Pequenos Leitores - A Importância da Leitura na Infância

sexta-feira, 4 de outubro de 2013
Não sou nenhuma especialista no assunto, mas estudo pedagogia - e não sei se realmente vou lhe dá com os pequenos ou vou me especializar em linguística - e sempre faço uma analogia com a matriz do meu curso (que é o foco na educação infantil, apesar de ser um leque de opções de áreas) com o que eu amo fazer: ler. Em casa, eu tenho um primo de 6 anos, mais conhecido como Joca. Um menino muito danadinho e que não para sentado, sempre tem que tá brincando, riscando ou lendo. O orgulho da prima quando lê, quando acerta as palavras que mais tem dificuldade para ler e entende o que leu. E é nele que vou me basear.

Muitas crianças sabem ler, digo no sentido de traduzir o que tá escrito, mas o problema é quando essa criança não consegue decifrar o que leu, não consegue interpretar. E muitas vezes são frases simples, que apesar da pouca idade - 6, 7, 8 anos - já deveriam entender. Mas é importante ressaltar que cada criança tem seu tempo de aprender a falar corretamente, andar, entender a fala de outras pessoas e também de compreender o que está lendo. Em um breve momento de nostalgia, eu lembro que quando tinha por volta de 10 anos eu queria porque queria ler a Bíblia, mas quem disse que eu conseguia entender um versículo?!

Eu amo crianças, e quando o assunto é leitura + criança = amor à primeira vista. Eu acho muito lindinho criança lendo, mesmo aquelas que a palavra que contém "l" sai com som de "r", "o" com som de "a". Não importa! É importante deixá-las buscar no seu íntimo o gosto pela leitura, mas claro, incentivar também faz parte. Voltando ao meu primo, ele tem alguns livrinhos de histórias dos três porquinhos, a branca de neve, seu leitão, lobisomem, entre outros. E toda vez que ele pedia pra eu ler, já que na época ele ainda não sabia, às vezes eu ficava com preguiça de parar de fazer o que eu estava fazendo para ler para ele. Depois de um tempo, na faculdade, eu estudei psicologia da educação e educação infantil, as duas disciplinas que me despertaram para a importância de ler para uma criança.

Hoje ele sai lendo tudo o que tem de letra na frente dele, anúncios em paredes, nomes de jornalistas no jornal, títulos dos meus livros, nome em documentos; é sério, tudo o que vocês possam imaginar que forme palavra. Aí ele diz assim: Tati (sim, ele me chama da Tati), eu vou ler uma história pra ti, mas se eu falar uma palavra errada, me diz tá? O problema é que, nós não devemos corrigir enfaticamente quando a criança fala errado. Por exemplo: se ela falou a palavra trabalho errada, você não vai dizer que tá errado, você deve apenas repetir a palavra na frase seguinte a conversa, de modo que ela possa visualizar o erro dela sem ser repreendida.

Eu não sei exatamente porque vim escrever esse post, acho que estou no caminho certo, e esse me interessa muito. Sempre fico buscando coisas que eu possa associar a leitura, aos livros, ao mundo fantasioso. E nessa mesma engrenada, eu fiquei conhecendo um projeto chamado ESPAÇO CULTURA NOSSA BIBLIOTECA. Ele acontece aqui em Belém, no bairro do Guamá, um local que tem um certo índice de assaltos e violências em geral. E ambuiguamente ao lado ruim do bairro, há esse projeto que foi aprovado esse ano pelo Criança Esperança. O objetivo deles é levar a leitura e os livros para as crianças das camadas populares. E claro, eu fiquei louca quando soube disso, já que eu morro de vontade de fazer parte - ou até mesmo de montar - um projeto desses. No próximo post sobre A Importância da leitura para crianças, eu irei falar só deles, apresentar para os nossos leitores e quem sabe alguém possa fazer doações de livro usados.

Link do projeto: http://ecnb.blogspot.com.br/

11 comentários:

  1. Com toda a certeza o incentivo da leitura na infância é fundamental!
    Acredito que todos os pais devem incentivar!
    Adorei o texto Lú!
    Beijos
    utopiaincessante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Então, esse post tem tudo a ver com a sutuação atual. quer dizer, acho que nem se trata de ser lindo ver uma criança lendo e tudo mais. mas, sinceramente, essa mania das ewscolas estaduais e municipais usarem aquele método maldito de passar a criança mesmo ela não lendo e não sabendo nada. n
    ao é falta de oportunidades pra testar e ver como a criança está no caminho das letras porque, convenhamos, a internet mesmo taí pra ensinar brincando. o problema é que o governo não está interessado em esperar o tempo da criança porque não quer cair - ainda mais - no rancking.
    e mais, o exemplo do hábito precisa partir de casa. se a mãe ou qualquer outra pessoa tem esse hábito, com certeza a criança vai imitar e gostar. mas aí, pega aquela familia que os membros nem, ler direito sabem, que exemplo vai dar? e, atualmente, professor tem sido ainda mais desvalorizado, menos escutado em sala de aula e, pode ter certeza, essa lição será ainda mais difícil.

    ResponderExcluir
  3. Oi,amiga!
    Achei muito legal você expor suas ideias a respeito de um tema tão importante. Faz um tempo também escrevi a respeito e nossa visão é muito parecida. A questão da interpretação e da assimilação do leitor iniciante é muitas vezes ignorada. O pior que isso vai sendo postergado e somente quando se chega na adolescência é que a maioria dá conta de quanto esse processo foi negligenciado. Esse assunto dá pano pra manga e vale muito a pena ser debatido.
    Bjs,linda! Bom fim de semana!

    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu.
    É importantíssimo incentivar a leitura nos pequenos, desde cedo as crianças já tem fascínios pelos livros, e é a hora certa de aproveitar isso.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Hoje é mais do que importante ensinar a uma criança o hábito de ler. E quem sabe conseguir despertar nela o amor pela leitura. Já trabalhei em escola e vi de tudo. É triste ver quando uma criança não é incentivada ou quando tem dificuldade para aprender a ler. É uma pena.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ai sou que nem você! Crianças + leitura = amor eterno. Não estudo pedagogia hehe nem nada do tipo, mas a leitura é hábito de família e meus pais me incentivaram a ler desde pequena, assim como estou fazendo agora com meus novos irmãozinhos e com minha afilhada. Faz toda a diferença!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu

    Realmente ler para crianças é ótimo ou dar livros né , minha mãe sempre leu e quando eu era pequena queria ler também porque achava bonito rsrs ela sempre me incentivou a ler antes eram livros chatos que eu não gostava mas depois ela me levou em um biblioteca e me fez ler as sinopses para ver qual eu me interessava e isso me ajudou muito, hoje em dia creio que ela deva sentir orgulho de mim :) a loca ... kkk mas é verdade temos que ler sempre para os mais jovens eu sempre dou um livro para minha prima adolescente ler, como não tenho mais criança na familia não tenho muito como incentivar mas a idéia é ótima e se você gosta alinhando com sua profissão a tendência é só se dar bem sempre !

    Beijos

    http://www.livrosechocolatequente.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Lu amei o poste.Eu tenho três crianças,mas uma não precisa mais de minhas leituras(é uma pena pois adorava ler para ela.Hahahahahaha),mas ainda tenho dois aqui que sempre estão pedindo para que eu leia uma historia para eles.É claro que na hora eu deixo tudo que estou fazendo e vou lá correndo ler ou inventar alguma historias para eles.Mas como você disse é uma gratificação quando vemos uma criança lendo,e o meu menino de 8 anos já esta nessa fase de tudo que esta escrito,ele esta lendo.E isso para mim,nossa,é a maior alegria.
    Você teve que me ver quando esse meu menino me pediu para leva-lo a livraria,e ao chegar lá ele me perguntar se poderia levar um livro para ler.É claro que eu deixei ele levar quantos ele queria,tanto que ele trouxe para casa o livro O Diário de um banana e mais alguns gibis da turma da mônica. Hoje eu o vejo sempre ali no cantinho do seu quarto lendo.E isso para mim,como uma leitora assídua e mãe,muito maravilhoso.
    Nossa crianças tem sim que ser incentivadas a ler.E sobre a doação,é uma ótima forma de ajudar.É uma pena eu ter poucos livros aqui,mas se tivesse mais estaria fazendo minha doação.
    Amei sua iniciativa sobre abordar este assunto!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  9. Não seria eu se não zoasse e perguntasse "e quando lê o título de um livro pra maiores de 18 que a Tati( por que Tati?o.o) está lendo? ele pergunta sobre o que é?" :p
    Achei muito legal e eu confesso que as crianças deviam sim começar a ler quando pequenas, acho que se eu tivesse lido desde pequena e não obrigada depois da 1~2ª série, teria um vocabulário melhor e interpretação + criatividade melhores pra fazer os trabalhos da escola e faculdade.
    Caramba! Um projeto acolhido pelo criança esperança? eles realmente ajudam? :o
    Nunca conheci ninguém ajudado pelos projetos do programa. ;D
    Espero a próxima postagem e se eu não achar um projeto mais perto de casa, vou ver os livros aqui pra doar. :)
    bjs pacotinho <3

    ResponderExcluir
  10. Eu não tive esse incentivo em casa e, hoje, sinto falta de ter lido mais cedo. Talvez eu tivesse me desenvolvido melhor na escola, não sei, pode ser. Acho imprescindível que as crianças comecem a ser incentivadas o quanto antes para a leitura. Na escola, em casa... qualquer lugar é lugar de ler. Muito legal da sua parte ajudar seu primo, você tá sim no caminho certo. ;D

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  11. oi Lu, adorei a postagem, e acho que sempre vale a pena falar de incentivo a leitura. Também acho lindo crianças lendo, e sei que quando tiver um filho, vou sempre dar livros de presente e incentiva-lo a ler, pois isso não pode ser imposto. Vou aguardar a próxima postagem sobre o tema, adorei
    bjus
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir