Resenha: Enfeitiçadas - As Crônicas das Irmãs Bruxas - Livro I

domingo, 2 de fevereiro de 2014
Livro: Enfeitiçadas  
Autora: Jessica Spotswood  
Série: As Crônicas das Irmãs Bruxas 
Editora: Arqueiro 
Mais Infomações







Cate, Maura e Tess são três irmãs que perderam a mãe muito cedo, portanto, ficaram vivendo com o pai. Infelizmente, este ainda não conseguiu superar por completo a perda da esposa e acaba por ser distante das garotas. Cate é como se fosse a mãe das outras duas, pois a mãe lhe confiou essa responsabilidade. Tal responsabilidade é de fato uma promessa, já que Cate tem que manter longe da sociedade o segredo de que elas são bruxas, tal como sua mãe. Na sociedade em que elas vivem, isso é impossível. Elas provavelmente serão mandadas pelos irmãos para um hospício ou ficarão nas mãos dos Irmãos. As irmãs não sabem tudo sobre si, as após Cate descobrir que sua mãe deixou um diário e que nele fala sobre uma profecia que pode abalar as três irmãs, ela se sente mais que na obrigação de cuidar das irmãs. E para completar sua situação embaraçada e muito complicada, Cate está chegando aos 17 anos, logo, terá que escolher se vai casar (e se já tem um pretendente) ou se vai virar corpo da Irmandade. 

Confesso que minha expectativa para o livro estava alta demais, entretanto, fiquei um pouco decepcionada. A leitura deixou a desejar. Primeiro, a autora poderia ter elaborado algumas cenas de forma mais direta e outras não precisavam de tantos detalhes; segundo, o tempo cronológico ficou um tanto confuso para mim (isso pode ser problema meu e não da história), pois eu não conseguia imaginar essa história acontecendo em pleno século XX; e terceiro, tinha muita margem para acontecimento mais impactantes. Talvez, o meu problema seja que eu goste mais de livros de fantasia em que acontece algo marcante ou até mesmo uma situação que necessite de um pouco de ação.

Mas a autora não deixou a desejar na narrativa, achei super coerente e direta, de forma que eu não me cansei durante a leitura e nem fiquei com aquela sensação de obrigação. Apesar de eu ter feito algumas críticas acima, creio eu que eu possa tá exigindo demais de um primeiro livro de uma trilogia, já que é de conhecimento dos leitores que normalmente o primeiro livro sempre tem esse caráter introdutório. Portanto, culpo minha alta expectativa por esperar tanto do livro. 

Os personagens foram bem construídos. Cate tem a personalidade mais chamativa, até por ser a protagonista. Ela é mais sensata e se preocupa bastante, mas é explicado os seus motivos. Maura é a explosiva e esse personagem me surpreendeu positivamente por um assunto que ridiculamente até hoje ainda é alvo de críticas e preconceito. Tess é aquela "florzinha" delicada, mas que por baixo da face de sensibilidade existe uma mulher guerreira e muito forte. Assim como a magia acrescenta qualidades e defeitos para elas, é a sociedade que se passa na história. Essa sociedade oprime as mulheres e exalta os homens, é como voltar a antiguidade. 

Com absoluta certeza Enfeitiçadas é um dos livros mais lindos que eu tenho, a diagramação é muito fofo em cada início de capítulo. Estou apaixonada demais!!! Portanto, para quem gosta de livros de fantasia, mas que quer uma leitura diferente e mais leve, esse livro é uma ótima recomendação. 

7 comentários:

  1. Oie :)

    Esse livro tem me chamado muito atenção e creio que irei comprá-lo. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. o livro parece bem legal e aquele chapéu que veio para os parceiros (aquele de bruxinha) foi lindo. agora é uma pena que vc não tenha curtido algumas coisas, sei como é quando a gente vai com muita sede ao pote e meio que de decepciona com o livro.

    ResponderExcluir
  3. Até agora as resenhas que eu li sobre este livro tem me deixado com muita vontade de conhecer essa história. Espero ler logo :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu sou suuuper apaixonada por esse livro!
    Achei o começo bem complicado, mas amei de paixão o desenrolar da trama. Acho que a autora veio com tudo. Levanta questões morais dentro de um contexto histórico.
    Esperando ansiosa o próximo.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Lú que saudade de comentar aqui, voltei viu!!!
    Menina também li esse livro e gostei muito. Respeito sua opinião e os pontos apontados, mas diferente de vc não criei expectativas e por isso me deixei envolver pela história e me colocar no lugar das meninas. Me apaixonei pelo Finn, um querido. Comenta lá na minha resenha. Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Lú, adorei o blog e a resenha.
    Com certeza esse livrou está na minha lista, pois fiquei muito interessada na história.
    Beijos

    http://palacioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ok, suas observações diminuíram a minha expectativa em ler a trilogia, e uma pergunta que fiz pra Jú e ela ainda não respondeu e espero que você possa me dar uma ideia; você acha que em cada livro vai ter o ponto de vista de uma irmã ou é só da Cate tentando proteger as irmãs durante esses 3 livros? :/

    ResponderExcluir