O "(e professora, ora)", é porque defendo o feminismo, e tá na hora de acabar com a predominância textual voltada para o masculino e encobrindo o feminino como se fosse algo de menos importância.
Olá, depois de uns dias sem postar por aqui eu resolvi trazer um post falando sobre os nossos grandes sábios, aqueles que de alguma forma nos incentivaram a nos tornarmos (coisas boas, claro, rs) o que somos hoje. Sim, estou falando deles: o professor ou professora. Não sei se alguém sabe, mas eu estou na metade do curso de Pedagogia na ufpa, a instituição traz um pouco de cada caminho que o curso pode me oferecer, entre elas a mais forte é a docência, mas também privilegia a pesquisa, formação continuada, etc.. Enfim, eu ainda não sei ao certo o que vou seguir, mas já tenho em mente o caminho, vamos torcer para que dê certo. Claro, a docência vai fazer parte do meu histórico profissional porque meu curso é licenciatura, então vou ter que ter essa experiência porque sim, porque eu quero.
E vendo as experiências de outros professores desde o meu ensino fundamental, eu me pego analisando o jeito de cada um, ao menos dos que eu consigo lembrar. Lembro da minha professora da 1° série (agora 2° ano), que sempre foi delicada comigo e me incentivou quando comecei a ler sem estribas. Lembro de uma professora muito má da terceira série (4° ano), eu tinha pavor dela, por isso só tirava nota alta. E claro, lembro da professora da quarta série (5° ano), que me fez ver que eu tinha potencial, e que não era porque eu estudava numa escola pública que eu precisava empurrar carrinho de mão ou puxar carroça (não desprezo quem faz isso, mas essas eram palavras dela).
E lembrando do meu ensino médico, lembro magnificamente de um professor de química que fez eu tentar vestibular para esse curso e como eu não passei, acabei por desistir e buscar algo que tivesse mais haver comigo, algo que me desse possibilidade de constituir uma carreira em linguística, escrita, linguagem oral, enfim... E parei na Pedagogia. Claro, ainda tenho o sonho de cursar Geofísica ou Engenharia de Petróleo, não sei, quem sabe um dia... Haha
Quero deixar claro que, hoje eu entendo a importância de um professor (ou vários deles, quer dizer, o conjunto e união deles) para a minha formação, não apenas intelectual/profissional, mas também de vivência social, eu me sinto muito melhor quando retomo lembranças de anos atrás e paro no momento em que me vem algum professor que me incentivou, que me chamou a atenção por motivo de dispersão de foco, porque eu estava namorando na escola e não estudando. Eu lembro de cada carinho, cada puxão de orelha, cada orientação. Eu lembro de todos que me puxaram para a frente e de todos que me puxaram para trás.
Hoje, apenas digo MEU MUITO OBRIGADA por todo o caminho traçado por guerreiros que constroem o caminho para TODAS as profissões, pois sem professores não haveriam médicos, engenheiros, administradores, pedagogos, redatores, jornalistas, etc.. Vamos valorizar essa profissão, pois ela é a base para o nosso futuro.
Parabéns pelo post Lú.
ResponderExcluirE parabéns também à todos os professores! Vocês formam o futuro de nosso nação!
Meu blog: http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/
meus parabéns beijos
ResponderExcluirja estou seguindo
@livroazuis
livro-azul.blogspot.com.br
Gostei do post, bem legal da sua parte esse reconhecimento (:
ResponderExcluirhttp://devaneiosdeuma-adolescente.blogspot.com.br/
Muito legal o post. É uma profissão linda, que merece muito respeito.
ResponderExcluirTive ótimos professores, que com certeza fizeram toda a diferença também.
beijos
apenas-um-vicio.blogspot.com.br
Então, parabéns para nós!! Já sou licenciada e bacharelada por História ^^
ResponderExcluirE digo que a escolha do meu curso se deveu muito por causa dos bons professores que tive, que me incentivaram. Principalmente os da matéria de História, que viram o meu potencial. Só tenho a agradecer a todos eles. Nossa, são tantas lembranças que me vieram à cabeça agora...
Adorei a sua homenagem, parabéns!
Bjim ;*
Blog Geek & Pop
Ebaaaa! Parabens minha flor, voces merecem mais que um dia, merecem um mês inteiro! Hehe mas aí o que seriam dos alunos, certo?
ResponderExcluirUm beijo
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/
Oie,
ResponderExcluiradorei o post sobre esse data tão importante.
Muito bonito.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
É preciso celebrar essas pessoas que escolhem, por amor, uma profissão exigente e cansativa, mas super necessária na sociedade. Boa sorte na sua carreira, que você possa ser uma ótima profissional.
ResponderExcluirBeijinhos, Mallú Ferreira
Colunista do Livros, leituras e afins
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
ótimo Post!
ResponderExcluirhttp://criticandonamadruga.blogspot.com.br/
Muito legal o post e parabéns desde já mesmo ainda não sendo professora :)
ResponderExcluirAdorei a parte em que os professores chamaram sua atenção para parar de namorar kkkk
Beijos
http://www.livrosechocolatequente.com.br/
Falou bonito Lú, parabéns e sucesso nessa profissão desafiadora. Concordo com vc e até digo mais, quando converso com algumas pessoas próximas falo que existem profissões que são essenciais na sociedade e essas deveriam ser mais valorizada com certeza. Mas como não existe perfeição precisamos lutar pelas coisas que acreditamos né!!??? Tenho fé que aos poucos as pessoas aprenderão a ser mais críticas e conscientes. Vamos aos poucos construindo um mundo melhor.
ResponderExcluirBjos querida e parabéns pelo lindo texto!!!!
Leituras, vida e paixões!!!
Tenho duas professoras que falo até hoje uma de matematica e a outra geografia e história muito amigas que sempre me dão a maior força com o blog!!!
ResponderExcluirCom certeza os maiores motivadores!!!
Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação
Vamos deixar de reclamar no facebook e planejar um futuro melhor a partir de Outubro!
ResponderExcluirSempre tive professoras maravilhosas e até as bruxas que faziam eu matar aula e me ferrar mais ainda. :X