Resenha: Como Viver Eternamente

terça-feira, 3 de junho de 2014
Livro: Como Viver Eternamente
Autora: Sally Nicholls
Editora: Geração Editorial
















Sam tem apenas 11 anos e já enfrenta há algum tempo um câncer, um maldito câncer. Ele quer saber mais sobre a morte, tudo por conta da leucemia, quer saber sobre óvnis, filme de terror, fantasmas, ciências, garotas... E principalmente quer saber as respostas para suas perguntas. São tantas. Tem uma mãe, irmãzinha e um pai que são voltados para seu bem estar. Seu melhor amigo também tem câncer e os dois lutam juntos para aproveitar o máximo possível do que lhes resta de tempo na vida temporal. 

Sam é um personagem que faz o leitor se apaixonar, ele é triste/alegre, chato/legal, sabe, são dualidades conflitantes e existente no ser humano. É identificador. O mais interessante nessa história é a força de vontade que um garoto de 11 anos pode ter, ele é lutador e bate o pé, não gosta quando lhe tratam como se fosse um inválido e gosta menos ainda de seu pai não aceitar que ele tem câncer e que vai morrer num dia não muito distante da realidade em que se passa a história. 

Os personagens são todos bem construídos, como a história é rápida, eles são comentados, digamos assim, mas não deixam de ser apresentadas suas características. A mãe de Sam sempre dedicada à ele e sua família, sua irmã tentando - na medida do possível para uma criança - aproveitar seu irmão na vida terrena, e seu pai, bem, seu pai é um homem racional que não aceita que o filho vá viver com um doença que possa matá-lo a qualquer hora. O melhor amigo de Sam é muito doidinho, mas o ama de verdade. A união deles foi por conta do câncer, mas foi uma união precisa, automática, praticamente.

O desenvolvimento é linear, infelizmente, preferia que fosse retrógrado, pois não quero que chegue nunca o instante em que irei me debulhar em lágrimas. Os acontecimentos são coerentes, coesos e cheio de emoções que nos levam a creditar nossos valores. Os capítulos são direitos e passa a impressão de que não foi escrito, e sim desenhado de tão fofo que é. A autora realmente caprichou, espero que venham mais, pois ela manda bem mesmo.

A narração, o que posso falar? Bem, como os capítulos são "desenhados", o mesmo acontece com a narração propriamente dita, é a mesma impressão que passa. Você começa a ler e quando percebe já acabou. Impressionante! Sabe, dá vontade de ler mais sobre Sam, sobre como sua família era antes de tudo, como ficou depois. É de espantar a curiosidade que surgiu em mim depois da leitura desse livro. 

As lágrimas que eu pensei que fossem me deixar louca, bem, elas não vieram. Mas culpo meu inconsciente, eu estava tão bem preparada para emoções bem fortes, que quando comecei a ler coloquei  uma máscara de indiferença em alguma parte de mim e de algum modo isso funcionou. Mas deixando essa parte de lado, queria deixar bem claro que o livro é bom, tem um teor infantil misturado com atitudes que se esperam de adultos... E creio que muitas crianças que possuam essa doença reajam mesmo desse jeito. Maldita doença, não deveria nem existir!

Leitura mais que recomendada, não deixem de conferir e se emocionar com Sam!

14 comentários:

  1. acredito que seja uma das leituras mais emocionantes que podem ser reservadas, acho que essa história bem construida e principalmente bem desenvolvida tocara o coração de todos os leitores, vou preparar os lencinhos!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não chorei, talvez apenas na parte mais crítica da história que tem a ver com o melhor amigo. Quero dizer, sim o livro é emocionante, mas assim como em A culpa é das estrelas os personagens secundários me cativaram mais do que o personagem principal, achei que faltou profundidade no livro, mas é claro que é bonito e o fato de ser bem rapidinho de ler ajudou bastante :)

    ResponderExcluir
  3. Recebi esse livro mas ainda não li. Não sei se estou preparada psicologicamente nao rs
    Eu sou uma manteiga derretida então por mais que eu já saiba que no final vai haver uma morte (como já é avisado desde o início) eu acabo me emocionando do mesmo jeito.

    Espero ler esse livro em breve já que finalmente estou de férias e posso dedicar um tempinho aos meus preciosos <3

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Já trabalhei com pacientes com câncer, inclusive crianças com leucemia. Algumas tratadas com sucesso, outras infelizmente partiram... Acho que vou gostar muito da leitura!!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  5. Até hj só li comentários positivos sobre esse livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ai eu só li coisa boa sobre ele mesmo que sendo um drama que faz chorar. Mas eu nem tive coragem para ler ou ver A Culpa é das Estrelas. sou chorona!


    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  7. Quando vi esse livro, fiquei super afim de ler, mas saber que tem drama prefiro me "preparar" antes para poder estar forte em determinadas partes haha
    Dá pra perceber pelo seu depoimento o quanto a leitura foi cativante <3
    E a capa é uma gracinha né? Muito fofa!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  8. A história parece ser bastante comovente.
    Acho que é melhor ir preparado mesmo para esse tipo de leitura, temos que nos preservar.
    Se puder dá uma passadinha lá no meu blog, por favor?
    Estou começando agora e adoraria ter sua presença por lá!
    O link é http://entrelinhasdasestrelas.blogspot.com.br/
    Obrigada, beijos! :)

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Essa história parece realmente comovente. Acho que pra mostrar a história de uma criança com câncer da maneira que você descreveu é bem difícil, e parece que a autora acerto em cheio na dose de emoção e sensibilidade.
    Estou doida pra ler esse livro, e á sei que quando ler vou derramar uma boa quantidade de lágrimas rs
    Beijos
    http://addictionforbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ai, parece maravilhoso esse livro e muito emocionante. Com certeza vou procura-lo pra ler.
    Beijos,
    http://orocardovento.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é lindo, maravilhoso. Ele é simples, mas nos emociona fortemente.
    Adorei a sua resenha. Me fez lembrar direitinho as partes do livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  12. Luuu que saudade daqui e de você amiga <333
    Esse livro parece ser lindo, vai pra listinhas dos desejados rs.

    Bjs
    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já li muitas coisas boas sobre esse livro, e sempre que eu vou na livraria eu fico com vontade de levá-lo pra casa. Gosto de personagens assim, que nos envolvem e embora seja um história sobre câncer - o que já é choro garantido pra mim - acho que finalmente vou dar uma chance.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nossa, pelo que li na resenha este livro é perfeito! Preciso lê-lo logo. Pela emoção com que você escreveu a resenha mal posso esperar para poder devorá-lo haha.

    Bjs

    Teens in Wonderland

    ResponderExcluir