Resenha: Sem Clima para o Amor

domingo, 6 de abril de 2014
Livro: Sem Clima para o Amor
Autora: Rachel Gibson
Editora: Jardim dos Livros
Sinopse: Sem Clima para o Amor é um livro divertido, daqueles que te faz suspirar. A principal personagem, Clare Wingate é assim, uma hora sofre porque o vestido rosa-choque não será mais usado, num outro momento pega o namorado em posição constrangedora com outro homem e depois, quando decide dar uma trégua e se dedicar apenas ao trabalho, encontra o amigo de infância, Sebastian Vaughan. Os beijos são inesquecíveis e ela não tem vontade de ir embora.







 A personagem principal é uma moça que cresceu sendo paparicada e regrada pela mãe, e por coincidência, Clare baseia sua vida pensando nas atitudes que a mãe tomaria, se reclamaria, se iria julgá-la, etc.. Clare Wingate estava "apaixonada" por um cara que era o sonho de qualquer mulher, discutia assuntos femininos e era o melhor amigo, qual seu problema no relacionamento entre os dois? Clare pegou-o com outro homem, fazendo coisas que ela não sabia que ele fazia. Enfim, Clare vê seu mundo virar de cabeça para baixo e tudo desanda em sua vida, decide não procurar mais homens e muito menos logo após esse trauma. 

Toda a sua vida está direcionada para o trabalho, até que encontra o irresistível Sebastian Vaughan, daí sua vida dá mais uma reviravolta sem ela perceber de fato. As amigas de Clare tentam ajudá-la a superar a dor de um quase casamento, afinal eles já eram noivos quando descobriu que ele era gay. Mas quando Sebastian entra aos poucos (mais uma vez depois de quase uns 20 anos) em sua vida, ela percebe que pode ficar com ele sem se apaixonar, aí que ela se engana, os dois já estão apaixonados um pelo outro. A partir desse ponto da história, há conflitos, indecisões, superações e principalmente amor, muito amor! 

O livro em si me chamou a atenção por dois motivos: o nome da autora, ela já é bem famosa e o outro foi a sinopse; Sabia que teria um drama causado por uma decepção, sabia que iria ter uma história de amor em que ambos não iriam se entender no começo, algo bem clichê. No entanto, quando comecei a ler me deparei com uma situação triste, porém contada de forma extremamente singular e às vezes bem engraçada. Assim, todo o peso da tristeza saía e dava espaço para o entendimento e o sentimento de superação, fazendo com que eu acompanhasse e sentisse toda a luta da Clare e suas frustrações também.

O desenvolvimento do livro foi bem construído e articulado, deixando margem para pequenos problemas (ao meu ver): alguns comentários são meio preconceituosos quando mencionam o flagra de Clare no ex-noivo com outro homem, outros personagens da história fazem piadinhas e gracinhas que deixam espaço para o preconceito, e isso não é legal, nem um pouco! Mas... Enfim, tirando esse problema, o resto faz o leitor prender a atenção mesmo.

A narração foi mostrada de modo que você perceba que o livro não é atual, vou explicar, eu não pesquisei, mas "acho" que esse livro foi escrito deve ter pelo menos uns 7 anos. Algumas características me fizeram pensar isso, assim como o fato de alguns objetos citados que já não são mais utilizados hoje em dia, mas mesmo assim é uma boa escrita. Lembrando que posso estar errada, mas essa foi a impressão que a autora passou pra mim!

Os personagens tem total ligação um com o outro, claro que na medida do possível. Mas cada um tem peculiaridade que não é aprofundada pela autora, mas ainda assim consegui fazer uma distinção de característica entre cada um. Isso é muito legal porque dá a impressão que esses personagens existem de fato, tornando-os quase transcendentes. Livro recomendado, apesar das ressalvas. Você vai se divertir!



3 comentários:

  1. Lú!! Quanto tempo que não passo por aqui né?! Vergonha hahahahaha
    Cheguei quase a solicitar esse livro pra ler, somente por causa da autora, mais no fim não solicitei, sei lá pensei melhor e agora lendo sua sinopse acho que não iria gostar. Apesar de parecer um livro leve e ser uma ótima leitura de descanso.
    Beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. cara essa autora me deixou meio que broxada. eu li loucamente sua, mas tipo não curti sabe.
    achei que os personagens são bem chatinhos e tudo a mesma coisa que eu costumo ler por ae.
    então não curti muito não.

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Estou louca para ler o livro, adoro a capa e o título me atrai muuuuuuuuito hahaha.
    Ótima resenha viu?
    Adorei,

    Beijos
    Comenta lá ;) please
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/04/resenha-o-verdadeiro-poder-claudia.html

    ResponderExcluir