Resenha: O Segredo de Ella e Micha

domingo, 16 de fevereiro de 2014
Livro: O Segredo de Ella e Micha
Autora: Jessica Sorensen
Editora: Geração Editorial













O Segredo de Ella e Micha conta a história de dois jovens, um romance que aos poucos é acrescentado um pouco de incerteza, insegurança, medo, problemas e amizade na vida dos protagonistas. Ella ainda é muito jovem, assim como Micha, mas ela teve que conviver a vida inteira com um pai que sempre foi chegado em bebidas, uma mãe bipolar e um irmão egoísta. Micha, aos seis anos de idade, teve que aceitar a partida de seu pai, desde então vive apenas com sua mãe, mas que por sorte é a melhor mãe do mundo. Ella e Micha são vizinhos e por esse motivo melhores amigos desde a infância, mas o que antes era apenas amizade se transformou em amor... De ambas as partes.

Ella decidiu partir para a Universidade após um evento quase destrutivo em sua vida, o qual Micha teve tamanha interferência. Micha não sabe por onde Ella anda há oito meses, sim, ela fugiu e apenas quem sabe onde ela está é seu pai, não que faça diferença para ele. Essa nova fase de sua vida fez sua aparência mudar, agora ela tem "q" de patricinha, usa cor de rosa, saltos, brilho labial; antes ela andava de preto no estilo gótico. Micha tem sua vida virada de ponta cabeça após a inesperada partida de Ella, mas ele não desiste e continua procurando ela por todos os meses. Ele é fofo, simples e bonito. Perfeito. Ama Ella, mas Ella não consegue se entregar.

Os personagens foram construídos de modo que um completa o outro, fazendo com que seja importante ficar atento para a intercalação de capítulos, ora de Micha, ora de Ella. Mas foi uma combinação boa, nos faz entender os dois lados. Todos os conflitos familiares que envolvem o resto dos personagens também ficou bem explicado, assim como suas possíveis futuras resoluções. Até mesmo aqueles que ficaram apenas como pano de fundo foi delineado uma personalidade, nem que seja apenas em uma descrição da autora. Mas claro, quem mais conseguimos conhecer são os protagonistas. Óbvio que teve outro casal que também foi importante na história, mas estou tão focada nos protagonistas que não consigo gostar de verdade deles.

O ponto alto do livro são esses conflitos internos dos personagens, uma vez que estes conflitos são familiares, eles não conseguem "ir em frente" devido a esses obstáculos. No entanto, a perspectiva de problemas familiares sempre faz um livro ser mais emocionante e dramático, e o que eu senti nesse foi exatamente isso, porém, não foi só isso. Além do conhecido drama, tristeza, pude ver como o amor, mesmo que ele esteja escondido por mágoas, consegue salvar uma pessoa da escuridão. E claro, o amor de família é forte e consegue quando quer. 

O desenvolvimento foi ótimo! Tudo bem construído, tudo se encaixava, e apesar de ser um livro relativamente curto, a história deixa apenas uma ponta solta que é principal. Ótimo mesmo! A leitura é agradável e a construção da trama fez com que os leitores entendam sem ficar com aquela dúvida que às vezes eu fico e tenho que voltar na leitura para entender outro acontecimento futuro. 

Narração, ao menos para mim, foi o ponto principal da autora. Já li vários livros bons, ótimos, maravilhosos, mas quando a narração é boa (boa até demais) e você fica se perguntando como uma pessoa consegue escrever tão bem, a leitura é mais que prazerosa, é esplêndida. A autora está de parabéns, a fluidez me deixou fascinada! Eu li o livro em um dia, e comecei com aquela intenção de ler apenas um capítulo e ler outro livro na frente, mas quando comecei não deu mais para parar. E sem falar na capa e diagramação do livro, uma das mais bonitas da minha estante. Portanto, leitura e autora mais que recomendada!

10 comentários:

  1. cara eu não leria o livro. a capa em si é muitoooo linda, mas a história em si não me chamou nenhuma atenção ;;

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu.
    Eu adorei esse livro, e acho que a forma que ele foi estruturado ajudou bastante na compreensão e entrosamento com os personagens.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Também concordo com você em relação a narração. Às vezes a história nem é uma grande história, mas a narrativa prende.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Quero ler o livro, a capa é linda e várias pessoas falam bem.
    PRECISO ^^
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Lú adorei saber sua opinião sobre esse livro, não estava com vontade de ler mas depois de saber que a narrativa é tão boa quanto vc descreveu fiquei curiosa. Também acredito que uma boa narração capaz de envolver o leitor faz a pessoa ler até temas que não gosta tanto. Obrigada pela dica e ótimas leituras querida.

    Leituras, vida e paixões!!!

    P.s. Te espero lá no blog viu!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi,amiga!
    Quanta saudade! O que houve que tu sumiste?
    Bem, já li várias críticas positivas em relação ao livro e confesso que fiquei bem interessada em conhecê-lo. Espero ter a oportunidade de lê-lo num futuro próximo.
    Te adoro demais!

    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ainda tenho que terminar de ler o livro, mas estou gostando muito da leitura.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei da história, me lembrou vagamente de Belo Desastre, quero ler

    Ta tendo sorteio de um box de livros lá no meu blog
    http://booksandflowers.blogspot.com.br/2014/02/sorteio.html

    ResponderExcluir
  9. Tenho lido muitas resenhas positivas sobre esse livro, estou bastante ansiosa para ler <33
    seguindo beijos
    http://garotaliterary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Lú, acho que você foi a que mais gostou do livro e não conseguiu parar. XD
    Na resenha da Jú(LiteRata), eu jurava que a Ella era patricinha e depois que fugiu tinha se tornado a roqueira da pesada. kkkkkkk que tenso D=
    Espero conseguir o livro em alguma promo ou por algum preço bacana ou então só na Bienal mesmo. ç.ç

    ResponderExcluir