Resenha: Palavras Envenenadas

sábado, 9 de março de 2013
Livro: Palavras Envenenadas           
Autora: Maite Carranza
Editora: Novo Conceito
Páginas: 251                     
Sinopse: Às vezes, a verdade permanece oculta na escuridão e só aparece ao se abrir uma janela. O que aconteceu com Bárbara Molina? Seu corpo nunca foi encontrado e nunca conseguiram provas para deter nenhum culpado. Uma ligação, para um celular, coloca o destino de muitas pessoas de cabeça para baixo: um policial que está para se aposentar, uma mãe que perdeu a esperança de encontrar sua filha desaparecida, e uma garota que traiu sua melhor amiga. Palavras Envenenadas é a crônica de um dia que passa rapidamente, lutando contra o tempo e protagonizado por três pessoas próximas a Bárbara Molina, que desapareceu misteriosa e violentamente quando tinha 15 anos. Um enigma que, depois de 4 anos, sem ser resolvido, começa a ser desvendado com novas provas. Uma história de suspense e mentiras, segredos, enganos e falsas aparências que aponta alguns mitos inquestionáveis. 




      Palavras envenenadas traz à tona um tema que hoje em dia se tornou corriqueiro, mas ainda assim existe famílias - e vítimas - que escondem o assunto, talvez por medo, ou por vergonha ou por opressão. Exploração sexual de crianças, adolescentes, adultos e idosos é crime! Fazer isso com qualquer ser humano é desumano. Não posso perder o foco do livro. rs
      Bárbara é uma garota de 15 anos quando some, deixando apenas um bilhete pedindo para não procurarem ela. Sua amiga, Eva Carrasco, é a que mais sofre com a situação depois da mãe de Bárbara. Elas brigaram e depois Bárbara sumiu. Bárbara é a garota louca da escola, suas notas são baixas, possui um corpo de causar inveja, seduziu o namorado de Eva, Martíns Borrás, e há suspeitas de que se envolveu com seu professor, Jesus  Lopés.
Ela possui uma amizade enorme com seus tios, Elisabeth e o marido, sua relação com sua mãe é totalmente cheia de angústia e raiva (mas Nuria, sua mãe, não entende o porque de Bárbara tratá-la dessa maneira), seus irmãos gêmeos tomaram seu lugar com Nuria quando nasceram, assim ela ficou mais apegada com o pai. Isso, o pai. Ele é groso, estúpido, humilha a mãe e a filha.
      Na trama há o investigador, que é de suma importância quando Bárbara some, no entanto, há quatro anos que ela está desaparecida e ele não conseguiu concluir a investigação, e o pior, ele já irá se aposentar e surpreendentemente, surgem faíscas na investigação justo no último dia de trabalho da sua vida como investigador.
      A história se desenvolve a partir de capítulos intercalados, ora de Eva, ora de Nuria, ora de Bárbara, ora do investigador.  Dessa maneira, a leitura ficou bem melhor, pois podemos conhecer os personagens e descobri a verdadeira história de Bárbara. Temos um suspense totalmente bem programado, com as medidas certas de emoção, sabemos onde começa o drama e onde termina o amor da família. A autora conseguiu fazer o leitor ficar procurando o culpado de fazer Bárbara sumir - ou o culpado de tê-la sequestrado - até o final do livro e nos últimos capítulos ela solta o culpado, gente, não foi totalmente uma surpresa, mas mesmo assim fiquei me exclamando "Como eu fui burra  de não ter prestado total atenção nisso ou naquilo?!"
      Uma história que deveria ser publicada desde sempre e um tema que nunca deve ser esquecido, pois, quantas jovens como Bárbara passam por essa situação? Seja na escola, em casa, na rua, enfim... Já chega de pessoas que são mentalmente perturbadas e destroem a vida de outra pessoa. Sinceramente!
       Livro mil vezes recomendado, não só pelo tema polêmico, mas a história é muito bem construída.

35 comentários:

  1. Parece ser uma história séria e importante. Acredito que não seja a mesma situação mas, lendo a sinopse e a resenha me lembrou aquele filme ''Confiar'', por ambos terem temas polêmicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mah, você tem blog?
      Sempre vejo seus comentários por aqui e gostaria de retribuir.

      Excluir
    2. AAAHHHH que legal!!
      Poxa, não tenho nada! HAHAHAHA
      Aproveitar e dar parabéns pelo blog! Adoro! Não vou sair daqui tão cedo!
      Tenha uma ótima semana!

      Excluir
  2. Ficou ótima a resenha, há apenas um ponto do livro que não me agradou tanto, que é essa divisão de narração, concordo que dá maior entendimento dos personagens, mas não me atrai tanto, mas posso ver que o livro vale muito muito a pena ;)

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  3. Oi lindona! Venho te convidar a vir conferir o sorteio no meu blog ! Sei que é chato pedir, mais quem sabe você não ganhe né? u.u hihi < 3

    Clique aqui e vá até o sorteio ! | Review novo perfume da beyonce ! | Fã page!

    aaah e segui seu blog ! fabuloso seu cantinho ♥

    ResponderExcluir
  4. Adoreeeeeeeeei sua resenha! Ficou ótima, sabia? Quero escrever resenhas assim. ): Mas adorei a história do livro, e o fato de ter narrativas diferentes me fez querer ler mais ainda.
    Beijos!

    http://livrinhoseeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela sua resenha está muito bem escrita. Eu li esse livro e gostei muito dele. A gente não vê muita divulgação em cima desse livro, mas ele é ótimo.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mais já me ganhou amo esse tema :DDD
    Parabéns pela ótima resenha, quero ler esse livro agora já foi para lista de desejados.
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não tinha ouvido falar desse livro ainda! Pela capa, imaginei logod e cara que fosse auto-ajuda. Sério, engano grande hahaha Parece legal. Esse é um tema que, se tratado com sensibilidade, pode gerar uma trama forte e até mesmo conforto para aqueles que sofrem ou sofreram com esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    O Livro parece ser bem interessante, faz muito tempo que vejo resenhas dele e ainda não tive a oportunidade :/
    Parabéns pela resenha.

    Marinah | www.marinahgattuso.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua resenha e fiquei muito curiosa para saber o que aconteceu com a Bárbara. Gosto muito de livros de suspense ;)
    Esse já vai para minha listinha de desejados ;)
    Beijinhos
    Renata
    http://www.escutaessa.blogspot.com.br/
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  10. Parece bom!

    Suspense e investigação com pitadas de drama.
    Fiquei pensando no tema que vc falou, se seria o abuso.
    Gostei muito da resenha, gosto do jeito que vc escreve Lu,
    consegue ser bem objetiva.

    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  11. Esse livro deve ser muito bom!!! Adoro enredos de mistérios envolvendo assassinatos!!! E a narrativa deve ser muito gostosa de acompanhar, mostrando diferentes observações tanto da menina que sumiu quanto dos envolvidos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu! Este livro está aqui na estante faz tempo, mas confesso que não acreditava que fosse tão bom assim. Quanto a narração alternada eu acho ótimo, eu prefiro em terceira pessoa, para ter uma visão melhor, mas quando é em primeira e alterna o narrador, eu acho que nos dá uma boa visão também.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Parece muito bom e intrigante. Fiquei muito curiosa não só pelo tema como pelos diferentes pontos de vista da narração.
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  14. Faz tempo que não leio um bom suspense...O tema é polêmico e sempre atual!

    Beijão, Blog Entre Aspas

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lú! Não conhecia o livro mais fiquei bem interessada nele depois da sua resenha. Acho que temas assim presentes na sociedade sempre geram bons livros. Quando tiver uma oportunidade quero lê-lo, parece ser muito bom.

    Beijos, Leitura da Vez.

    ResponderExcluir
  16. Não tenho muito interesse neste livro... ainda bem pq a fila está grande...rs

    Beijos
    Ida
    http://livrosumvicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Lú, desculpa o sumiço mas tá dificil conseguir conciliar td, viu? hehehe tempinho só no fds e olhe lá, mas vamos que vamos!!!

    Fiqwuei mto curiosa pra ler esse livro, naso sabia que o tema era poelmico assim.. achei que era uma coisa mais litgh.

    Beeeijao

    ResponderExcluir
  18. Muito bom!
    É ótimo quando além de entreter o livro toca em assuntos importantes e as vezes ignorados como tu disse.
    E adoro livros que variam os narradores e apresentam assim várias visões da história.
    ;*

    www.moniitorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Puxa, fiquei com vontade de ler! Lembra um pouquinho, o tema em geral, The Lovely Bones!
    Love, Nina.
    http://omundocoloridodanina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Fiquei a fim de ler esse livro agora. Nunca nem tinha ouvido falar. Gosto de temas polêmicos e esse parece ser muito bacana. Só não curti a capa :p

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Oie Lú!

    Todo munda fala muito bem desse livro mesmo, mas não sei acho ele meio "pesado" demais para o meu gosto. Eu até gosto como o autor acrescenta alguns temas polemicos na história, mas quando a história toda é praticamente baseada nisso não curto muito não rs...

    Parabéns pela resenha!

    Beijos e um ótimo domingo para você!
    ;****


    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  23. Ah.. Simplesmente incrível!
    Adorei o enredo da história, e vou ter que adicionar o livro no Skoob para que eu não me esqueça dele.
    Eu simplesmente adoro suspense, no sentido que alguém some e tal! Nossa, me deixou sem fôlego de tão curiosa que estou!

    Beijos
    e uma liiinda semana!
    luizando.blogspot.com.br

    *já estava nos links, mas seguindo agora: claro!

    ResponderExcluir
  24. Se eu fosse ler o livro, seria pelo aspecto polêmico, pois a sinopse ou a capa não me despertaram qualquer tesão pela leitura!
    Ótima resenha.
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  25. Hum...muito legal sua resenha. Adorei a ideia principal do livro e quero muito ler, adoro tramas com assuntos polêmicos. Parabéns pela ótima escrita. E capa é o de menos, o que importa é o conteúdo.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  26. Oi, Lu! Fiquei intrigada com esse livro. Esse assunto mexe um pouco comigo - acho que qualquer pessoa que tenha um coração. Mas eu nunca li nada que tratasse desse tema. Fiquei curiosa. Obrigada por tê-lo apresentado!

    Um beijo,

    http://respiramoslivros.blogspot.com.br/.

    ResponderExcluir
  27. Bem forte e polêmico. É triste pensar que isso ainda acontece, Lú. =/
    Gostei de saber que os capítulos são intercalados, adoro narrativas assim.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. O livro parece ser super interessante, Adoro esses livros com esse tema =)
    A sua resenha está ótima também, curta e direta!

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  31. Adorei a sua resenha, o livro parece ser bem interessante!

    Beijos, Bruna
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Ganhei esse livro num sorteio e como não sabia muito dele troquei no skoob, foi um dos primeiros que troquei. Se soubesse que era tão bom, teria lido antes. ¬¬

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  33. O livro aparenta ter um assunto bonito e um pouco delicado, mas acho que seria uma boa leitura

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir