Resenha: O Beijo das Sombras - Série Academia de Vampiros - Livro 1

domingo, 12 de maio de 2013
Livro: O Beijos das Sombras
Editora: Nova Fronteira
Autora: Richelle Mead
Sinopse: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?
Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.


     Rose e Lissa são duas amigas inseparáveis, tão inseparáveis que nem mesmo as duas tem noção do motivo exato até quase o fim do livro. As duas estão fugindo por algum tempo já, e estão instaladas num campus universitário, tentado viver "normalmente".    Lissa é uma Moroi, vampiros da realeza. Rose é uma guardiã, os que são treinados para proteger os vampiros Moroi. 
     Elas estão camufladas no campus, até o dia em que Dimitri encontra as duas, ele também é um guardião. Ele as leva forçadas de volta para a Escola São Vladimir, onde elas tem que viver, e foi de lá que elas fugiram. Lissa me pareceu uma mimadinha, até pelo fato de ser Princesa, futura rainha dos Moroi.
     Rose é uma dampira, guardiã, ela sabe que sua vida está sendo construída e treinada para proteger e ser fiel a um moroi, nesse caso é Lissa. As duas possuem um laço muito forte, onde Rose pode sentir as emoções de Lissa, e assim pode salvá-la de vários acontecimentos e contratempos.
     A história, de fato, ganha vida quando elas chegam de volta a escola, onde Lissa está depressiva e Rose está treinando para recuperar o tempo que perdeu de educação (treinamento) para guardiões. Seu treinador nas horas vagas é Dimitri (♥), lindo, sedutor e sério. Os dois se dão bem, apesar de ele ter levado elas de volta para a escola. Ele tenta ajudar Rose e Lissa, já que ele também é guardião de Lissa.
     Lissa me deixou de cabelo em pé, mas não foi de medo, e sim de raiva. Ela é muito chata, mimada, chorona e louca. Entendo que é um estado depressivo, até porque ela perdeu a família em um acidente, mas ela se joga num estado alarmante, e ainda tenta fingir interação com a realeza, o que a torna ainda mais falsa.
     Rose, a história é contada a partir de sua visão, me pareceu um tanto mais forte, determinada e sabe o que quer. E gostei também do fato dela não se importar do que falam sobre ela sair com vários garotos. Para a escola, ela é um estereótipo de mulher fácil, prostituta, etc.. Mas a verdade é bem outra, adorei o detalhe.
    Não posso deixar de citar outros personagens do livro, como Jesse, a prima de Lissa, o tio de Lissa, a diretora da escola, a professora Karp, e claro, o garoto estranho que Lissa se apaixona.
     A narrativa deixou um pouco a desejar, em certos momentos eu simplesmente ficava perdida, pois eu sentia algo travado na história. Poderia ter dado mais corações para o livro, mas tirei uma estrela pela narrativa, outra estrela pela história ser previsível e outra estrela por Lissa ser chata. Ademais, o livro é bom, não me lembro se encontrei algum erro ortográfico. Ah, a autora construiu algumas cenas mal feitas, parecendo um tanto forçadas. 
    Mas, para quem gosta de vampiros, tenho certeza de que irão gostar, eu sei que tem gente que ama a série. Eu, sinceramente, espero amar o segundo volume, para tirar essa mal impressão. 
     
     

30 comentários:

  1. Oii Luciana, não conhecia esse livro, e gostei da história, apesar de bem irreal(vampiros) :)

    ResponderExcluir
  2. Caramba!!! Eu sempre ouvi maravilhas sobre essa série. A Giu Fernandes ama esse livro e imaginei que fosse excelente mas, pelo visto, é uma droga. E mais, pra você dar 2 corações é porque o enredo é fraco demais.

    ResponderExcluir
  3. Lu confesso que essa série ainda nao me convenceu, ela divide opiniões. Mas foi bom saber sua opinião!!! Sorte na próxima leitura!!!! Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Lú! Pra quem gosta do estilo parece ser um bom livro, mas eu prefiro os romances reais.
    Beijos
    http://literaturaeeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Não tenho curiosidade por essa série, confesso, Lu, mas poxa, só dois coraçõeszinhos? huahuahuahua Acho que essas histórias de vampiro estão ficando tão cliché. Sempre o vampiro é o cara bonitão que vai arrancar o coração das mulheres e tal... sei lá, to esperando alguma dessas histórias me surpreender com algo diferente =P

    beijos. Feliz dia das Mães pra sua mãe.

    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi,Lú!
    Não sou lá muito fã de vampiros e livros desse tipo me cansam um pouquinho. O máximo que curti sobre eles foi assistir todos os filmes da saga Crepúsculo(não li os livros).E na verdade nem gosto do sem graça do Edward e da Bella, então..eca!!Sou #teamJacobforever. Bem, desculpe-me a viagem!!kkkk
    Voltando a falar dessa série não sei bem explicar o pq ela não me interessa. Sei lá! Acho que o fato de Lissa ser um saco em forma de gente já é um bom começo..rsrs
    Talvez leria os livros se, não houvesse mais livros a serem lidos, ou seja, acho difícil isso acontecer...hahaha!!
    Vou ficando por aqui!
    Boa semana linda!

    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie minha querida amiga, tudo bem com você ?
    Estava lendo aqui sua resenha e sinceramente a historia não me convenceu muito não viu !
    Mas eu acho que vai pelo gosto de cada um, porque tem gente que pode achar o livro uma beleza tambem.
    Só que o máx que li sobre vampiros foi CREPUSCULO...Acho que foi o unico para te falar a verdade.
    E tenho agora de uma autora parceira que é o IMMORTALES que estou doida para ler, mas ele é gigante e estou começando a ler os livros mais finos para poder resenhar mais depressa hahahaha...Enfim...

    Mais gostei da sua resenha minha querida.
    Como sempre caprichando =]

    Se cuida e depois passa no meu blog que
    irei postar coisa nova....

    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não gosto de vampiros. Eu sou meio cética, pra história me convencer ela tem que ser beeeeeeeeem construida, então se tem cenas que são "forçadas", foi mal, eu não vou gostar kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Ah, todo mundo já leu esse livro menos eu. :P
    Preciso tomar vergonha na cara >_<
    Dizem que é bom, mas pelo jeito não vou ter paciência pra personagem chatinha também. rsrs
    beijos
    www.apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Acho que o grande problema de temas que fazem muito sucesso, é que todo mundo copia a fórmula, mas nem sempre com qualidade. Fica tudo muito repetitivo, parece ser o caso desse livro.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  11. Estou com tanto receio pra ler livro de vampiros. hahah A sinopse até que me atraiu, mas com sua resenha eu vi que não ia curtir tanto o livro assim.

    Beijos, linda!
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!, belo blog amei sucesso, Deus seja contigo, já estou te seguindo
    OBRIGADO PELA VISITA.
    Curta e participe do meu blog e fan page.
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Lú!!
    Te confesso que estou um pouco enjoada do tema vampiros...
    Quem sabe eu dê uma chance para esse livro? Embora você tenha dito que a narrativa deixa a desejar, talvez eu pegue pra ler mais por curiosidade mesmo.
    Ótima resenha, você escreve muito bem =)
    Beijoo
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Hum...que coisa! Nunca li essa série e não me interesso muito, mas acabei de ver uma resenha falando super bem da série. È engraçado com o mesmo livro pode gerar diversas opiniões, né?
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  15. Querida Lu,

    tudo demais enjoa, tô enjoada de vampiros, só aceito Damon Salvatore na minha vida agora, os outros podem ir embora hehehe

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  16. Primeira resenha não positiva desse livros...É amei lógico, por vampiros já enjoou e sua resenha venho mostrar que sim na blogosfera não modinha \o/
    Tenho e não tenho vontade de ler essa série, mais sie lá. Adorei sua resenha e quando eu não gosto do primeiro livro da série eu não leio o resto.
    beijoos
    Brubs

    ResponderExcluir
  17. Eu sempre digo que o terceiro é o que vale. Se não amar no segundo, não desista, o melhor está guardado mais para a frente :D
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O terceiro é mesmo o melhor, já começa empolgante!

      Excluir
  18. Oi Lú,

    Desculpe a demora em aparecer,tive uma semana e tanto.Agora fiquei triste em ver que deu apenas 2 corações para O Beijo das Sombras, estou louca para ler a série,mas segundo a Júlia G "não desista, o terceiro é que vale".

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  19. Hey Hey Lú! *-*

    Morto! Não li os livros mas as críticas assimiladas a esse livro - saga, são tão positivas. Acho que é a primeira crítica não tão favorável que leio.
    Mas até que entendi os pontos que você citou para não ter gostado tanto do livro, narrativa e personagens cativantes realmente fazem o livro!

    Adorei sua resenha boneca! Soube realmente demonstrar sua opinião, e não se basear! ''AraZou''! hahaha

    Bjo Bjo >>> http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nunca li livros que tenham vampiros, mas sempre tive vontade. Gostei da dica..

    Passei também para dizer que tem selinho de campanha para voce em meu blog, da uma conferida e se gostar aceita, ta bom?

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Que pena Lu que não foi uma boa leitura, eu gosto de vampiros, mas esta série não li ainda, tomara que na sequencia você fique mais animada.Bjos!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Lú. Quando comecei a ler a resenha pensei: Estranho... parece que conheço a história rsrsrs eu já li esse livro um tempinho atrás. E conforme fui lendo, fui lembrando da história e você traduziu muito bem a impressão que tive. Acho que por isso tinha me esquecido. Não me marcou. Adoro histórias de vampiros, mas essa deixou um pouco a desejar. Ótima resenha.

    Bjsss!!!!
    Ana
    www.sonhandoporescrito.blogspot.com

    Ah, seu livro havia ficado na mochila da minha filha a semana toda. Ela não colocou no correio, acredita! Mas ontem eu saí e postei. Então está a caminho.

    ResponderExcluir
  23. Uma pena você não ter gostado tanto da estória, e tenho que concordar, o começo é bem chatinho, as melhores cenas são de Rose e Dimitri, para mim, o ponto alto foi esses dois personagens, que me encantaram muito. Li apenas os dois primeiros da série, qualquer dia tenho que terminar os demais, rsrs.

    Beijos

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  24. Ganhei esse livro de aniversario ano passado,
    estou louca pra lê-lo, mas não tive coragem ainda porque não consegui comprar os outros e tenho medo de gostar muito e não poder ler a continuação tão cedo.

    Pena que não gostou muito, eu tenho grande expectativas quanto a essa série.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ahhh, eu estou com um serio problema com está serie. Desde que anunciaram que o Barnes não será o Dimitri na adaptação dele, eu perdi completamente a vontade de lê-lo, e olha que tenho até o quarto livro. Novamente você não gostando de um livro que a maioria ama, seus argumentos são bons. Quando eu ler ele, um dia espero, vou me atentar para isso.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  26. Oii.. ;D

    Bom, já vi o livro várias vezes pra vender e ficava super curiosa pra comprar.. Mas depois dessas duas estrelinhas, digamos que eles ficaram bem pro final da lista!! Rs'


    Beijãoo'
    meumundo-aqui.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. oiiiii, eu já ouvi maravilhas dessa série, mas ainda não deu para ler, sniff
    eu completamente viciada em vampiros, rs. Leio livros, vejo filmes e séries, tudo que passa na reta, rs
    ótima dica,
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá. Parabéns pela postagem. Estou seguindo seu blog, e gostei muito dele. Siga o meu gauchaopina.blogspot.com, se puder. Curta a minha página no Facebook também: http://www.facebook.com/BlogPlanetaCurioso?ref=hl Até mais e obrigado. Um abraço. Blog bem legal !

    ResponderExcluir
  29. Você é a primeira pessoa que eu vi que não gostou do livro. Respeito a sua opinião, esse pode não ter sido o seu "tipo de livro". Mas para quem ainda não leu eu super indico! Fiz TODOS os meus amigos lerem, e mais algumas pessoas, e todos gostaram do livro. Eu normalmente não gosto de história de vampiros, odeio Crepúsculo e TVD (nada contra quem gosta -q), mas esse livro tem 2 principais diferenciais:
    1. A protagonista não é santa, bobinha, dona da razão e cheia de mimimi. A Rose tem personalidade forte e única, no começo do livro (principalmente nesse primeiro) ela é muito impulsiva, e podemos ver ela amadurecer no decorrer dos livros.
    2. O foco dos livros não são os vampiros. Não temos os vampiros como "uma raça a se conhecer, deuses, misticos e super poderosos", até mesmo porque os morois são mais fracos do que os humanos e não são muitos que usam magia, já que é proibido.

    Mas caso você ainda esteja na dúvida espere pelo filme, eu tenho CERTEZA de que você vai sair de lá querendo ler os livros. 14/02/2014 nos cinemas.

    ResponderExcluir