Resenha: O primeiro dia

quarta-feira, 20 de março de 2013

Livro: O primeiro dia

Autor: Marc Levy
Editora: Suma de Letras
Páginas: 352
Sinopse: Ambiciosa e apaixonada, a arqueóloga Keira comanda uma escavação no Vale de Omo, na Etiópia – e, quando uma tempestade de areia destrói o local, se vê obrigada a retornar à Europa. Mas traz consigo um estranho pingente, que recebeu das mãos de um menino etíope. Em Londres, disputando uma bolsa de pesquisa, seus caminhos se cruzam com o de Adrian, um renomado astrônomo – e seu ex-caso, de muitos anos atrás. Numa visita ao apartamento dele, ela esquece lá o pingente, acendendo em Adrian tanto o interesse científico pela origem do artefato quanto o amoroso por sua dona. Logo se tornará claro para o casal que eles não são os únicos interessados no pingente, e que há gente disposta a tudo para consegui-lo. Keira e Adrian partem numa viagem que os levará a vários continentes, seguindo mapas traçados a partir das estrelas e pistas enterradas no solo. E sua meta é achar a resposta para perguntas que intrigam a todos desde o início dos tempos.








     Nos deparamos aqui com a história de Keira, um jovem arqueóloga, e Adrian, um jovem astrofísico. Confesso que quando comecei a leitura achei que ia ser um romance Nicholas Sparks, mas adivinhem? Vai muito além disso, vai muito além de nosso espaço. Uma completa viajem! Keira e Adrian fizeram eu pensar em como os casais que se amam não precisam (se não quiserem) demonstrar completa paixão um pelo outro, cada um tem seu modo de viver uma aventura, uma paixão, um amor...
      O livro tem como foco a descoberta de um objeto que foi dado a Keira no Omo, Etiópia, por Harry - um garotinho o qual tinha acabado de ficar órfão quando Keira o encontrou. Ele encontrou o tal objeto em meio a um vulcão extinto. Keira estava trabalhando em Omo, escavando um local no qual era seu trabalho - e sua vida, vale ressaltar - e apenas guardou o presente como um presente mesmo. O projeto fracassou e ela voltou a Londres para sua irmã, Jeanne. Lá ela aconhece Ivory, um senhor aparentemente inocente, mas que tem um papel bem importante na história. É a partir dele que o objeto (que virou colar quando Keira o pendurou junto a uma corrente de couro) ganha valor, a ação e as verdades por trás começam aqui. 
    Adrian é um astrofísico que teve que voltar do Chile, onde também era sua vida, após um incidente por conta da altitude. Está tentando a vida e acaba se tornando amigo de Walter. Reencontra Keira, sim, eles se conheciam desde novos... Aí é outra história. 
    Não posso deixar de citar os outros personagens, todos eles são importantes neste livro. Ivory, Amsterdã, Madri, Paris, entre outros países. Legal isso, não é? Achei muito interessante esse modo de tratar as pessoas que sabiam algo sobre o tal objeto dessa maneira. A mãe de Adrian, sua tia, Walter (melhor amigo de Adrian), Jeanne, o piloto, a pilota enfermeira. Gente, só tenho uma coisa a dizer: Quem não conhece a escrita do Marc Levy, deve se aventurar já! Sabe quando começamos a ler um livro e nos deparamos com um rio que queremos chegar ao fim? E o melhor, não percebemos que percorremos tanto em tão pouco tempo? É assim que me sinto em relação a narrativa dele, flui feito um rio limpo e saudável. 
   Depois dessa declaração, não preciso dizer que irei me aventurar no segundo livro, A primeira noite, e saber o que aconteceu com Keira, Walter, Adrian, depois daquele final de tirar o fôlego. 

29 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler esse livro, é uma dupla né? Esse e o 2º e último volume "A primeira Noite". Todo mundo diz que é muito bom!
    Beijocas,
    Cindy, Contos Doces (visite o blog!)

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia a autora, o estilo do livro é diferente do que costumo ler, mas eu me interessei bastante pela leitura. Amei sua resenha.

    Beijos
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amiga queria te agradecer por ter passado em eu blog e dizer que fico feliz de ter uma amiga como você sempre presente nas minhas conquistas, pois eu também sempre estarei aqui te desejando tudo de bom e do melhor, pois vc merece DEMAIS 1!!

    Agora, comentando sobre sua resenha, eu achei a história muito Interessante, pois eu gosto de histórias assim que contém um pouco de mistério sobre alguma coisa e um romance que lógicamente não poderia faltar né ??? hahahaha...Sinceramente adorei o livro.

    Vou dar uma olhada em outras resenhas no Skoob para dar mais algumas olhadinhas hahahahaa...

    Olha, muito legal mesmo sua resenha, gostei !! Parabens viu linda.

    Outra coisa Linda, acho que daqui a pouco eu vou fazer um outro post e espero que vc presencie. beijinhos e se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Lú!
    Este livro parece mesmo ótimo, só vejo comentários positivos a respeito. Também achei legal o modo como são conhecidos os personagens, pelos nomes das cidades! Parece um livro bem envolvente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Tenho tanta vontade de ler esse livro só vejo comentários positivos dele.
    Realmente dever ser um livro ótimo e super envolvente. ^^
    beijos
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Comprei esse livro, mas ainda não peguei para ler. Na verdade comprei pela sinopse que achei muito interessante, mas ainda não sabia o que esperar dele. Que bom que você gostou assim me anima mais a ler.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia, mas a capa é linda e a sinopse parece muito boa também.
    Ótima resenha.
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  8. Genteeeeeeeeeeee!!! Esse livro deve prender a atenção do começo ao fim. Romance e mistério é uma combinação maravilhosa!!! Ai meu Deus!!! Esses livros de continuação matam a gente.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro ainda mas achei muito interessante..
    Bem melhor do que o chororô eterno do Nicholas (perdoem-me quem ama)
    Quando li Harry e órfão na mesma frase já fiz comparações shaushuahs é só minha cabeça de fã gritando né?
    Feliz dia do blogueiro linda!
    Tudo de bom, sempre e muito sucesso com o blog!
    Beijão

    endless-poem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua resenha, sempre tive curiosidade em ler algo desse autor, ele é bem elogiado hihi
    Feliz dia do Blogueiro!
    Conheci seu blog agora e me encantei, adorável, estou seguindo!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu! Tenho vontade de ler este livro faz um bom tempo, desperta comentários diversos que aumentam sempre minha curiosidade.

    Bjos!!
    Cida

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu, eu li dois livros do autor, e gostei bastante dos dois. Tenho mais um aqui em casa, e pretendo ler logo. Acho a narrativa dele tão diferente e implícita, que chega a ser, de uma forma só dele, emocionante.
    Adoro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Antes de decidir por Publicidade, meu sonho era ser arqueólogo! Rs.
    Isso não está mais em mim, mas sem dúvidas poderei me identificar com Keira e a história!
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse livro ainda, pela capa diria que um livro com alguma história dramática. Gostei da resenha, ainda mais por saber que tem uma sequência!

    ResponderExcluir
  15. OIee Flor! acredita que não conheci o livro? Querooo muito ler, parece bom e adoro finais de tirar o fôlego.
    Beijinhos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho esse e o segundo livro s2 Ganhei em evento literário.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Caramba, achei muito interessante. Amo histórias assim e fiquei curiosa para ler o livro. Com certeza vai para a listinha desse ano rs. Ótima resenha Lu.

    Beijos
    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. a historia é bem legalzinha, eu adoro historias que envolvem historiadores kkkkkkk mas não sei, ainda não me chamou muita atenção, tenho muitos livros na frente.

    ResponderExcluir
  19. Oie amiga, tudo bem com você ?
    Espero que sim, pois estou feliz de ter uma amiga como você, até porque fico muito grata pelas suas visitinhas amavéis que você faz em meu blog. Obrigada de Coração por tudo e principalmente pela força que você me dá.
    Outra coisa, queria te perguntar uma coisa, quem fez seu Layout ? Você ? Queria que alguém fizesse um pra mim, porque muita gente julga a capa pelo conteudo sabe ? tenho notado muito isso e gostaria de mudar, mas o problema que queria que alguem fizesse e fizesse tipo uma parceria, porque eu estou sem grana pra bancar alguma coisa. Mas seila...me fala depois.
    E olha, quando puder, passa no meu blog que tem autoras novas com livros maravilhosos em meu blog. Deixa sua opinião, pois pra mim é muito importante sua presença. beijinhos e se cuida Linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li esse livro, mas pelos comentários positivos que já li sobre ele, acredito que o enredo deve ser bem interessante.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Sou louva pra ler algo do Marc Levy, todo mundo sempre elogia e acho as resenhas sempre muito interessantes.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  22. Oi Lu!
    Desculpe o sumiço, mas estava sem internet. Mas finalmente ela voltou. rs

    Adorei a resenha!
    Ainda não li nada do autor, mas confesso que esse livro me deixou com muita vontade de começar... Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ótima resenha, fiquei muito afim de ler este livro!

    Beijos!
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Li há pouco tempo um livro do Marc e gostei bastante! Pela sinopse e sua resenha esse também parece ser bom.


    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  25. Parece ser muito bom!


    Bjs


    PRESENTE PARA VOCÊ: http://duasamigas-variosmundos.blogspot.com.br/2013/03/memes-e-selinhos.html

    ResponderExcluir
  26. Gostei da estória do livro. parabéns pela resenha.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. UAU..
    Tive que voltar na postagem anterior para ler esta resenha.
    E não me arrependi, nem um pouco. Adorei!
    Fiquei super curiosa com esta história!

    Beijos
    Luizando

    ResponderExcluir
  28. Ahh, eu quero ler esse livro desde que ele foi lançado. Gosto dessa temática de buscar um artefato ou algo misterioso que leva a uma grande aventura. Pena que eu ainda não consegui comprar o livro.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  29. Este livro me lembrou a escrita de Dan Brown pela sua resenha.

    Mistérios, suspense e ação. Além de romance!

    Parece ser muito bom! E já que você disse que as pessoas que estiveram envolvidas no livro tiveram seu tempo e que você lembra de todos, só me faz pensar que cada personagem foi construído e teve sua importância!

    Isso é bom em uma leitura.


    Abraços


    Gláucia

    A costureira parece ser uma história muito triste. Eu fico imaginando, se Tess não sobreviver ao naufrágio, já que os da baixa classe foram deixados de lado, todo o sucesso e felicidade dela teria ido literalmente "por água abaixo" rs.

    Não gosto de ler livros assim. Acho que no momento, quero finais felizes e sem drama estilo Nicholas Sparks rs

    Abraços

    Gláucia

    eassimestaescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir