim! >_<' O nome Coral me lembra da personagem Coraline e a torre que só ela e a velha beata veem também me lembra do filme da Coraline. HSUAHSAUHS
    Sei lá, você deu pra tirar a essência do meu comentário? Eu estou morrendo de vontade de ler e por isso vou ter que esperar muito tempo pra lê-lo, afinal de contas eu posso criar muita expectativa e me f**** .___.
    Beijos pra ti, Pacotinho.

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu, tudo bem?

    Vejo a galera falando muito bem desse livro. Mas não sei se ele faz o meu estilo de leitura. Não sei exatamente explicar o porque, acho que o fato de misturar o real com o ficcional...

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Luuu..
    Eu já tinha lido uma opinião a respeito deste livro, mas a sua resenha deixou-me bastante curiosa em ler!
    Gosto da ideia de diário, de lidar com o psicológico. Show!

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Já conheço esse livro pelas divulgações e resenhas que alguns sites estão fazendo, mas ainda não tinha parado para ler sobre ele com mais detalhes. Adorei sua resenha, bem emotiva e desenvolvida. Fiquei com muita vontade de ler só pra saber se vou gostar também. kkkk

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir