Resenha: Acanãs - aequilibrium

sexta-feira, 28 de junho de 2013
Livro: Acanãs - aequilibrium
Autor: Julio Rocha
Sinopse: A cidade corre o risco de ser devastada e o destino de milhões de pessoas estão nas mãos de seis jovens que descobrem possuir poderes especiais. Luana é uma estudante de Arquitetura e descendente de uma tribo cuja história é recheada de lendas sobre uma lança mágica e jovens com poderes sobrenaturais. Pedro estuda Direito e seus ancestrais eram guerreiros fortes e velozes. Luana é uma Acanã e Pedro um Aioa: dois clãs inimigos, desde que foram criados no século XIV. O destino os coloca lado a lado em uma guerra adormecida havia mais de cem anos.



Um livro que eu tenho vergonha de dizer que não conhecia, ou até mesmo que nunca tinha lido. Julio Rocha é um escritor nacional de mão cheia, sabe nos levar para dentro de uma viajem literária inacreditável, é muito intensa a sua escrita e nos faz querer ler mais e mais. Óbvio que depois dessa leitura eu irei procurar por mais obras do autor.

Acanãs - aequilibrium é o primeiro livro de uma saga, onde nós vamos conviver com alguns personagens intrigantes, entre eles: Luana, Pedro, Eduardo, Ricardo, Leonardo, Felipe e Cláudia. A história começa quando Luana e Eduardo - que são namorados - estão passeando e Eduardo é sequestrado, deixando Luana com medo e frustrada, mas no momento da fuga ela consegue pegar (melhor, arrancar) um brinco de um dos sequestradores de Eduardo. Esse brinco é a chave para ela, Ricardo e Léo acreditarem que realmente eles tem alguma ligação com o passado das duas tribos rivais, as mesmas que são "donas", de certa forma, daquela terra do Estado onde se passa a história. 

Eduardo foi sequestrado porque é o único que pode encontrar o objeto sagrado que tem o poder de manter ou não manter o equilíbrio da natureza,  onde pode fazer e criar tempestades, tsunamis, terremotos, qualquer desequilíbrio de ordem natural, mas de forma intencional. Ele, Luana, Ricardo, Léo, Bruno e Cláudia são da tribo que querem a paz; Pedro é da tribo rival, mas está lutando contra os poucos dessa tribo que querem se beneficiar com o objeto sagrado.

Entre alguns capítulos que são intercalados, podemos visualizar e entender melhor a história, do motivo de ter essa disputa entre as tribos por conta do objeto, de alguns fragmentos de disputas passadas entre as tribos. É inteligente a história, é fácil saber disso porque não é um assunto clichê, é diferente, é intrigante, é sensacional! Há outros personagens, o pai de Pedro que é o chefe da tribo rival, há o chefe da tribo de Luana, há os maléficos que querem roubar o objeto, não vou citar todos para não confundi a cabeça de ninguém.

É uma história onde podemos opinar, eu consegui até conversar com os personagens, dava instruções, avisos, ficava com raiva de alguns deles. Me levou a pensar na pessoa errada no quesito traição. Não podemos perder nenhum detalhe se não é complicado entender algum acontecimento, mas não deixa de ser leve. Os acontecimentos, a ação, é muito legal, eu gosto de livros que não me deixe parada, que faça meu coração acelerar, meus pés ficarem balançando de ansiedade, e eu consegui isso com esta belezinha aqui. 

Claro, o livro é o primeiro da saga, e veio com aquele ar de introdutório, mas não foi por esse motivo que eu tirei um coração, pois achei bem construído e admirável a personalidade do autor implícita no rol da história, e sim por algumas ações da Luana, ela me pareceu uma moça indecisa, algumas vezes ela me irritou bastante, logo ela não se tornou minha personagem preferida. Mas devo salientar, ela "levou" a história muito bem, já que a maioria das ações eram por decisão dela, e que fique claro, fiquei chateada com ela em relação ao coração estúpido que batia por três garotos. 

Além do livro ser incrível, uma narrativa muito lisa, simples e fluida, ainda nos deparamos com ZERO ERROS de ortografia. Inacreditável. Melhor que livros estrangeiros, ou até mesmo alguns nacionais que vemos repletos de erros ortográficos. Parabéns, Julio! Deu pra notar que o livro é mais que recomendado, não é? 


18 comentários:

  1. Que incrível! Adoro livros assim, e fiquei super interessado pela sinopse e sua resenha, além de ser nacional. Já está na minha listinha... xD
    Como sempre sua resenha está ótima! *---*

    Abraços! ^^

    http://www.compulsivoporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Deve ser uma história bem interessante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu! Não conhecia o livro e apesar da sua excelente resenha não me senti atraída pelo mesmo. Até achei a premissa do autor legal, mas realmente não me senti atraída para lê-lo. Mais que bom que você gostou e que foi uma boa leitura.

    Beijos, Leitura da Vez!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lú! Conheci o trabalho do Julio há alguns anos atrás, na época que eu comecei a escrever fanfics e contos, com a ajuda das dicas dele, comecei a saber como escrever e ter coragem de levar meus contos para os leitores (claro que apenas histórias de animes/mangás, rsrs). Bem, o que dizer? O livro tem tudo para me agradar, na verdade, estou louca para comprar os três livros deles, tanto esse, como um com técnicas para escrever ficção e um romance policial que ele escreveu (se não me engano o nome é Teia de Aranha). Enfim, ótima resenha!

    Beijos

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  5. Nossa, fiquei super interessada também! Posso compartilhar a sua vergonha e dizer que não conhecia? :/

    Adorei!
    Um beijo
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu.
    Sabe que eu também não conhecia esse livro, e gostei bastante dessa premissa e da proposta da narrativa, vou anotar essa dica, nunca li um nacional em série.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Parece ser legal, mas me lembrou xman IDHASOIDHOSHSIODOA
    de qualquer forma, parece envolver quem está lendo, vai.

    ResponderExcluir
  8. oi, eu também não conhecia o livro, conheci agora, rs, mas parece ser bem legal. E poxa, um livro sem erros ortográficos é algo raro, parabéns mesmo!
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Fico tão feliz em conhecer autores Brasileiros com tanto talento! Eu não conhecia este livro nem o autor amore, mas sua resenha me deixou bem curiosa e cheia de vontade de conhece-los.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Lú!
    Ainda não conhecia o livro, mas já adorei a sinopse. rs
    E depois de ler a sua resenha, fiquei muito curiosa com a estória. Vou procurar saber mais dele.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi,amiga!
    Eu NUNCA ouvi falar desse livro e..poxa vida..ele parece incrível mesmo! E ainda por cima impecável? Sem nenhum erro? Coisa difícil de se ver hein..
    Gostei muito da premissa. Não sou fã de series você sabe, mas essa aí eu até arriscaria. Confio nas suas indicações.
    Bom domingo!! Te doro!
    Zilda
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  12. O livro realmente parece ser muito bom,
    comecei lendo a sinopse e confesso que não me interessei muito,
    mas quando cheguei ao final da resenha já havia mudado completamente minha visão do livro.
    Parabéns pela resenha, que bom que gostou do livro e ainda por cima conseguiu me contagiar com esse sentimento.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie amiga, tudo bem com vc ?
    Espero que sim, pois eu sei que ando sumidinha de seu blog, mas me desculpe viu ?! Mas estou aqui para te parabenizar, porque eu AMEI sua resenha e acabei me interessando muito pelo livro. Sinceramente vou colocar ele na minha lista de desejos para que eu possa ler ele mais pra frente. Nossa, muito bacana mesmo a história.
    Espero poder ter a oportunidade de resenhar também

    Depois passa no meu blog que também tem resenha do livro DESTINO OU ILUSÃO.
    Beijinhos e se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu achei a capa desse livro muito sinistra, serio. kkkkkkkkkk Não me chamou muito a atenção, a sua resenha ficou muito boa apontando as ideias principais e tal, mas não fiquei com vontade de ler o livro. Também não curti o titulo. :/

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  15. Oie Lú =)

    Não se sinta com vergonha, por que eu tb não conhecia esse livro, e possivelmente passaria direito por ele, pois tanto o titulo como a capa não me chamaram muito a atenção.

    A história em si parece ser bem interessante, mas não fiquei com muita vontade de ler o livro não =/ Acho que ando meio cansada de séries mesmo rs...

    Beijos e um ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  16. Oiee tudo bem Lu ?

    Eita já fiquei com vergonha começando a ler sua resenha pois não conheço o autor também gosto de livros que me deixam envolvidas e são imprevisível.

    Parabéns pela resenha !!

    Beijos

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Miga parabéns pela resenha. Nao conhecia esse livro, achei o enredo bem diferente. Valeu pela dica!!!!
    Achei interessante essa questão da ótima revisão, muito importante para uma boa leitura.
    Sempre é bom conhecer novos autores e suas obras!!!!

    ResponderExcluir
  18. Eu não conhecia esse livro, agora eu que fiquei com aquela pontada de vergonha hahah. História super interessante, nossos autores brasileiros nos orgulhando cada vez mais :D
    Adorei sua resenha!

    Beijos! ♥
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir