Resenha: A Casa das Orquídeas

segunda-feira, 15 de julho de 2013
Livro: A Casa das Orquídeas
Autora: Lucinda Riley
Editora: Novo Conceito
Páginas: 560
Sinopse: Quando criança, a pianista Júlia Forrester passava seu tempo na estufa da propriedade de Wharton Park, onde flores exóticas cultivadas pelo seu avô nasciam e morriam com as estações. Agora, recuperando-se de uma tragédia na família, ela busca mais uma vez o conforto de Wharton Park, recém-herdada por Kit Crawford, um homem carismático que também tem uma história triste. No entanto, quando um antigo diário é encontrado durante uma reforma, os dois procuram a avó de Júlia para descobrirem a verdade sobre o romance que destruiu o futuro de Wharton Park... E, assim, Júlia é levada de volta no tempo, para o mundo de Olívia e Harry Crawford, um jovem casal separado cruelmente pela Segunda Guerra Mundial, cujo frágil casamento estava destinado a afetar a felicidade de muitas gerações, inclusive da de Júlia.


Júlia Forrester tem uma plena admiração, paixão e aceitação com o piano, tanto é sua afinidade que ela se tornou pianista, e uma das melhores e mais famosas, sendo requisitada em eventos muitos importantes, mas é no dia de um dos eventos mais importantes de sua vida que ela sofre uma terrível perda, aliás, duas perdas. Sua vida desmorona, trazendo-a de volta a cidade onde nasceu. Ela fica meses em seu chalé, trancafiada e vivendo para o nada, onde sua irmã e seu pai a ajudam de alguma forma, mesmo que seu pai viaje bastante pesquisando orquídeas. A história gira em torno de Júlia e Kit Crawford, no presente e um jovem casal que viveu (aliás, se juntou e separou) durante a Segunda Guerra Mundial. 

Wharton Park é uma grande propriedade, onde três séculos de história são estampados na casa, vários (centenas) de funcionários viveram e trabalharam por lá. Mas isso até a Segunda Guerra Mundial, atualmente há poucos funcionários e o herdeiro, Kit, quer vender a propriedade. Os avós de Júlia viveram e eram jovens nessa época, sua mãe era filha deles. Eles eram empregados dessa grande família que passava para a futura geração seu grande sobrenome. Sua vó era dama de companhia de Sophia, uma bela moça que se apaixonou e casou-se com o filho dos donos da propriedade.

Bill, o avô de Júlia, era amigo de convivência e guerra de Harry, herdeiro de Wharton Park. Eles foram para a guerra juntos, voltaram e começaram a compartilhar segredos. Há um grande hiato no fim da guerra e a volta de Harry para junto de sua família e sua esposa, ele protela a volta, assim, dando espaço para outro acontecimento, o mesmo que mudará a história da propriedade e da família de Júlia, inclusive, sua própria história. É confuso, eu sei, mas é a história, não há uma maneira de expor tudo o que tenho vontade, o livro é magnífico, logo, as lembranças vem como um bombardeio na minha pequena mente.

É comum essa relação da Lucinda Riley com o passado e presente, a analogia que ela faz, um ponto de ligamento que começa lá atrás, tem resposta apenas no futuro ou presente. Magnífico, é, essa é a palavra que irei usar para descrever esse livro. Sem mais. A autora nos mostra como começou algumas características de Júlia, onde ela herdou algum dom, mania, paixão, há resposta! E o que há melhor do que encontrarmos respostas para todas as dúvidas e pontas de um uma história linda?

Por fim, não menos importante, o livro é cheio de detalhes lindos, por exemplo, a descrição das orquídeas, alguns detalhes físicos da casa, roupas, cabelos, gestos, tudo. Perfeito. Eu adorei o livro, chamaria até de meu preferido. Mas quero chamar atenção pra uma coisa, esse livro foi lançado primeiro que A Luz Através da Janela (que por sinal eu li primeiro que A Casa das Orquídeas, e talvez por isso eu goste mais ainda), e é bem notório a similaridade entre os livros, e um dos pontos que ligam e nos mostra a semelhança gigantesca é a Segunda Guerra Mundial. Isso me incomodou, mudam os personagens e o lugar, mas segue um roteiro muito parecido. Mas, depois de uma leitura atenta eu até esqueci disso.

Tenho que falar da diagramação do livro, o trabalho foi impecável, me deixando com água na boa, a capa é linda e de um material bom, assim como as folhas tem uma ótima resistência e a fonte é de tamanho bem legível.

35 comentários:

  1. Oi Lù, encontrei seu blog num blog amigo e já sou sua seguidora.
    Parabéns pelo blog e pelas lindas publicações. Tudo um encanto.

    Boa semana. Bjos.
    http://arianaviajante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu
    Deve ser um livro lindo, fiquei curioso para ler! *--*

    Abraços^^

    ResponderExcluir
  3. Não dava nada por esse livro e quando eu li eu amei ^^
    Linda resenha :)
    Um Beijo, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  4. Nunca me interessei pelo livro, mas fiquei com vontade de ler ele. Acho que nunca fui com a cara dele por causa do nome, sei lá, não me chamou a atenção. Mas se eu puder ler eu vou ler, até que parece legal ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi Lú!
    Já li A Casa das Orquídeas e foi o livro que me fez ficar apaixonada pela narrativa da Lucinda Riley, eu adoro a forma como ela interliga passado e presente, é muito legal e os personagens são incríveis! :)
    O livro é mesmo magnífico e deixa o leitor muito envolvido com a história, mal posso esperar para ler o próximo lançamento dela.
    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  6. Ai, gente, preciso de mais tempo pra ler! Adorei sua resenha, o livro parece ser lindo, quero leeer!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  7. Oi Lú, tudo bem?
    Sou apaixonada pela escrita da Lucinda, e o que achei mais legal fui justamente isso, a ligação entre as estórias, e até alguns personagens semelhantes (como a Venétia), mas acredito que nesse período alguns dramas e problemas foram muito semelhantes, mesmo que, em minha opinião, A Luz Através da Janela foi bem mais emocionante.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu :)

    Nossa vou ler e presentear minha avó com esse livro, depois que você disse que o livro tem detalhes das orquídeas ela vai amar, estou pronto para ler esse livro e tenho certeza de que vou encontrar coisa boa pela frente, beijos como sempre bela resenha !!!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii!!
    A narrativa da autora me deixou curiosa! Isso de mostrar o presente e o passado, e as ligações com o futuro, e demais!
    Tenho ele aqui em casa, vou querer ler ainda esse ano!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  10. E já quase comprei este livro várias vezes e não sei porque eu nunca consigo! rs
    Não acho que a sinopse dele me chame a tenção ou vá me prender tanto!

    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Lú!
    Se tem uma coisa que eu gosto muito em leitura é a parte das descrições. Gosto dos detalhes dos personagens. Gosto de tentar imaginar justamente como o autor imaginou, e vejo que este livro este quesito foi bom!
    Não conhecia o livro, mas com certeza seria um livro que chamaria a minha atenção :)

    Adorei conhecê-lo!

    Beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Lú fico mega feliz em conhecer sua opinião sobre esse livro. Estou com ele na minha estante mas ainda nao tive como encaixar ele na lista de leitura mas espeto conseguir ainda ess ano!!! Parabéns pela resenha e continue assim com ótimas leituras. Bjos e obrigada pela atenção ao meu blog!!!!

    ResponderExcluir
  13. Que lindo Lu, adorei ter sido seu favorito
    sabe que eu acho a historia desse livro muito linda?
    quem sabe não compro ele.

    ResponderExcluir
  14. adorei a dica, e saber que o livro é magnífico e ainda não deixa pontas soltas é tudo de bom. Minha mãe comprou os dois, A casas das orquídeas e a Luz através da janela, e ta no segundo agora. Ela ainda não mencionou essa semelhança entre eles, mas é bom saber, porque aí pego o A Luz primeiro, e depois vejo se leio o outro ,rs

    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amoooooooooooooooo esse livro!A escrita de Lucinda é maravilhosa e me apaixonei perdidamente pelas personagens. Não sabia da semelhança entre os dois livros, mas quero ler logo o outro para ver.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li nada da autora e quase li esse livro, mas o troquei por outro. Eu não curto muito o estilo, mas leria esse e daria uma chance para ele tranquilamente. Sua resenha foi muito boa ^^

    Beijão, Lari.♥
    Vitamina de Pimenta
    @laricrazy_

    ResponderExcluir
  17. Eu estou com esse livro aqui em casa há um tempinho e depois dessa resenha tenho que pegar pra ler rs. Como sempre Lu me deixando curiosa com os livros, ainda bem que esse eu já tenho n.n

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Esse foi um dos melhores livros que li! Amei a escrita da Lucinda, tão rica em detalhes, profunda, amei mesmo, estou louca para ler outros livros dele *O*. Beijos.

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  19. Estou querendo muito ler esse livro
    mas infelizmente esse é um daqueles que não vou poder ler tão cedo...
    Amei sua resenha e fico feliz que tenha gostado do livro

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Opaaa! Lú, que bom porque também estava com saudades!^^ Não consigo mais viver sem o mundo dos blogs literários. Passando para desejar um ótimo dia.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  21. Amei a resenha! Tenho o livro mas ainda não comecei a ler. Estou lendo A Luz Através da Janela e pelo que vi são bem parecidos mesmo. Ainda assim gosto muito da Lucinda.
    Beijos
    http://literaturaeeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Ai Lu! Eu nunca li nada da autora, mas fiquei encantada pela trama ao ler sua resenha, acho que é uma história que vai me emocionar. Eu tenho todos os livros dela, mas cadê tempo?

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  23. Nossa amei a resenha. Super querendo o ler agora. Haja dinheiro pra comprar os livros que vocês me indicam! Hahahahaha

    Beijos,
    @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. comprei esse livro, nessas minha idas frenéticas as livrarias, e depois fiquei com preguiça de ler por ser um pouco grandinho kk mas a cada resenha que eu leio dele (como a sua) me deixam mais curiosa para ler esse livro *--*

    Beijos!
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ainda quero ler esse livro .
    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
  26. Oi Lu!

    Tenho esse livro mas ainda não comecei a ler, nunca li nada da autora e por serem livros grandes, estou enrolando bastante para ler, mas depois da sua resenha fiquei mais ansiosa para começar...
    Ai como é dura essa vida de leitora, a lista de livros para ler não acaba nunca!

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
  27. Oi Lu, tudo bem, flor?

    Já ouvi falar MUITO bem desse livro e ele está na minha lista para ser comprado =D Eu adoro livro com riqueza de detalhes, acho que isso só me ajuda a visualizar melhor cada coisinha que eu leio. Quando eu conseguir um espacinho pra ler esse livro, eu te conto. Espero que a minha experiência com ele seja tão boa quanto a sua =D

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Ainda não li nada da autora... :/
    Mas já está na lista de desejados, rs. *-*
    A capa é linda <3
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi, Lu. Livros que falam, citam, ou só pincelam sobre a Segunda Guerra Mundial chamam muito a minha atenção. Não sei se eu entendi direito, mas essa "caça ás Orquídeas" do pai de Júlia aguçou a minha curiosidade. Orquídeas são flores lindas... E histórias com casarões geralmente são muito empolgantes.

    Um beijo,
    www.respiramoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Sua resenha é excelente Lú.
    Eu sou apaixonada pela narrativa da queridíssimo Lucinda Riley e estou bem ansiosa para o seu novo lançamento, A Garota do Penhasco. Como você, eu adoro o fato dela trabalhar as histórias do passado, que são solucionadas apenas no presente. São livros extremamente tocantes e que nos fazem pensar. Eu gostei muito da Casa das Orquídeas, mas confesso que não foi o meu favorito da autora. Teve algumas coisas que me deixaram chateadas no decorrer da história, mas isso não tira o mérito da Lucinda.
    Beijos
    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir
  31. Eu adoro os livros dela... comprei esse em uma promoção mas ainda não tive o prazer de ler!

    Adorei sua resenha

    Beijokas

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi Lú! Eu também achei o livro super detalhado, adorei o detalhe da diagramação e principalmente a relação passado e futuro, mas eu gostei muito mais do segundo livro da autora A Luz Através das Janelas.

    beijos flor

    http://livrorosashock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Nossa fiquei curiosa, mas não sei se estou no clima. acho que prefiro um romance simples e meloso agora rsrsrs

    Beijos!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  34. Um livro muito bem escrito! Estou apaixonada pela história e pelos personagens, com certeza um dos melhores livros que eu já li!!!!

    ResponderExcluir